MELANIE KLEIN I - PRIMEIRAS DESCOBERTAS E PRIMEIRO SISTEMA 1919-1932

MELANIE KLEIN I - PRIMEIRAS DESCOBERTAS E PRIMEIRO SISTEMA 1919-1932


Autor: JEAN-MICHEL PETOT

Tradução: MARISE LEVY

Editora: PERSPECTIVA

Ano: 2008 - 2ª edição

Coleção: ESTUDOS; 95

Número de páginas: 221

Categoria principal: Melanie Klein



R$59,90

até 2x de R$29,95 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Em Melaine Klein I, Jean Michel Petot, além de traçar a evolução clínica e teórica da vocação psicanalítica de Melaine Klein, faz uma análise das suas descobertas com respeito à técnica do brincar, e do jogo na identificação do núcleo psicótico da personalidade, descrição dos aspectos originais da psicose infantil, e primeira forma das teorias da projeção, da introjeção, da clivagem e da reparação. Leitura indispensável para psicólogos, terapeutas, psicanalistas, e professores dedicados à educação e tratamento de crianças.

O Pensamento de Melanie Klein e da Escola Kleiniana:A Contribuição de Jean-Michel Petot
Elias Malletda Rocha Barros........................................................... IX


Prefácio................................................................. XXI

1. A gênese e o surgimento da vocação psicanalítica de Melanie Klein ........................1

1. A Infância e a Juventude de Melanie Klein...................1

1.1. O Encontro com a Psicanálise...................................2

1.2. Os Anos Berlinenses ..............................................7


2. A Educação Psicanalítica de Fritz-Erich.......................11

2.1. A Questão da Identidade do Pequeno Fritz ...................11

2.2. Os Objetivos Pedagôgicos Iniciais de Melanie Klein..........14

2.3. O Desenvolvimento de Erich antes de 1919....................17

2.4. A Primeira Fase da Educação Sexual ..........................18

2.5. O Segundo Período de Educação Psicanalítica...............22.

2.6. O Terceiro Período e a Primeira Análise ......................25

2.7. O Quarto Período e a Segunda Análise........................27

2.8. As Lições da Educação e da Análise de Erich ................31


2. O sistema protokleiniano ..................................37

1.A Psicanálise de Félix (1921-1924)...............................37

2. Os Elementos Teóricos Implícitos na Abordagem Clínica de Melanie Klein antes de 1923 ..................................42

3. O Lugar da Inibição no Processo Defensivo .................49

4. A Gênese das Sublimações Primárias e o Sistema Protokleiniano ........................................................58

5. O Normal e o Patolôgico no Sistema Protokieiniano......70

6. O Papel do Sistema Protokieiniano na Obra Kleiniana ...73


3. A descoberta da técnica do brincar e suas consequências...................................................... 79

1. O Novo Estilo da Criatividade de Melanie Klein............ 79

2. A Psicanálise de Rita ............................................... 82

3. A Descoberta da Técnica do Brincar ........................... 88

4. Um Precursor da Concepção Kleiniana do Brincar: Sigmund Pfeifer...................................................... 90

5. A Utilização do Brincar no Tratamento Educativo e Curativo de Hermine von Hug-HelImuth...................... 91

6. A Originalidade da Invenção Kleiniana da Técnica do Brincar................................................... 94

7. A Originalidade da Técnica Kleiniana da Interpretação... 97

8. O Surgimento da Teoria Kleiniana da Transferência....... 100

9. Os Ensinamentos Teóricos da Análise de Rita.

Da Ansiedade à Culpa Edipiana................................. 106

10. A Descoberta das Fantasias Sádicas Pré-Genitais........... 110

11. Sadismo e Superego Arcaico...................................... 115

12. O Complexo de Édipo Arcaico da Menina ................... 120

13. O Complexo de Édipo Arcaico do Menino................... 127


4. Do apogeu do sadismo aos mecanismos de reparação........................................................ 133

1. Os Primeiros Anos Londrinos de Melanie Klein ............ 133

2. A Teoria do Desenvolvimento................................... 136

3. A Psicose Infantil.................................................... 153

4. Projeção, Clivagem, Inirojeção .................................. 170

5. A Descoberta dos Mecanismos de Reparação ................ 193


Bibliografia.................................213
 



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento