Um certo mal-estar tem rondado a sociedade contemporânea: são cada vez mais freqüentes as notícias sobre atos violentos praticados por adolescentes, ao mesmo tempo que pais e professores reclamam do comportamento das crianças: elas não obedecem nem respeitam os adultos. O que pode estar acontecendo? O problema é da escola ou da família?
Para tentar responder a essa questão, Luciana Maria Caetano dedicou-se ao estudo da Pedagogia e da Psicologia, buscando entender o conceito de obediência nas crianças e a construção da personalidade moral dos adolescentes. Ela investigou os elementos que norteiam a conduta dos pais e os critérios utilizados para a punição de crianças desobedientes. Além disso, verificou a qualidade da relação estabelecida entre as famílias e as escolas, o que os pais desejam e esperam.
Este livro apresenta os resultados de sua pesquisa sobre o julgamento moral de pais e mães, com o objetivo não apenas de descobrir o que eles pensam a respeito de obediência, mas buscando também compreender os conceitos que norteiam os adultos em relação aos cuidados necessários ao pleno desenvolvimento da personalidade das crianças.
O trabalho, realizado à luz da teoria de Jean Piaget, revelou que, de modo geral, os pais não sabem o que fazer diante do desrespeito das crianças às regras estabelecidas e acabam agindo de forma instável, ambígua, e aplicando castigos desmesurados em relação às infrações cometidas e à idade de seus filhos, esquecendo-se que o mais importante é a reflexão e o respeito que devem permear qualquer relacionamento humano.
Diante desse quadro, é extremamente oportuno o convite da autora ao debate sobre o tipo de pessoas que queremos formar: obedientes, submissas e conformistas ou virtuosas, autônomas e felizes.
SUMÁRIO
Apresentação 11
Introdução 13
I - Sobre o desenvolvimento moral 23
2 - A teoria do juízo moral de Jean Piaget 33
A criança pequena e a gênese da moralidade 37
A moral da obediência: heteronomia 49
A moral do bem: autonomia 63
3 - Outras pesquisas... . 81
Sobre o juízo moral 81
Sobre a educação moral 94
4 - O conceito de obediência na relação pais e filhos 111
A pesquisa 112
5 - A obediência e a educação moral para os pais 121
Respostas à entrevista aberta: o conceito de obediência 122
Respostas aos dilemas morais: as intervenções dos pais
junto às crianças 149
Conclusões e implicações pedagógicas 179
Anexos 189
Anexo 1 - Caracterização dos participantes da pesquisa 189
Anexo 2 - Categorias e pontuações 194
Anexo 3 - Tratamento estatístico 197
Anexo 4 - Termos de consentimento 200
Bibliografia 202