Autor: NELLY NOVAES COELHO
Editora: PAULINAS
Coleção: re-significando linguagens
Ano: 2012 - 4ª Edição
Número de páginas: 159
Categoria Principal: Infância
até 2x de R$13,06 sem juros
Onde foi parar o encantamento do mundo?
Todos nós deveríamos fazer essa pergunta, que Nelly Novaes Coelho responde em O Conto de Fadas - Símbolos Mitos Arquétipos. Nessa obra iluminada com brilho todo especial o mundo fantástico dos contos de fadas, que volta a despertar interesse. Nada mais oportuno. Afinal, no limiar do século XXI, está em curso uma mudança efetiva da percepção do homem em relação ao mundo e a si próprio, que resultará na criação de novos paradigmas. Nesse contexto, os contos de fadas assumem um papel fundamental ao auxiliar na formação das novas gerações.
Neste livro, o leitor encontrará um profundo apanhado histórico, acompanhado por análises das obras de Esopo, Perrault, La Fontaine, Grimm, Andersen, dentre outros. Um estudo que fortalece o interesse pelo mundo dos contos de fadas ou da literatura maravilhosa dos mitos, arquétipos e símbolos que, surgindo na origem dos tempos, transformou em linguagem as mil faces da Aventura Humana e a eternizou no tempo.
APRESENTAÇÃO ............................................................................. 11
PREFÁCIO....................................................................................... 13
AS FADAS ESTÃO DE VOLTA ......................................................... 17
1. CIÊNCIA VERSUS MISTÉRIO E O CAMINHO DO MARAVILHOSO...... 19
2. OS CONTOS DE FADAS E A MEMÓRIA POPULAR....................... 25
Perrault.............................................................................................. 27
La Fontaine........................................................................................ 28
Irmãos Grimm....................................................................................... 29
Andersen .............................................................................................30
3. AS NARRATIVAS MARAVILHOSAS E SUAS FONTES ARCAICAS ....................... 33
A Arqueologia e as fontes comuns ................................................ 35
Um manuscrito egípcio..................................................................... 36
A fonte oriental................................................................................. 37
Calila e Dimna..................................................................................... 37
Sendebar ou O Livro dos Enganos das Mulheres........................ 39
As Mil e Uma Noites.......................................................................... 40
Um Auto-de-Fé................................................................................ 42
A fonte latina e o amálgama cultural da Idade Média......................... 43
Os contos maravilhosos...................................................................... 44
As fábulas ................................................................................................47
Os Livros Exemplares....................................................................... 49
Disciplina clericalis......................................................................... 49
O Livro das Maravilhas........................................................................ 49
O Livro de Petrônio ou O Conde Lucanor....................................... 49
O Livro de Exemplos............................................................................ 49
O Livro dos Gatos ..........................................................................49
As novelas de cavalaria..................................................................... 50
Ciclo carolíngeo (século XI).................................................................. 51
Ciclo bizantino (século XII)............................................................. 51
Ciclo céltico-bretão (século XII)....................................................... 52
Fonte céltico-bretã (século XII)..................................................... 53
O Beowulf (século VII)................................................................... ... 54
Os Mabinogion (século IX)............................................................... 54
4. DOS LAIS BRETÕES AOS CONTOS DE FADAS............................. 57
A matéria bretã e a França...................................................... ..... 59
Marie de France e os lais bretões ....................................................... 60
Lai de Fresno (Grisélidis)..................................................... ............. 62
Lai de Laostic (Rouxinol).................................................................... 63
Lai dYonec.................................................................................... 64
Lai de Bisclavaret (Lobisomem)........................................................ 64
Lai de Perceforest.............................................................................. 65
Lai de Guingamor.................................................................................. 65
Lai de Lanval.............................................................................................. 65
Lai de Tidorel.................................................................................................. 65
Erec e Enid (1168) e Cligés (1170)..................................................... 67
Lancelote ou O Cavaleiro na Carroça (1172)...................................... 67
Iva ou O Cavaleiro do Leão (1173).................................................... 68
Percival ou A Busca do Graal (l190).................................................. 68
Tristão e Isolda (1170).............................................................. ..... 69
Os monges copistas........................................................................... 71
5. DA CULTURA MÁGICA DOS CELTAS AOS TEMPOS MODERNOS RACIONALISTAS: AS FADAS................................................ 73
As fadas.......................................................................................... 77
O século XVI e as fadas................................................................... . 79
O século de Perrault e as fadas......................................................... 81
As preciosas e as fadas................................................................ . 84
O conto maravilhoso e o conto de fadas.......................................... 85
As fadas e a visão de mundo esotérica................................................ 86
6. SÍMBOLOS - MITOS - ARQUÉTIPOS ............................................. 89
Mitos............................................................................................. 91
Arquétipos........................................................................................ 95
Símbolos...................................................................................... 99
A mitologia cibernética...................................................................... 100
7. TEORIAS SOBRE O MUNDO DO MARAVILHOSO...................... 103
O caminho aberto pelos Irmãos Grimm......................................... 107
A investigação das origens.......................................................... 107
A simbologia do maravilhoso: interpretações.............................. 108
A escola naturalista védica............................................................. 109
A mitologia científica...................................................................... 109
Os contos maravilhosos e os pensamentos elementares................... 109
O lastro animista/naturalista dos contos de fadas............................. 110
O pensamento fetichista e a. simbologia dos contos........................... 111
Mitos iniciáticos, rituais e contos maravilhosos................................ 112
Contos e os esquecidos rituais das estações................................... 113
Contos de origem iniciática........................................................ .... 113
A descoberta das invariantes e variantes................................ 114
A análise formalista dos contos................................................ 115
A morfologia do conto popular maravilhoso ................................. 116
A análise psicanalítica................................................................. 120
Freud, a criação artística e os sonhos ............................................. 120
Wundt e a fantasia coletiva.................................................................. 121
Jung: o inconsciente coletivo e os arquétipos.................................. 122
Conclusão................................................ ................................ 123
8. A EDUCAÇÃO E AS FADAS: A LITERATURA INFANTIL .............. 125
O camponês e a torneira............................................................... 131
Uma narrativa ancestral................................................................. . 131
GLOSSÁRIO ........................................................................... ........ 133
BIBLIOGRAFIA ................................................................................. 145
Antologias................................................................................ 145
Enciclopédias e dicionários .................................................. 146
Bibliografia comentada............................................................. 147
ÍNDICE ONOMÁSTICO........................................................... 155
Autora: Cristiane da Silva Geraldo Folino Editora: Blucher Ano: 2024 - 1ª edição Número de páginas: 279 Categoria Principal: Infância
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Autora: Rafaela Paixão Editora: Blucher Ano: 2023 Número de páginas: 300 Categoria Principal: Infância
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Por: R$63,00Autor: Leopoldo Fulgencio Editora Blucher - FAPESP Ano: 2022 Número de páginas: 324 Categoria Principal: Infância
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