Autor: SUAD NADER SAAD
Editora: VETOR
Ano: 2003
ISBN: 8575850504
Número de páginas: 304
Peso: 415 gramas
Categoria principal: Psicologia e Educação
até 2x de R$12,25 sem juros
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INTRODUÇÃO 19
I - Caracterização da pessoa com síndrome de Down e seu
atendimento através dos tempos 29
1.1- Síndrome de Down: conhecimentos relevantes da área
médica para a área educacional 29
1.1.1 - Etiologia da síndrome de Down 35
1.1.2 - Aspectos genéticos da síndrome de Down 36
1.2 - Breve histórico da deficiência mental e da síndrome
de Down 39
1.3 - Modelos de análise da pessoa com deficiência mental:
o enfoque psicológico 44
1.3.1 - A abordagem da psicometria 44
1.3.2- As posições evolutivas 46
1.3.3 - A abordagem comportamental 49
1.3.4 - A abordagem cognitiva 49
1.4 - O conceito de deficiência mental: da reabilitação à
educação 50
1.5 - A pessoa com deficiência mental e a educação 53
1.6 - A pessoa com deficiência e a sociedade: o enfoque
sociológico abre caminho para a inclusão 58
1.6.1 - Modelo médico: origem da exclusão 58
1.6.1.1- O movimento da integração: modelo médico em
transição 59
1.6.2 - O movimento da inclusão: modelo social da
deficiência em foco 60
II - Processos de aprendizagem e possibilidades de construção
do conhecimento da pessoa com síndrome de Down 65
2.1 - A questão neurológica (cérebro) e os aspectos cognitivos
(mente) 65
2.1.1 - As alterações neurolôgicas e a aprendizagem 66
2.1.2 - A conduta cognitiva das pessoas com síndrome de Down 74
2.1.3 - A questão da neuroplasticidade 75
2.1.4 - A linguagem como elemento desencadeador do desenvolvimento 81
2.1.4.1 - A coexistência das linguagens verbal e não verbal 88
2.1.5 - O conceito de compensação proposto por Vygotsky: fatores positivos e negativos 90
2.1.6 - A inclusão social como geradora da estimulação de
processos cognitivos 93
2.2 - As emoções e o desenvolvimento 98
III - A pessoa com deficiência mental e o outro: O preconceito e suas implicações na interação social 105
3.1 - Exame dos conceitos 105
3.1.1 - Diferença, estigma e preconceito: exame dos conceitos 105
3.1.2 - Deficiência X doença 106
3.2 - A força das ideias preconcebidas dificultando a interação
social 108
3.3 - O papel crucial da família no convívio diário: da aceitação
plena à resignação 111
3.4 - A escola: mediadora da integração/inclusão da pessoa
com deficiência 113
3.5 - Trabalho: um direito a ser respeitado 116
3.6 - A pessoa com síndrome de Down e a cidadania 117
3.6.1 -Desigualdades: diferenças sociais e pessoais 117
3.6.2 - O direito à voz 120
IV - A escolarização da pessoa com deficiência mental 125
4.1 - A escola como agente do desenvolvimento 125
4.2 - Capacidade de uso da língua ao ler e ao escrever: o grau
de importância na escola e em outros espaços 133
4.3 - Vivência: um procedimento didático especial 137
4.4 - Breves considerações sobre a situação da pessoa com
deficiência mental diante das orientações do ensino regular 142
V - A pesquisa 147
5.1 - Objetivos 147
5.2 - Tipo de pesquisa 148
5.3- Preparando a pesquisa empírica 150
5.4-Os sujeitos envolvidos na pesquisa 152
5.4.1 - Critério de seleção dos sujeitos 152
5.4.2 - Os sujeitos e a diversidade de práticas pedagógicas 154
5.4.3 - Procedimentos e instrumentos 158
5.4.3.1 - Constituição de quatro grupos de sujeitos para análise, em função do nível de literacia atual 158
5.4.3.2 - Os instrumentos utilizados e sua operacionalização 159
5.4.3.3 - Minicurriculurn Vitae descritivo de cada sujeito: interações na família e na escola 163
5.5 - Análise de dados 207
VI - Um estudo exploratôrio de fatores intervenientes no desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down 209
6.1 - A evolução do desenvolvimento dos sujeitos desta pesquisa 210
6.1.1 - Reagindo aos prognôsticos dos testes 211
6.1.2 - Um novo tempo 213
6.1.3-0 desenvolvimento, ressalvadas as diferenças individuais 214
6.1.4 - O mito da estagnação 215
6.1.5 - Produção escrita de alunos com síndrome de Down:
análise do contexto escolar e familiar referente ao processo de letramento e de alfabetização 217
6.1.5.1 - Os agentes estimuladores do processo de alfabetização 219
6.1.5.2 - O que é especial para as crianças especiais 223
6.1.5.3 - Prováveis interferências negativas e positivas na aquisição da leitura e da escrita 226
6.1.6 - Reflexões sobre a capacidade de uso da língua escrita e o desempenho em áreas de maior interesse dos sujeitos 228
6.1.6.1 - Limitação não é sinônimo de incapacidade 229
6.1.7 - Linguagem: ferramenta instrumental do desenvolvimento 233
6.1.8 - Os sujeitos da pesquisa em diferentes contextos de atuação: habilidades e conhecimentos 236
6.1.8.1 -A linguagem verbal e não-verbal em ação 237
6.1.8.2 - A leitura e a escrita como base da transdisciplinaridade 242
6.1.9 - Desenvolvimento: processo sem fim 244
6.2 O preconceito do qual são alvos os sujeitos e seus familiares 245
6.2.1 - Preconceito: o germe da exclusão 246
6.3 - Desinformação: entrave para o desenvolvimento 250
6.3.1 - Visibilidade: a informação autêntica sobre a pessoa com síndrome de Down 252
6.3.2 - Professores informados: caminho aberto para inclusão escolar 253
6.3.3 - Os grandes formadores de opinião: a escola e a mídia 254
6.4-Assistencialismo: prática inibidora do desenvolvimento 256
6.4.1 - A reação dos pais diante dos planos de seus filhos com síndrome de Down 260
6.5 - A inclusão escolar e social vista pêlos sujeitos, educadores e familiares 261
6.5.1 -O que a família pensa sobre a adequação da escola
inclusiva para seus filhos 263
6.5.2 - A inclusão no campo das capacidades individuais dos sujeitos 265
6.6 - As implicações das categorias analisadas para o exercício da cidadania 268
CONSIDERAÇÕES FINAIS 271
Referências bibliográficas 279
Anexos 293
Anexo 1 - Roteiro das entrevistas com as famílias 293
Anexo 2 - Roteiro das entrevistas com profissionais da Educação 294
Anexo 3 - Roteiro das entrevistas com os sujeitos da pesquisa 295
Anexo 4 - Roteiro das entrevistas com alunos de Escola Regular 295
Anexo 5 - Roteiro das entrevistas com empresários 296
Anexo 6 - Roteiro das entrevistas com organizadores do VI
Salão de Artes Cidade de Itajaí 297
Anexo 7 - Declaração da presidência do VI Salão de Artes
Cidade de Itajaí 298
Apêndice 299
Textos originais referentes às traduções 299