FAMA: UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE A BUSCA INCESSANTE PELOS HOLOFOTES

FAMA: UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE A BUSCA INCESSANTE PELOS HOLOFOTES

Código: 9788580401752


Autor: ANDREA CRISTIANE VAZ
Editora: CASA DO PSICÓLOGO
Ano: 2013
Número de páginas: 214
Categoria principal: Teoria Psicanalítica

leia mais

R$92,00

até 2x de R$46,00 sem juros

3 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Esta obra aborda o tema fama, realizando um estudo de base psicanalítica e buscando subsídios na sociologia. O livro pretende compreender o que o indivíduo está nos dizendo quando demonstra que necessita de atenção e reconhecimento público extraordinários, ou seja, quando deseja a fama pela fama.
Este livro se dirige a todos os que se interessam por psicanálise e formações culturais contemporâneas e, mais especificamente, pela fama; a psicólogos, psicanalistas, sociólogos ou estudiosos de áreas relacionadas, bem como curiosos do público em geral; e a pessoas que anseiam ou buscam a fama ou que de alguma forma estão envolvidas com ela e desejam uma compreensão um pouco mais aprofundada sobre esse tema atual.
Alguns trechos apresentam maior complexidade e possuem termos e conceitos da psicanálise, o que exige certa familiaridade do leitor com o assunto, porém a obra de modo geral pode ser explorada sem exigência de conhecimento prévio.

Sumário

Introdução; 15

Parte I: Um pouco de fama;
Capítulo 1. A cultura da fama; 25
A fama, 25
A conquista da fama, 37
Formas da fama e realidade espetacularizada, 43
A sociedade de massas e o vazio das individualidades, 60
As imagens, a estetização do eu e o imperativo da felicidade, 70

Capítulo 2. Contribuições da psicanálise à compreensão do desejo de fama; 81
Sentimento de existência e identidade, 81
Narcisismo e formação de ideais, 91
Identificação e idealização, 97
O ser especial e a realidade, 104
O desejo de reconhecimento e a busca pelos ideias, 113
Os deveres e o superego, 124

Parte II. Experienciando o fenômeno fama;
Capítulo 3. Quero ser famoso; 137
Momento I - conhecendo os entrevistados, 138
Momento II - A idealização da fama e o desejo da imagem ideal, 142
O outro, 149
O olhar do outro, 156
Ser tudo X não ser nada, 160
Se fazer por si mesmo, 175
Ambiguidade narcísica, 183

Considerações finais; 193

Referências; 205



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento