Este livro reúne a contribuição de profissionais que acompanharam os Grupos de Linguagem e Psicopatologia, realizado durante sete anos na clínica-escola do Centro Universitário São Camilo. Revela o percurso realizado, das origens do trabalho em direção às parcerias que foram se fazendo necessárias para sua construção. O primeiro capítulo trata de uma prática específica que surgiu da demanda institucional para atendimento de crianças com graves comprometimentos psíquicos e de linguagem. Por estar inserida em uma clínica-escola, esta prática esteve articulada com a formação dos alunos enquanto futuros terapeutas.Assim, as autoras sustentam a importância do laço entre a clínica, as discussões em supervisão e as parcerias para a construção dessa formação.Encontramos no segundo e terceiro capítulos textos sobre o lugar da criança, social e historicamente, do nascimento da infância ao entendimento do que é uma criança para a psicanálise. Os textos foram elaborados a partir do trabalho realizado na Rede de Pesquisa de Psicanálise e Infância do Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano S.P..No quarto capítulo encontramos ¿um diálogo interdisciplinar acerca do lugar ocupado pelo brincar na clínica com crianças¿. Há vinte e cinco anos compondo a equipe de profissionais da Clinica Interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli, as autoras apresentam as diferenças e cruzamentos nas intervenções fonoaudiológicas e psicanalíticas sobre o brincar através de casos clínicos, abrindo discussão com outros profissionais que trabalham com crianças. No quinto capítulo a autora apresenta a história do Projeto Espaço Palavra, ligado a PUC-SP. Inicialmente proposto como espaço de trabalho clínico com psicose infantil, tal projeto foi buscando parcerias à medida das demandas explicitadas no texto. No sexto capítulo a equipe do Capsi ¿Casinha compartilha a experiência de um trabalho construído em equipe. Retomando a história da assistência à infância e adolescência no Brasil, discute as atualidades desse atendimento no serviço público. O sétimo capítulo trata do funcionamento do Hospital dia Infanto¿Juvenil( IPQ-HC) num trabalho em equipe abordando aspectos teóricos e práticos, que norteiam esse atendimento. Encerrando a obra temos o polêmico tema inclusão, onde os questionamentos partem de experiências com crianças em seus espaços escolares, abordando a contribuição da Fonoaudiologia na difícil tarefa de construir tal trabalho.Esta publicação pretende compartilhar com os interlocutores interessados pelo tema a instigante tarefa sobre o trabalho com a infância. Boa leitura!
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1
Grupos de linguagem em saúde mental - uma proposta de formação terapêutica 11
Beatriz Oliveira
Marta G. Gimenez Baptista
CAPÍTULO 2
A criança, seu corpo, seus objetos 23
Ana Loura Prates Pacheco
CAPÍTULO 3
O Infantil, o Sujeito e a Sexualidade: algumas considerações sobre o trabalho realizado pela Rede-de-Pesquisa de Psicanálise e Infância 35
Beatriz Oliveira
CAPÍTULO 4
A maquinaria de transformar: o brincar na clínica interdisciplinar com crianças 47
Adela Stoppel de Gueller
Ana Clélia Rocha
Julieta Jerusalinsky
CAPÍTULO 5
A história do Projeto Espaço Palavra - PUCSP como reflexão sobre o campo e sobre a formação do profissional no trabalho com a psicose 61
Silvana Rabello
CAPÍTULO 6
CAPS infantil: desafios de um projeto terapêutica 75
Equipe Capsi Jabaquara-SP
CAPÍTULO 7
Atendimento Interdisciplinar em Hospital Dia Infanto Juvenil 85
Adriane Bacellar Duarte Lima
Adriana Dias Barbosa Vizzotto
CAPÍTULO 8
Inclusão Educacional e Fonoaudiologia 103
Marta G. Gimenez Baptista
SOBRE OS AUTORES 115