PSICANÁLISE IMPLICADA - EDUCAR E TRATAR O SUJEITO

PSICANÁLISE IMPLICADA - EDUCAR E TRATAR O SUJEITO

Código: 9788536261645

Marca: Juruá


Organizadoras: Cynthia Pereira de Medeiros / Sanfra Francesca Conte de Almeida
Editora: Juruá
Ano: 2016
Número de páginas: 194
Categoria Principal: Psicologia e Educação


De: R$69,90
Por: R$41,76
Economia de R$28,14

até 2x de R$20,88 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Todos os profissionais que trabalham no campo da edu­cação e/ou do tratamento em saúde mental já se encon­traram, em algum momento da sua história pessoal ou profissional, com um impossível que faz barreira à sua ação.

Este livro, fruto de estudos, reflexões e pesquisas do GT "Psicanálise, Infância e Educação" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP, dedica-se a discutir, sob a ótica da psicanálise, as balizas teóricas e práticas acerca do impossível na educação, no tratamento de crianças e adolescentes e na formação con­tinuada de professores, na perspectiva ética que visa ao su­jeito e seu desejo, por meio de dispositivos educacionais e clínicos do campo da linguagem.

Convidamos o leitor a percorrer os capítulos do livro e a re­fletir, junto com os autores, sobre as possibilidades e os im­passes do educar e do tratar a criança e o adolescente, na contemporaneidade, à luz de uma orientação psicanalítica implicada.

As Organizadoras.

I - A Psicanálise atravessa a educação: implicação subjetiva e responsabilização, p. 11

Capítulo 1 - Conjugar Dois ou Três Impossíveis, Alain Abelhauser, p. 13

Capítulo 2 - A Psicanálise Implica a Educação, Rinaldo Voltolini, p. 19

Capítulo 3 - Violência: Aproximações entre Freud, Lacan e Arendt, Ana Maria Moraes Fontes, p. 31

Capítulo 4 - Dificuldades do Aprender: Inibição, Sintoma e Angústia, Cynthia Pereira de Medeiros / Adir Ferreira de Lima / Cynara Teixeira Ribeiro / Suely Alencar Rocha de Holanda, p. 41

Capítulo 5 - Do Corpo ao Sujeito: um Encontro da Psicanálise com a Educação Física, Márcia Regina Costa / Ruth Helena Pinto Cohen, p. 51

Capítulo 6 - A Nova Ordem Simbólica e suas Repercussões na Função Docente, no Ensino Superior, Christielle Fagundes / Sandra Francesca Conte de Almeida, p. 65

II - Psicanálise, infância e adolescência: enlaces educativos e clínicos, p. 91

Capítulo 7 - A Educação Terapêutica e a Inclusão Escolar de Crianças Psicóticas e Autistas, Maria Cristina Machado Kupfer / Leandro de Lajonquière, p. 93

Capítulo 8 - O Brincar e o Fazer-se: entre o Dito, o Ato e o Dizer, Michele Caldeira / Angela Vorcaro, p. 107

Capítulo 9 - Metapsicologia e Clínica da Inibição na Infância e na Adolescência, Maria Celina Peixoto Lima / Paula Julianna Chaves Pinto / Karla Patrícia Holanda Martins, p. 139

Capítulo 10 - A Adolescência Hoje, Marcelo Ricardo Pereira / Rose Gurski, p. 155

Capítulo 11 - O Saber e a Sexualidade na Adolescência: o que há de Inédito no Despertar da Primavera, Nádia Laguárdia de Lima, p. 169

Sobre os Autores, p. 183

Índice Alfabético, 189



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento