Autor: MARTA PIRES RELVAS
Editora: WAK
Ano: 2015 - 6ª edição
Número de páginas: 144
Categoria Principal: Psicologia e Educação
Compartilhe
PREFÁCIO ...................................................................... 11
APRESENTAÇÃO........................................................ 15
CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO
ÀS NEUROCIÊNCIAS ................................................. 21
Conhecendo as Neurociências e suas
aplicabilidades no cotidiano humano........................... 22
CAPÍTULO II - COMO O CÉREBRO
HUMANO APRENDE E COMO
GUARDA SABERES?.................................................... 25
CAPÍTULO III - MANEIRA FÁCIL DE
COMPREENDER O FUNCIONAMENTO
DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL..................... 33
CAPÍTULO IV - DESVENDANDO OS
MISTÉRIOS DOS NEURÔNIOS .............................. 39
CAPÍTULO V - A QUÍMICA DO
COMPORTAMENTO ................................................. 47
CAPÍTULO VI - DISTÚRBIOS,
DIFICULDADES. PROBLEMAS,
DISCAPACIDADES E TRANSTORNOS ............... 51
- Termos utilizados em uma avaliação
neurobiológica. Avaliar para incluir ............................. 51
CAPÍTULO VII - A NEUROANATOMIA
VERSUS A LINGUAGEM E O HEMISFÉRIO
DOMINANTE ............................................................... 65
- Conhecendo os sistemas envolvidos na aquisição
de fala, escrita e aritmética ........................................... 65
CAPÍTULO VIII - NEUROCIÊNCIAS
E SÍNDROMES ENVOLVIDAS NA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA..........................................73
As Neurociências e suas contribuições
diante das diferenças......................................................75
A família do portador de necessidades especiais
em uma visão sistémica .................................................76
Síndromes Neurológicas e os portadores de
necessidades especiais ...................................................76
Síndrome de Gilles de La Tourette ¿
Síndrome dos Tiques ......................................................76
Autismo ............................................................................78
Síndrome de Asperger....................................................79
Epilepsia........................................................................... 80
CAPÍTULO IX - A CRIANÇA E SUAS
OUTRAS EFICIÊNCIAS NECESSITAM
DE ATENÇÃO.............................................................. 83
A criança portadora de deficiência mental................. 84
A criança com lentidão de aprender............................ 86
A criança e as Altas Habilidades.................................. 86
A criança com Transtorno de Déficit
de Atenção/Hiperatividade.......................................... 88
Como acontece a Hiperatividade no SNC?................ 88
Sugestões passo a passo para
ensinar o TDAH.............................................................. 91
A criança e a Paralisia Cerebral.................................... 92
A criança e a emoção ..................................................... 95
A criança e a fobia escolar ............................................ 96
A criança e a agressividade ........................................... 97
A criança e os Transtornos de Humor ........................ 97
A criança e a Esquizofrenia.......................................... 100
A criança e as Síndromes Genéticas............................ 102
CAPÍTULO X- PLASTICIDADE
CEREBRAL E PORTADORES DE
OUTRAS EFICIÊNCIAS............................................. 105
Tipos de Plasticidade Cerebral..................................... 107
CAPÍTULO XI - O SUJEITO CEREBRAL
E SUAS INTELIGÊNCIAS: EMOCIONAL
E MÚLTIPLAS. ENTENDER PARA INCLUIR..... 113
Conceito de Inteligência................................................ 116
A relação entre formas de inteligência
e a educação .................................................................... 121
As emoções e a prática pedagógica ............................ 126
Razão ou emoção ¿ quem manda em nós? ............... 127
MÁQUINAS DE ESQUECER.................................. 151
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................... 139
REFERÊNCIAS............................................................ 141