Este livro contribui de forma significativa para que os educadores entendam o que é a discalculia e como ela afeta a vida dos educandos. Faz-nos refletir como é o aprendizado do discalcúlico, suas dificuldades, anseios e frustrações. A obra faz uma análise entre o ensino da Matemática e o papel do professor, trazendo ferramentas para a construção de um aprendizado completo e de qualidade a esses alunos.
Um livro simples e direto que aborda um tema atual, onde ainda existem muitos questionamentos. Ele nos leva a pensar sobre nossas práticas em sala de aula, onde muitas vezes excluímos diversos alunos por apresentarem dificuldades de aprendizagem, sem ao menos entender o que se passa no campo emocional desses alunos. Mostra-nos como precisamos estar atento às nossa prática educativa e como modifica-las.
Sumário:
Prefácio 11
Introdução 15
Para os professores 17
Transtorno 19
O que é Discalculia 21
Tipos de Discalculia 15
Dificuldades 29
Autoestima 33
A memoria 37
O Aprendizado 41
O Professor 47
Como Ajudar 53
Lúdico para intervir 57
Conclusões 63
Referências 65