COMPRE JUNTO - TÚNEL DO TEMPO E MÁQUINA DO FAZ E REFAZ

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O PRODUTO É A COMPRA DOS DOIS JOGOS JUNTOS: TÚNEL DO TEMPO E MÁQUINA DO FAZ E REFAZ!


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TÚNEL DO TEMPO:

Faixa Etária: 12 a 19 anos.
Participantes: Profissionais (psicólogos, psicopedagogos, pedagogos e assistentes sociais) e cliente. (pode ser adaptado para uso em grupo desde que o profissional esteja habilitado).
O Túnel do tempo é um jogo simples, lúdico e fácil de ser aplicado. Tem como objetivo principal estimular o adolescente e o pré-adolescente a abordarem assuntos diversos, fundamentais e necessários que podem não ser enfocados espontaneamente nessas faixas etárias, facilitando a interação e possibilitando novas vias de intervenção.
Como jogar:
Ao iniciar o jogo, o cliente escolhe levar o pino à direita do tabuleiro ou à esquerda. O profissional deve apontar que à esquerda existe a probabilidade de cair em desenhos a serem realizados. O cliente lança o dado e avança com o pino o número de casas indicado pelo dado. Juntos, profissional e cliente verificam no tabuleiro o local em que o pino parou e, então, o cliente retira uma carta do estojo, contendo uma questão correspondente ao indicado no tabuleiro. O cliente lê e responde à questão e o profissional tem, nesse momento, a possibilidade de questionar sobre o tema abordado. Novamente, o cliente joga o dado repetindo o mesmo processo. Este jogo não se encerra num único encontro, podendo durar meses, variando de cliente para cliente.
Descrição do tabuleiro:
*Presente; Passado; Casos e acasos; Futuro; Você no futuro:
quando o pino cair nessas casas, o cliente pega uma carta correspondente ao tempo, aborda-se o tema e profissional poderá fazer as questões e intervenções que julgar pertinentes de acordo com sua formação e categoria.
*Falando de...: quando o pino cair nessa casa os clientes do sexo feminino pegarão as cartas do estojo: Só para meninas e os do sexo masculino pegarão as cartas do estojo: só para meninos...
*Escolha um tempo: quando o pino cair nessa casa, o mediador escolhe um tempo para o cliente.
Participantes do jogo:
Profissional: tem o papel de facilitador do jogo. Cliente: cabe a função de ler e responder às perguntas do jogo.
Novas adaptações às regras do jogo podem ser feitas pelos profissionais. O objetivo principal é que as informações sobre a rotina familiar, pessoas significativas, adaptação escolar e social, medos e angústias, projetos para o futuro, sonhos e ideais do nosso cliente, apareçam nos encontros.

Componentes:
01 tabuleiro
01 pino
01 dado
45 cartas do passado
70 cartas do presente
14 cartas do futuro
09 cartas de Você no futuro
17 cartas de casos e acasos
04 cartas de Falando de... Só para meninas
06 cartas de Falando de... Só para meninos¿
01 livro "Túnel do Tempo"

MÁQUINA DO FAZ E REFAZ:

Faixa Etária: 09 a 14 anos.
Uso Profissional: Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, professores, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

Orienta o uso de Caixa Lúdica do Pré-Adolescente.

Estimula a expressão dos sentimentos por meio de desenhos, modelagens de figuras, recortes de palavras, escritas, expressões corporais e expressões verbais.

Instruções de uso:
1. O ponto de partida do Kit é a construção da Caixa Lúdica do Pré-adolescente que deverá conter tesoura sem ponta, lápis de cor, massinha, tinta guache etc.
2. Para explicar o significado da proposta do kit existe um livro de história: A máquina do faz e refaz que poderá ser lida em conjunto com o profissional antes ou após a execução da Caixa Lúdica do Pré-adolescente.
3. Roda-se o pino central do tabuleiro e com o intuito de expressar sentimentos e afetos sugerem-se formas diferentes de expressões, como: colagens, desenhos, corporais, entre outras.
4. A cada rodada pega-se uma carta de expressão correspondente à sugerida pelo pino do tabuleiro.

Entendemos que para acessar os conteúdos do mundo interno de alguns pré-adolescentes não basta o recurso verbal, devemos encontrar mediadores que possibilitem a expressão desses conteúdos, porém com intenso zelo de não infantilizar o processo.

Componentes:
01 Livro de história A Máquina do Faz e Refaz
01 Manual O uso do mediador A máquina do faz e refaz e da Caixa Lúdica do Pré-adolescente
01 Tabuleiro
18 Cartas falando de cidadania e saúde
06 Cartas expressando com imagens
06 Cartas expressando com palavras
05 Cartas expressando com modelagens
07 Cartas resgatando sua história
06 Cartas expressando com desenhos
05 Cartas expressando com o corpo
07 Cartas expressando com a escrita
07 Cartas você(s) escolhe(m) uma forma de expressão
01 Carta vale troca

TÚNEL DO TEMPO:

A proposta do jogo Túnel do tempo é propiciar alternativa para aproveitar a comunicação lúdica ainda muito presente, adequando-a à faixa etária do adolescente e instigar também a comunicação verbal. Assim, recorremos, para a elaboração do jogo, às modalidades expressivas tanto do processo psicoterápico infantil como também à modalidade de expressão utilizada pelos adultos. No entanto, acima de tudo, devemos ter clareza de que a meta é exatamente a comunicação verbal do nosso paciente adolescente.

MÁQUINA DO FAZ E REFAZ:

Autora: Maria Salete Arenales - Loli
O Kit A máquina do faz e refaz foi elaborado tendo como referencial os 25 anos de experiência no atendimento clínico com adolescentes, somado à experiência de estudos e doutorado neste tema, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).



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