Como podemos constatar, torna-se um grande desafio para o educador exercer seu papel social em sala de aula e no ambiente escolar. Conhecer as fragilidades do aluno, suas dificuldades, como se dão os processos interpessoais em sala de aula e lidar com as adversidades, conduzido-as de modo adequado para a promoção do desenvolvimento do aluno, fará do professor um protagonista fundamental na prevenção ao bullying no contexto escolar.
Assim posto, o professor deverá estabelecer uma relação interpessoal com o aluno de confiança, afabilidade, segurança e escuta as suas angústias. O estreitamento do vínculo com o aluno se torna um instrumento de mediação extremamente eficaz para que o professor possa ter condições de desenvolver seu papel social na prevenção ao bullying.
Pensamos que a principal contribuição deste livro encontra-se precisamente na pesquisa de campo. Entrevistamos professores, por meio da técnica de grupo focal, e colhemos depoimentos contundentes. Professores que relatam suas angústias diante do bullying, inclusive alguns docentes se dizem vítimas do fenômeno. Julgamos que os conteúdos apresentados são apropriados para a criação de ações sócio-educativas eficientes para o combate e prevenção ao tão propagado fenômeno bullying.
PREFÁCIO 13
INTRODUÇÃO 15
CAPÍTULO I
Pressupostos conceituais e teóricos 19
CAPÍTULO II
O papel social do professor na prevenção ao Bullying 43
CAPÍTULO III
Pesquisa de campo: grupos focais 53
CAPÍTULO IV
Análise e discussão dos dados 61
CAPÍTULO V
Propostas de ações sócio-educativas para a prevenção ao Bullying 83
CONSIDERAÇÕES FINAIS 85
REFERÊNCIAS 87