A ideia de integração do conhecimento tem sido a preocupação de muitos educadores e cientistas desde o século passado. Propostas e experiências têm sido construídas e executadas ao longo da história da educação. Eventos internacionais foram realizados pelos cientistas de renome, muitos deles com apoio da UNESCO, para fundamentar e situar a nova visão da ciência em complementação à Ciência Moderna que predomina e organiza o sistema social e educacional.
No Brasil, ao oficializar o Currículo Integrado no sistema educacional, as reformas curriculares executadas são realizadas com base nos fundamentos da Ciência Moderna. Este livro sintetiza as discussões internacionais sobre a trajetória das modalidades de organização do conhecimento e dos conceitos que as fundamentam, a disciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Também traz discussões sobre as consequências dos conceitos e da lógica utilizados no modo de organizar o currículo, propondo que o Currículo Integrado seja uma complementação da visão disciplinar e transdisciplinar.
Sumário:
Prefácio
Marilza V. R. Suanno (UFG/UEG/CEPED/RIEC) 13
Apresentação
Américo Sommerman e Akiko Santos 17
Alguns eventos e documentos de referência no campo da transdisciplinaridade
Américo Sommerman (CETRANS). 19
Ensino Integrado: Justaposição ou Articulação?
Akiko Santos (UFRRJ/PPGEA)
Sandra Barros Sanchez (UFRRJ/PPGEA/CTUR)
Ana Cristina Souza dos Santos (UFRRJ/IE/DTPE/PPGEA)
Eliane de Souza Silva Bueno
(IFET/Triângulo Mineiro-Campus Uberlândia) 67
ANEXO
Mensagem de Vila Velha/Vitória
2º Congresso Mundial de Transdisciplinaridade
6 a 12 de setembro de 2005 Brasil 127