Autor: JOSELE TEIXEIRA; LILIANE NUNES
Editora: WAK
Ano: 2008
Nº de págs: 232
Peso: 325 gramas
Categoria Principal: Educação - Demais Categorias
até 2x de R$24,50 sem juros
Compartilhe
SUMÁRIO
Prefácio. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 5
Introdução 19
I. - Ampliando a consciência do que fomos
para transformar o que somos. O que diz
a história da educação? 23
1. 1. - Conhecendo a História da avaliação
por meio das contribuições de Michel Foucault 25
1 .2- Do castigo à premiação: trilhando os
percursos da avaliação no período Imperial 30
II - Atribuindo novos significados para
a questão do erro no processo de aprendizagem . . . . 47
2.1 - O erro como fonte de reflexão.................. 48
2.2 - A personificação do poder: apontamentos
sobre a questão do erro no cotidiano escolar........ 67
2.3 - Mudanças de paradigmas: quando o erro
se coloca a serviço da educação 75
III - Como e para que avaliar? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83
3.1 Avaliação um contexto paradoxal................. 87
3.2 Colocando em pauta a necessidade
de uma avaliação formativa. 94
IV - Da somativa à diagnóstica: os diferentes
tipos de avaliação 99
4.1 - Os diferentes tipos de avaliação.................. 105
4.1.1 - Avaliação diagnóstica 107
4.1.2 - Avaliação formativa 109
4. 1. 3 - Avaliação mediadora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110
4.1.4 - Avaliação somativa 112
V - Da teoria à prática: aspectos essenciais de uma
avaliação formativa 119
5.1 - Professor como agente potencializador
de uma Avaliação Democrática.......................... 123
5.2 - O papel do professor na Avaliação
Formativa 124
VI - Uma perspectiva freiriana da avaliação:
da divisão social à cidadania 139
VII - Avaliação no ciclo de formação: enfoques
e trajetórias 149
7.1 - Ciclo de formação.................................. 150
7.2 - Currículo e avaliação no
ciclo de formação 151
7.3 - Tecendo um olhar sobre a avaliação
no primeiro ciclo de formação 156
7.4 - Promoção automática? 163
VIII - Técnicas de avaliação........................... 165
8. 1 - Educando o olhar da observação:
tecendo comentários sobre a importância
do registro.................................................. 169
8.2 - Oportunizando ao aluno de compartilhar
sua aprendizagem - avaliando por meio
de portfolio . . . . . . . . . .. 172
8.3 - Rubricas: trazendo a objetividade
para a avaliação............................................. 177
8.4 - Aprendendo a sentir para aprender avaliar -
repensando a auto-avaliação 179
8.5 - Alguns equívocos em relação à prova........... 182
IX - Histórias de sucesso: trazendo à tona exemplos
que deram certo. 187
9.1 - Projeto Político Pedagógico e avaliação........ 190
9.2 - Conselho de Classe - um conselho feito
pelos e com os alunos......... 200
Para não concluir............. 203
Anexo I - Modelo de Rubrica........................... 205
Anexo II - Modelo de Registro......................... 207
Anexo III - Modelo de Registro......................... 211
Referências. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 217