Autor: Marcus Vinícius da Cunha
Editora: Lamparina
Ano: 2008
Número de páginas: 96
Categoria Principal: Psicologia e Educação
até 2x de R$11,90 sem juros
Compartilhe
SUMÁRIO
Introdução 7
CAPÍTULO I Freud - psicanálise e educação 11
A teoria da personalidade 11
A origem das neuroses 13
Uma concepção de educação 14
Para que serve a psicanálise? 15
A psicoterapia psicanalítica 17
O psicoterapeuta e o professor 19
O conceito de libido 21
A teoria do desenvolvimento psicossexual 22
A situação edipiana 24
A superação do Édipo 25
Latência da libido e fase genital 27
Limites e possibilidades da psicanálise na educação 29
Concepções sociais de Freud 31
Educação e sociedade 33
CAPÍTULO II Pavlov, Watson e Skinner - comportamentalismo e educação 37
O afastamento de conceitos não-observáveis 37
Comportamento 38
Uma concepção de educação 40
A aprendizagem segundo Pavlov 41
A aprendizagem segundo Skinner 43
Características técnicas do comportamentalismo 44
Alguns esquemas de reforçamento 47
O comportamentalismo na escola 49
Comportamentalismo e tecnicismo 51
A escola e a fábrica 52
Educação e sociedade 54
CAPÍTULO III Piaget - psicologia genética e educação 57
Um problema epistemológico 57
Uma psicologia da inteligência 58
Uma concepção de educação 60
Assimilação, acomodação e equilibração 62
Biologia e ambiente 64
A teoria do desenvolvimento cognitivo 65
O universo não representado 66
Representação, linguagem e socialização 69
O universo concreto 70
A psicologia genética na escola 72
O universo formal 73
A teoria da sociabilidade 76
Egocentrismo, coação e justiça 77
A cooperação na escola 79
Dilemas construtivistas 81
Educação e sociedade 83
Para concluir, alguns exercícios 85
Leituras recomendadas 91