CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS

CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS


Autor: Carlos Blinder / Joseph Knobel / María Luisa Siquier
Tradução: José Tolentino Rosa / Lucinéa Scaboro / Sybele de Campos Wassal
Editora: Ideias e Letras
Coleção: Psi-Atualidades
Ano: 2011 (Edição Revista e Ampliada)
Nº páginas: 285
Categoria principal: Clínica da Infância e da Adolescência


item indisponível0 unidades em estoque.
  Avise-me quando disponível

Não disponível

Compre com segurança

Compartilhe

Revelar aspectos da clínica psicanalítica em uma categoria específica: a psicanálise com crianças, é o enfoque deste livro. Os autores demonstram que as expressões infantis são variadas, e que não existe uma maneira exata de interpretá-las, contudo é necessário aprender os elementos que norteiam o vocabulário cotidiano das crianças. Abordam também o trabalho com os pais, a interpretação dos sonhos, as brincadeiras, entre outros aspectos. A obra é indicada para aqueles que desejam se aprofundar no difícil ofício da psicanálise com crianças, com destaque particular para as novas abordagens sobre técnica e teoria psicanalítica do mundo da criança contemporânea.

Prólogo ................................. 9

 

Capítulo 1. Introdução ............................. 13
1.1. As origens ............................ 13
1.2. Os principais expoentes ......................................... 15
1.3. Particularidades ............................................ 28



Capítulo 2. O processo diagnóstico ................................. 35
2.1. Primeiras entrevistas ...................................... 35
2.2. As entrevistas devolutivas ................................... 48
 

 

Capítulo 3. O enquadre ............................................... 55
 

 

Capítulo 4. A transferência em crianças ................................................. 69
 

 

Capítulo 5. A interpretação do brinquedo ......................... 85
5.1. Aproximações teóricas sobre o brincar ........................ 85
5.2. O espaço transicional ............................. 88
5.3. Intervenções do analista sobre o espaço potencial ............................. 93
5.4. As intervenções do analista sobre o brincar ...................................... 120
 

 

Capítulo 6. A Interpretação de desenhos .......................... 133
6.1. O lugar do desenho na psicanálise com crianças ...................... 133
6.2. Um olhar sobre o desenho ................................. 135
6.3. O desenho evolutivo ................................. 138
6.4. O desenho na clínica ............................... 140
6.5. A clínica com o desenho .......................................... 142

Capítulo 7. A interpretação dos sonhos .................................. 167
7.1. Os sonhos na infância .............................. 167
7.2. Os sonhos na clínica ............................... 174
7.3. Sonhos, mitos, contos ....................... 192

Capítulo 8. Quando não se instala a latência: crianças hiperexcitadas sexualmente ............ 213
8.1. A latência ................................. 213
8.2. O que ocorre atualmente? ......................... 214
8.3. Consequências ....................... 218

 

Capítulo 9. O TDAH: transtorno ou sintoma? ...................... 223
9.1. Introdução ................... 223
9.2. Os sintomas .............................. 224
9.3. A medicação ................................. 225
9.4. Conclusões ........................ 227

 

Capítulo 10. O trabalho com os pais em psicanálise de crianças ................... 231
10.1. Introdução histórica ................................ 231
10.2. O trabalho com os pais ................................... 233
10.2.1. Conselhos ou receitas? ........................ 243
10.2.2. Segredos e mentiras ........................... 252
10.2.3. Pais separados .......................... 254

 

Capítulo 11. O final da análise ............................... 259

 

Bibliografia ..............................277



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento