Autor: MARIA ONICE PAYER
Editora: ESCUTA
Ano: 2006
Nº de págs: 240
Categoria principal: Demais Categorias - Diversos
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A autora deste trabalho trata com precisão e delicadeza um tema muito caro à constituição de identidade nacional brasileira: a questão da imigração italiana. E fala da imigração tomando como fio de sua reflexão crítica a questão da língua materna da língua nacional, refletindo sobre a memória. Produz então uma distinção extremamente produtiva para a compreensão desse assunto, qual seja, a distinção entre a memória da língua e a memória na língua. Desta forma, aliando a questão do sujeito da linguagem à política e à história, esta é uma obra que contribui para pensar em novos termos o nacionalismo, a relação entre línguas, a alteridade e os processos de identificação. Assim, interessa amplamente a todos que se dedicam ao domínio dos estudos da linguagem e suas ciências humanas e sociais.
Apresentação ............................................................................. 11
Introdução - Da memória no discurso ...................................... 25
1 - Condições de produção da interdição das línguas dos imigrantes no Brasil
Introdução.......................... 57
Condições de produção da interdição das línguas dos imigrantes................................................................... 67
Modos de interdição das línguas dos imigrantes: a tecnologia de nacionalização .......................................... 88
Considerações finais.......................................................... 97
2 - Memória da língua. Entre a língua nacional e a língua materna
Introdução....................................................................... 103
Estereótipos do imigrante italiano ................................... 108
Traços de memória da língua dos imigrantes .................. 111
Consequências metodológicas da apresentação dos traços de memória de outra língua .............................. 123
Deslocamento teórico-metodológico .............................. 126
Sujeito e língua, entre o nacional e o cultural ............. 129
Da prática de linguagem.................................................. 138
Considerações finais........................................................ 145
3 - Memória discursiva dos imigrantes:da constituição à representação
Introdução....................................................................... 149
Representação da memória discursiva como alteridade temporal..... 155
Multidimensionalidade temporal dos sentidos................. 177
Finalizando: memória constitutiva e memória representada do sujeito imigrante.................................... 187
Considerações finais ............................................................... 193
Referências .............................................................................. 205
Anexo: O Problema da Nacionalização do Ensino no Estado do
Espírito Santo, Memorial do Secretário Estadual de Educação Fernando Duarte Rabelo (1939)............. 213
Tradução: Raquel Camargo, Sebastião Nascimento Editora: UBU Número de páginas: 320
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