PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA - NORMALIDADE E PSICOPATOLOGIA

PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA - NORMALIDADE E PSICOPATOLOGIA

Código: 9788532604231 (CO)

Marca: Vozes


Autor: Dinah Martins de Souza Campos

Editora: Vozes

Ano: 2012 - 24ª Edição

4ª reimpressão, 2018

Número de páginas: 183

Categoria principal: Adolescência



item indisponível0 unidades em estoque.
  Avise-me quando disponível

Não disponível

Compre com segurança

Compartilhe

Estuda as características biológicas, cognitivas e emocionais da adolescência; as teorias biogenéticas, antropológicas e psicanalíticas, especialmente a de E. Erickson. Estuda o efeito das drogas e as contribuições de Luella Cole sobre normalidade e psicopatologia.

Prefácio, 9


CAPÍTULO I. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ADOLESCÊNCIA, 11

I. Notícia histórica do estudo da adolescência, 11 / II. O desenvolvimento do interesse em problemas da adolescênciana atualidade, 11 / III. A duração da adolescência, 13/ IV. A mística da adolescência, 16


CAPÍTULO II. ASPECTOS BIOLÓGICOS DA ADOLESCÊNCIA, 18

I. Puberdade ou maturidade sexual, 18 / II. Glândulas endôcrinas, 20 / III. Desenvolvimento do esqueleto, 21 /IV. Crescimento do cabelo e pêlos, 24 / V. Glândulas sudoríparas, 24 / VI. Fatores que atuam para acelerar
ou retardar a puberdade e o fenômeno da prolepse, 25 / VII. Papel da aparência física na auto-avaliação, 27 /VIIII. Alguns efeitos psicolôgicos da maturação sexual precoce e tardia, 28 / IX. Outras transformações da puberdade e efeitos psicossociais, 30


CAPÍTULO III. CARACTERIZAÇÃO GERAL DOS FATORES DETERMINANTES DO FENÔMENO DA ADOLESCÊNCIA, 31

I. Determinismo biogenético e sôcio-cultural, 33 / II. A adolescência na sociedade moderna, 37


CAPÍTULO IV. DESENVOLVIMENTO MENTAL DA ADOLESCÊNCIA, 44

I. Fatores de desenvolvimento mental, 44 / II. Tendências do desenvolvimento da compreensão, 45 /III. O pensamento lógico, 49 / IV. Relação entre capacidade intelectual e auto-realização, 51 / V. Capacidade mental e auto-estima, 52 / VI. Desenvolvimento mental na adolescência, segundo J. Piaget, 53


CAPÍTULO V. DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NA ADOLESCÊNCIA, 60

I. Características de uma experiência emocional, 60 / II. Algumas situações que, provavelmente, provocam emoções na adolescência, 63 / III. Significação das experiências emocionais do adolescente, 66 / IV. Efeito das experiências emocionais no comportamento do adolescente, 73 / V. Desvios emocionais mais frequentes na adolescência, 78


CAPÍTULO VI. TEORIAS DA ADOLESCÊNCIA, 80


CAPÍTULO VII. TEORIA BIOGENÉTICA DA ADOLESCÊNCIA, DE G. STANLEY HALL, 82

I. Caracterização geral da teoria, 82 / II. Contribuições e críticas da obra de Hall, 83


CAPÍTULO VIII. TEORIA ANTROPOLÓGICA DA ADOLESCÊNCIA, 85

I. Notícia histórica, 85 / II. Formulação teórica de Ruth Benedict, 86 / III. A antropologia cultural e algumas questões teóricas, 89 / IV. Implicações educacionais da teoria antropolôgica da adolescência, 91


CAPÍTULO IX. TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO, DE ERIK H. ERIKSON, 95

I. Notícia histórica, 95 / II. Etiologia do comportamento humano, 96 / III. O desenvolvimento e os oito estágios básicos, 98 / IV. Puberdade e adolescência, 100


CAPÍTULO X. DROGAS E IMPLICAÇÕES NA ADOLESCÊNCIA, 105

I. Introdução ao estudo das drogas, 105 / II. Psicologia das drogas, 107 / III. Os hippies e os anjos do inferno típicos do ambiente norte-ameriçano, 109 / IV. O adolescente torna-se um toxicômano, 112 / V. Implicações sociais do uso de drogas, 114 / VI. Repressão às drogas, atitude de pais e mestres, terapia e prevenção, 116


CAPÍTULO XI. BOMBA ATÔMICA, ANTICONCEPCIONAIS, ANTIBIÔTICOS E PADRÕES PATOLÓGICOS NA ADOLESCÊNCIA, CONFORME D. W. WINNICOTT, 120

I. O remédio para a adolescência, 120 / II. Formulação teôrica de Winnicott, 120 / III. O momento para a adolescência, 123 / IV. Três mudanças sociais, 124/ V. A inaceitabilidade da solução falsa, 126 / VI. Necessidades adolescentes, 128 / VIl. A adolescência sadia e os padrões patológicos, 128


CAPÍTULO XII. A SÍNDROME DA ADOLESCÊNCIA NORMAL, CONFORME MAURÍCIO KNOBEL, 133

I. Busca de si mesmo e da identidade, 135 / II. A tendência grupai, 135 / III. Necessidade de intelectualizar e fantasiar, 137 / IV. Crises religiosas, 138 / V. A desorientação temporal, 138 / VI. A evolução sexual do auto-erotismo à heterossexualidade, 139 / VII. Atitude social reivindicatôria, 141 / VIII. Contradições sucessiva em todas as manifestações da conduta, 143 / IX. Separação progressiva dos pais, 144 / X. Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo, 145


CAPÍTULO XIII. NORMALIDADE E ANORMALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, 146

I. Visão da adolescência normal como um estado de perturbação, 146 / II. A natureza adaptativa adolescência normativa, 150 / III. Implicações psicopatolôgicas da formação de sintomas em adolescentes, 156


CAPÍTULO XIV. PADRÕES DE PSICOPATOLOGIA NA ADOLESCÊNCIA, 160

I. Objeções ao diagnôstico de adolescentes, 161 / II. Vantagens do diagnôstico de adolescentes, 162 / III. Contribuições clínicas para classificação, 164 / IV. Classificação diagnóstica na prática clinica, 168


CAPÍTULO XV. PROBLEMAS CONCRETOS DA VIDA DO ADOLESCENTE, SEGUNDO MIRA Y LÔPEZ E LUELLA COLE, 170

I. Estudo de Mira y Lôpez, 170 / II. Estudo de Lucila Cole, 171


Casos para estudo, 176


Bibliografia, 182
 



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento