MEMÓRIA E TEMPORALIDADE - SOBRE O INFANTIL EM PSICANÁLISE

MEMÓRIA E TEMPORALIDADE - SOBRE O INFANTIL EM PSICANÁLISE

Código: 8534500827

Categoria: Clínica de Adultos


Autor: BERNARDO TANIS
Editora: CASA DO PSICÓLOGO
Ano: 1995
ISBN: 8534500827
Número de páginas: 179
Peso: 273 gramas
Categoria Principal: Clínica de Adultos

leia mais

De: R$25,00
Por: R$25,00
Economia de R$0,00

até 2x de R$12,50 sem juros

Compre com segurança

Compartilhe

Este trabalho é fruto de uma pesquisa sobre o infantil na psicanálise, em que se discute a relação deste com a realidade, a diferenciação entre o vivido e aquilo que se inscreve no psiquismo, entre a infância e sua interiorização.

Apresentação....................................................................... ... 13


Introdução: O infantil para além da infância...................... 17


1. Carlos, uma árvore sem vida? .......................................... 35


2. A história dos primórdios................................................. 43

2.1 Memória e temporalidade, desafio para a psicanálise....... 43

2.2 A lembrança patôgena....................................................... 50

2.3 O desejo subverte a lembrança.......................................... 56

2.4 A metáfora geológica......................................................... 61


3. O reino do imaginário...................................................... 69

3.1 A hibridez da fantasia ........................................................ 69

3.2 A moeda neurótica............................................................. 76

3.3 Robert e a superação da dicotomia fantasia-evento .......... 80

3.4 Urphantasien...................................................................... 85

3.5 Klein, a concretude do mundo interno.............................. 92

3.6 Reequilibrar a balança....................................................... 98


4. Da repetição à simbolização........................................... 103

4.1 Para introduzir a transferência......................................... 103

4.2 Rodrigo, destruir é preciso......................................106

4.3 Da transferência ao infantil.....................................110

4.4 O infantil, o outro e a repetição...............................117


5. Religando: tempo e memória.................................127

5.1 Silvia, tempos estanques..........................................127

5.2 O tempo e o luto ......................................................136


6. Do modelo da construção à construção de modelos....143

6.1 Construções: às voltas com a história.......................143

6.2 O infantil: modelo ou realidade................................155


Conclusão......................................................................165

Bibliografia....................................................................171



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento