JOGO TÚNEL DO TEMPO - UM JOGO LÚDICO PARA O TRABALHO COM ADOLESCENTES  E PRÉ-ADOLESCENTES

JOGO TÚNEL DO TEMPO - UM JOGO LÚDICO PARA O TRABALHO COM ADOLESCENTES E PRÉ-ADOLESCENTES


2 edição com novo desenho na caixa e tabuleiro. O conteúdo interno permanece idêntico.
* Elaborado em contexto clínico e pesquisa de tese de Doutorado/UNESP.

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A proposta do jogo Túnel do tempo é propiciar alternativa para aproveitar a comunicação lúdica ainda muito presente, adequando-a à faixa etária do adolescente e instigar também a comunicação verbal. Assim, recorremos, para a elaboração do jogo, às modalidades expressivas tanto do processo psicoterápico infantil como também à modalidade de expressão utilizada pelos adultos. No entanto, acima de tudo, devemos ter clareza de que a meta é exatamente a comunicação verbal do nosso paciente adolescente.

Faixa Etária: 12 a 19 anos.
Participantes: Profissionais (psicólogos, psicopedagogos, pedagogos e assistentes sociais) e cliente. (pode ser adaptado para uso em grupo desde que o profissional esteja habilitado).
O Túnel do tempo é um jogo simples, lúdico e fácil de ser aplicado. Tem como objetivo principal estimular o adolescente e o pré-adolescente a abordarem assuntos diversos, fundamentais e necessários que podem não ser enfocados espontaneamente nessas faixas etárias, facilitando a interação e possibilitando novas vias de intervenção.
Como jogar:
Ao iniciar o jogo, o cliente escolhe levar o pino à direita do tabuleiro ou à esquerda. O profissional deve apontar que à esquerda existe a probabilidade de cair em desenhos a serem realizados. O cliente lança o dado e avança com o pino o número de casas indicado pelo dado. Juntos, profissional e cliente verificam no tabuleiro o local em que o pino parou e, então, o cliente retira uma carta do estojo, contendo uma questão correspondente ao indicado no tabuleiro. O cliente lê e responde à questão e o profissional tem, nesse momento, a possibilidade de questionar sobre o tema abordado. Novamente, o cliente joga o dado repetindo o mesmo processo. Este jogo não se encerra num único encontro, podendo durar meses, variando de cliente para cliente.
Descrição do tabuleiro:
*Presente; Passado; Casos e acasos; Futuro; Você no futuro:
quando o pino cair nessas casas, o cliente pega uma carta correspondente ao tempo, aborda-se o tema e profissional poderá fazer as questões e intervenções que julgar pertinentes de acordo com sua formação e categoria.
*Falando de...: quando o pino cair nessa casa os clientes do sexo feminino pegarão as cartas do estojo: Só para meninas e os do sexo masculino pegarão as cartas do estojo: só para meninos...
*Escolha um tempo: quando o pino cair nessa casa, o mediador escolhe um tempo para o cliente.
Participantes do jogo:
Profissional: tem o papel de facilitador do jogo. Cliente: cabe a função de ler e responder às perguntas do jogo.
Novas adaptações às regras do jogo podem ser feitas pelos profissionais. O objetivo principal é que as informações sobre a rotina familiar, pessoas significativas, adaptação escolar e social, medos e angústias, projetos para o futuro, sonhos e ideais do nosso cliente, apareçam nos encontros.

Componentes:
01 tabuleiro
01 pino
01 dado
45 cartas do passado
70 cartas do presente
14 cartas do futuro
09 cartas de Você no futuro
17 cartas de casos e acasos
04 cartas de Falando de... Só para meninas
06 cartas de Falando de... Só para meninos¿
01 manual instrutivo
03 Cadernos para anotações



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