PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL - COLEÇÃO TEMAS BÁSICOS DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL - COLEÇÃO TEMAS BÁSICOS DE PSICOLOGIA

Código: 9788512621807

Categoria: Infância

Marca: E.P.U.


Autor: MARIA LÚCIA T. M. AMIRALIAN
Editora: EPU
Ano: 1986
2003 - 7ª Reimpressão
Coleção: TEMAS BÁSICOS DE PSICOLOGIA
Número de páginas: 76
Categoria Principal: Infância

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Essa obra se propõe tentar esclarecer os conceitos básicos da psicologia do excepcional e dar uma visão panorâmica dos vários subgrupos compreendidos sob o rótulo de excepcionais. O livro é também reflexo da experiência da autora como docente de Psicologia do Excepcional em cursos de Psicologia e Pedagogia e como terapeuta analista de crianças autistas, cegas e deficientes mentais.

Prefácio geral da Coleção .................................................... VII

Apresentação ..................................................................... IX

1. Conceitos básicos ........................................................... l

1.1. Evolução histórica do conceito ................................... l

1.2. Excepcionalidade como condição ............................. 3

1.3. Conceito de excepcionalidade ..................................... 4

1.4. Características comportamentais dos excepcionais ........... 7

2. Diagnóstico e classificação das excepcionalidades .................. 11

2.1. Importância e necessidade do diagnóstico e da classificação.............. 11

2.2. Classificação ........................................................... 12

2.2.1. Condições intelectuais ...................................... 12

2.2.2. Condições físicas ............................................. 20

2.2.3. Condições sócio-emocionais ............................... 33

3. A excepcionalidade como um fenômeno social ..................... 37

3.1. Excepcionalidade como um papel social ....................... 39

3.2. Segregações ou discriminações .................................... 40

3.3. A rotulagem verbal .................................................. 41

3.4. Incapacidade e inferioridade ...................................... 42

4. A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade ....................................................................... 45

4.1. Motivação para a paternidade .................................... 46

4.2. Os efeitos da atitude familiar no ajustamento e desenvolvimento do indivíduo excepcional .......47

4.3. Os efeitos da presença de uma criança excepcional na dinâmica familiar ................................48

4.3.1. Atitudes dos pais .............................. 49

5. O ajustamento pessoal dos indivíduos excepcionais 53

5.1. O modelo psicanalítico ............................... 54

5.2. Modelo teórico proposto por Rogers ............. 57

5.3. A somatopsicologia e a teoria de campo ....... 58

5.4. Conclusão ............................................... 60

6. Atuação do psicólogo em educação especial, em reabilitação e na
clínica .......................................................................... 63

6.1. O psicólogo na educação especial ................................ 65

6.2. O psicólogo na reabilitação ........................................ 67

6.3. Atuação na clínica ................................................... 70

7. Conclusão ..................................................................... 73

8. Referências bibliográficas ................................................. 75



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