Autor: Dinah Martins de Souza Campos
Editora: Vozes
Ano: 2012 - 24ª Edição
4ª reimpressão, 2018
Número de páginas: 183
Categoria principal: Adolescência
Estuda as características biológicas, cognitivas e emocionais da adolescência; as teorias biogenéticas, antropológicas e psicanalíticas, especialmente a de E. Erickson. Estuda o efeito das drogas e as contribuições de Luella Cole sobre normalidade e psicopatologia.
Prefácio, 9
CAPÍTULO I. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ADOLESCÊNCIA, 11
I. Notícia histórica do estudo da adolescência, 11 / II. O desenvolvimento do interesse em problemas da adolescênciana atualidade, 11 / III. A duração da adolescência, 13/ IV. A mística da adolescência, 16
CAPÍTULO II. ASPECTOS BIOLÓGICOS DA ADOLESCÊNCIA, 18
I. Puberdade ou maturidade sexual, 18 / II. Glândulas endôcrinas, 20 / III. Desenvolvimento do esqueleto, 21 /IV. Crescimento do cabelo e pêlos, 24 / V. Glândulas sudoríparas, 24 / VI. Fatores que atuam para acelerar
ou retardar a puberdade e o fenômeno da prolepse, 25 / VII. Papel da aparência física na auto-avaliação, 27 /VIIII. Alguns efeitos psicolôgicos da maturação sexual precoce e tardia, 28 / IX. Outras transformações da puberdade e efeitos psicossociais, 30
CAPÍTULO III. CARACTERIZAÇÃO GERAL DOS FATORES DETERMINANTES DO FENÔMENO DA ADOLESCÊNCIA, 31
I. Determinismo biogenético e sôcio-cultural, 33 / II. A adolescência na sociedade moderna, 37
CAPÍTULO IV. DESENVOLVIMENTO MENTAL DA ADOLESCÊNCIA, 44
I. Fatores de desenvolvimento mental, 44 / II. Tendências do desenvolvimento da compreensão, 45 /III. O pensamento lógico, 49 / IV. Relação entre capacidade intelectual e auto-realização, 51 / V. Capacidade mental e auto-estima, 52 / VI. Desenvolvimento mental na adolescência, segundo J. Piaget, 53
CAPÍTULO V. DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NA ADOLESCÊNCIA, 60
I. Características de uma experiência emocional, 60 / II. Algumas situações que, provavelmente, provocam emoções na adolescência, 63 / III. Significação das experiências emocionais do adolescente, 66 / IV. Efeito das experiências emocionais no comportamento do adolescente, 73 / V. Desvios emocionais mais frequentes na adolescência, 78
CAPÍTULO VI. TEORIAS DA ADOLESCÊNCIA, 80
CAPÍTULO VII. TEORIA BIOGENÉTICA DA ADOLESCÊNCIA, DE G. STANLEY HALL, 82
I. Caracterização geral da teoria, 82 / II. Contribuições e críticas da obra de Hall, 83
CAPÍTULO VIII. TEORIA ANTROPOLÓGICA DA ADOLESCÊNCIA, 85
I. Notícia histórica, 85 / II. Formulação teórica de Ruth Benedict, 86 / III. A antropologia cultural e algumas questões teóricas, 89 / IV. Implicações educacionais da teoria antropolôgica da adolescência, 91
CAPÍTULO IX. TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO, DE ERIK H. ERIKSON, 95
I. Notícia histórica, 95 / II. Etiologia do comportamento humano, 96 / III. O desenvolvimento e os oito estágios básicos, 98 / IV. Puberdade e adolescência, 100
CAPÍTULO X. DROGAS E IMPLICAÇÕES NA ADOLESCÊNCIA, 105
I. Introdução ao estudo das drogas, 105 / II. Psicologia das drogas, 107 / III. Os hippies e os anjos do inferno típicos do ambiente norte-ameriçano, 109 / IV. O adolescente torna-se um toxicômano, 112 / V. Implicações sociais do uso de drogas, 114 / VI. Repressão às drogas, atitude de pais e mestres, terapia e prevenção, 116
CAPÍTULO XI. BOMBA ATÔMICA, ANTICONCEPCIONAIS, ANTIBIÔTICOS E PADRÕES PATOLÓGICOS NA ADOLESCÊNCIA, CONFORME D. W. WINNICOTT, 120
I. O remédio para a adolescência, 120 / II. Formulação teôrica de Winnicott, 120 / III. O momento para a adolescência, 123 / IV. Três mudanças sociais, 124/ V. A inaceitabilidade da solução falsa, 126 / VI. Necessidades adolescentes, 128 / VIl. A adolescência sadia e os padrões patológicos, 128
CAPÍTULO XII. A SÍNDROME DA ADOLESCÊNCIA NORMAL, CONFORME MAURÍCIO KNOBEL, 133
I. Busca de si mesmo e da identidade, 135 / II. A tendência grupai, 135 / III. Necessidade de intelectualizar e fantasiar, 137 / IV. Crises religiosas, 138 / V. A desorientação temporal, 138 / VI. A evolução sexual do auto-erotismo à heterossexualidade, 139 / VII. Atitude social reivindicatôria, 141 / VIII. Contradições sucessiva em todas as manifestações da conduta, 143 / IX. Separação progressiva dos pais, 144 / X. Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo, 145
CAPÍTULO XIII. NORMALIDADE E ANORMALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, 146
I. Visão da adolescência normal como um estado de perturbação, 146 / II. A natureza adaptativa adolescência normativa, 150 / III. Implicações psicopatolôgicas da formação de sintomas em adolescentes, 156
CAPÍTULO XIV. PADRÕES DE PSICOPATOLOGIA NA ADOLESCÊNCIA, 160
I. Objeções ao diagnôstico de adolescentes, 161 / II. Vantagens do diagnôstico de adolescentes, 162 / III. Contribuições clínicas para classificação, 164 / IV. Classificação diagnóstica na prática clinica, 168
CAPÍTULO XV. PROBLEMAS CONCRETOS DA VIDA DO ADOLESCENTE, SEGUNDO MIRA Y LÔPEZ E LUELLA COLE, 170
I. Estudo de Mira y Lôpez, 170 / II. Estudo de Lucila Cole, 171
Casos para estudo, 176
Bibliografia, 182
Autor: Gina Khafif Levinzon Editora: Artesã Ano: 2019 Coleção: Clínica Psicanalítica Número de páginas: 164 Categoria Principal: Infância
R$72,00
Por: R$50,40Autor: JENNY AUBRY
Tradução: PROCOPIO ABREU
Editora: COMPANHIA DE FREUD
Ano: 2004
Número de páginas: 400
Categoria Principal: Clínica da Infância e da Adolescência
R$85,00
Por: R$59,50Autor: TANIA ZAGURY
Editora: RECORD
Ano: 2009 16ª Edição
Número de páginas: 313
Categoria Principal: Adolescência
R$48,65
Por: R$34,06O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?