O CONTO DE FADAS - SÍMBOLOS - MITOS - ARQUÉTIPOS

O CONTO DE FADAS - SÍMBOLOS - MITOS - ARQUÉTIPOS

Código: 9788535631371

Categoria: Infância

Marca: Paulinas


Autor: NELLY NOVAES COELHO

Editora: PAULINAS

Coleção: re-significando linguagens

Ano: 2012 - 4ª Edição

Número de páginas: 159

Categoria Principal: Infância



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Onde foi parar o encantamento do mundo?
Todos nós deveríamos fazer essa pergunta, que Nelly Novaes Coelho responde em O Conto de Fadas - Símbolos Mitos Arquétipos. Nessa obra iluminada com brilho todo especial o mundo fantástico dos contos de fadas, que volta a despertar interesse. Nada mais oportuno. Afinal, no limiar do século XXI, está em curso uma mudança efetiva da percepção do homem em relação ao mundo e a si próprio, que resultará na criação de novos paradigmas. Nesse contexto, os contos de fadas assumem um papel fundamental ao auxiliar na formação das novas gerações.
Neste livro, o leitor encontrará um profundo apanhado histórico, acompanhado por análises das obras de Esopo, Perrault, La Fontaine, Grimm, Andersen, dentre outros. Um estudo que fortalece o interesse pelo mundo dos contos de fadas ou da literatura maravilhosa dos mitos, arquétipos e símbolos que, surgindo na origem dos tempos, transformou em linguagem as mil faces da Aventura Humana e a eternizou no tempo.

APRESENTAÇÃO ............................................................................. 11

PREFÁCIO....................................................................................... 13

AS FADAS ESTÃO DE VOLTA ......................................................... 17


1. CIÊNCIA VERSUS MISTÉRIO E O CAMINHO DO MARAVILHOSO...... 19


2. OS CONTOS DE FADAS E A MEMÓRIA POPULAR....................... 25

Perrault.............................................................................................. 27

La Fontaine........................................................................................ 28

Irmãos Grimm....................................................................................... 29

Andersen .............................................................................................30


3. AS NARRATIVAS MARAVILHOSAS E SUAS FONTES ARCAICAS ....................... 33

A Arqueologia e as fontes comuns ................................................ 35

Um manuscrito egípcio..................................................................... 36

A fonte oriental................................................................................. 37

Calila e Dimna..................................................................................... 37

Sendebar ou O Livro dos Enganos das Mulheres........................ 39

As Mil e Uma Noites.......................................................................... 40

Um Auto-de-Fé................................................................................ 42

A fonte latina e o amálgama cultural da Idade Média......................... 43

Os contos maravilhosos...................................................................... 44

As fábulas ................................................................................................47

Os Livros Exemplares....................................................................... 49

Disciplina clericalis......................................................................... 49

O Livro das Maravilhas........................................................................ 49

O Livro de Petrônio ou O Conde Lucanor....................................... 49

O Livro de Exemplos............................................................................ 49

O Livro dos Gatos ..........................................................................49

As novelas de cavalaria..................................................................... 50

Ciclo carolíngeo (século XI).................................................................. 51

Ciclo bizantino (século XII)............................................................. 51

Ciclo céltico-bretão (século XII)....................................................... 52

Fonte céltico-bretã (século XII)..................................................... 53

O Beowulf (século VII)................................................................... ... 54

Os Mabinogion (século IX)............................................................... 54


4. DOS LAIS BRETÕES AOS CONTOS DE FADAS............................. 57

A matéria bretã e a França...................................................... ..... 59

Marie de France e os lais bretões ....................................................... 60

Lai de Fresno (Grisélidis)..................................................... ............. 62

Lai de Laostic (Rouxinol).................................................................... 63

Lai dYonec.................................................................................... 64

Lai de Bisclavaret (Lobisomem)........................................................ 64

Lai de Perceforest.............................................................................. 65

Lai de Guingamor.................................................................................. 65

Lai de Lanval.............................................................................................. 65

Lai de Tidorel.................................................................................................. 65

Erec e Enid (1168) e Cligés (1170)..................................................... 67

Lancelote ou O Cavaleiro na Carroça (1172)...................................... 67

Iva ou O Cavaleiro do Leão (1173).................................................... 68

Percival ou A Busca do Graal (l190).................................................. 68

Tristão e Isolda (1170).............................................................. ..... 69

Os monges copistas........................................................................... 71


5. DA CULTURA MÁGICA DOS CELTAS AOS TEMPOS MODERNOS RACIONALISTAS: AS FADAS................................................ 73

As fadas.......................................................................................... 77

O século XVI e as fadas................................................................... . 79

O século de Perrault e as fadas......................................................... 81

As preciosas e as fadas................................................................ . 84

O conto maravilhoso e o conto de fadas.......................................... 85

As fadas e a visão de mundo esotérica................................................ 86


6. SÍMBOLOS - MITOS - ARQUÉTIPOS ............................................. 89

Mitos............................................................................................. 91

Arquétipos........................................................................................ 95

Símbolos...................................................................................... 99

A mitologia cibernética...................................................................... 100



7. TEORIAS SOBRE O MUNDO DO MARAVILHOSO...................... 103

O caminho aberto pelos Irmãos Grimm......................................... 107

A investigação das origens.......................................................... 107

A simbologia do maravilhoso: interpretações.............................. 108

A escola naturalista védica............................................................. 109

A mitologia científica...................................................................... 109

Os contos maravilhosos e os pensamentos elementares................... 109

O lastro animista/naturalista dos contos de fadas............................. 110

O pensamento fetichista e a. simbologia dos contos........................... 111

Mitos iniciáticos, rituais e contos maravilhosos................................ 112

Contos e os esquecidos rituais das estações................................... 113

Contos de origem iniciática........................................................ .... 113

A descoberta das invariantes e variantes................................ 114

A análise formalista dos contos................................................ 115

A morfologia do conto popular maravilhoso ................................. 116

A análise psicanalítica................................................................. 120

Freud, a criação artística e os sonhos ............................................. 120

Wundt e a fantasia coletiva.................................................................. 121

Jung: o inconsciente coletivo e os arquétipos.................................. 122

Conclusão................................................ ................................ 123


8. A EDUCAÇÃO E AS FADAS: A LITERATURA INFANTIL .............. 125

O camponês e a torneira............................................................... 131

Uma narrativa ancestral................................................................. . 131


GLOSSÁRIO ........................................................................... ........ 133


BIBLIOGRAFIA ................................................................................. 145

Antologias................................................................................ 145

Enciclopédias e dicionários .................................................. 146

Bibliografia comentada............................................................. 147


ÍNDICE ONOMÁSTICO........................................................... 155



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