NEUROCIÊNCIA E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM - AS MÚLTIPLAS EFICIÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

NEUROCIÊNCIA E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM - AS MÚLTIPLAS EFICIÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Código: 8588081830

Marca: WAK


Autor: MARTA PIRES RELVAS
Editora: WAK
Ano: 2015 - 6ª edição
Número de páginas: 144
Categoria Principal: Psicologia e Educação

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Qual o motivo que determinadas pessoas aprendem e outras não? Muitos fatores foram estudados, várias estratégias metodológicas foram aplicadas, porém uma inesgotável, sem dúvida nenhuma, é a biologia do afeto para acolher o humano que tem expectativas e curiosidades do que virá a aprender.

Neurociência e Transtornos de Aprendizagem - As Múltiplas Eficiências para uma Educação Inclusiva é um livro para todos, com linguagem fácil, mostrando como a Neurociência pode ser aplicada em sala de aula, pelo funcionamento dos estímulos cerebrais, despertando inteligências com a biologia do afeto e amor, criando vínculos e conquistas solidárias em nosso cotidiano, por meio da observação, interação e acolhida a todos que aprendem.

Ideal para profissionais da educação, pais e todos os responsáveis pelo processo de educar pessoas, conhecendo exatamente as dimensões que o humano possui na teia complexa da vida, que é o aprendizado.

PREFÁCIO ...................................................................... 11

APRESENTAÇÃO........................................................ 15

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO
ÀS NEUROCIÊNCIAS ................................................. 21

Conhecendo as Neurociências e suas
aplicabilidades no cotidiano humano........................... 22

CAPÍTULO II - COMO O CÉREBRO
HUMANO APRENDE E COMO
GUARDA SABERES?.................................................... 25

CAPÍTULO III - MANEIRA FÁCIL DE
COMPREENDER O FUNCIONAMENTO
DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL..................... 33

CAPÍTULO IV - DESVENDANDO OS
MISTÉRIOS DOS NEURÔNIOS .............................. 39

CAPÍTULO V - A QUÍMICA DO
COMPORTAMENTO ................................................. 47

CAPÍTULO VI - DISTÚRBIOS,
DIFICULDADES. PROBLEMAS,
DISCAPACIDADES E TRANSTORNOS ............... 51

- Termos utilizados em uma avaliação
neurobiológica. Avaliar para incluir ............................. 51

CAPÍTULO VII - A NEUROANATOMIA
VERSUS A LINGUAGEM E O HEMISFÉRIO
DOMINANTE ............................................................... 65

- Conhecendo os sistemas envolvidos na aquisição
de fala, escrita e aritmética ........................................... 65

CAPÍTULO VIII - NEUROCIÊNCIAS
E SÍNDROMES ENVOLVIDAS NA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA..........................................73

As Neurociências e suas contribuições
diante das diferenças......................................................75
A família do portador de necessidades especiais
em uma visão sistémica .................................................76
Síndromes Neurológicas e os portadores de
necessidades especiais ...................................................76
Síndrome de Gilles de La Tourette ¿
Síndrome dos Tiques ......................................................76
Autismo ............................................................................78
Síndrome de Asperger....................................................79
Epilepsia........................................................................... 80

CAPÍTULO IX - A CRIANÇA E SUAS
OUTRAS EFICIÊNCIAS NECESSITAM
DE ATENÇÃO.............................................................. 83

A criança portadora de deficiência mental................. 84
A criança com lentidão de aprender............................ 86
A criança e as Altas Habilidades.................................. 86
A criança com Transtorno de Déficit
de Atenção/Hiperatividade.......................................... 88
Como acontece a Hiperatividade no SNC?................ 88
Sugestões passo a passo para
ensinar o TDAH.............................................................. 91
A criança e a Paralisia Cerebral.................................... 92
A criança e a emoção ..................................................... 95
A criança e a fobia escolar ............................................ 96
A criança e a agressividade ........................................... 97
A criança e os Transtornos de Humor ........................ 97
A criança e a Esquizofrenia.......................................... 100
A criança e as Síndromes Genéticas............................ 102

CAPÍTULO X- PLASTICIDADE
CEREBRAL E PORTADORES DE
OUTRAS EFICIÊNCIAS............................................. 105

Tipos de Plasticidade Cerebral..................................... 107

CAPÍTULO XI - O SUJEITO CEREBRAL
E SUAS INTELIGÊNCIAS: EMOCIONAL
E MÚLTIPLAS. ENTENDER PARA INCLUIR..... 113

Conceito de Inteligência................................................ 116
A relação entre formas de inteligência
e a educação .................................................................... 121
As emoções e a prática pedagógica ............................ 126
Razão ou emoção ¿ quem manda em nós? ............... 127

MÁQUINAS DE ESQUECER.................................. 151

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................... 139

REFERÊNCIAS............................................................ 141



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