Autor: MARIA LÚCIA T. M. AMIRALIAN
Editora: EPU
Ano: 1986
2003 - 7ª Reimpressão
Coleção: TEMAS BÁSICOS DE PSICOLOGIA
Número de páginas: 76
Categoria Principal: Infância
até 2x de R$14,70 sem juros
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Prefácio geral da Coleção .................................................... VII
Apresentação ..................................................................... IX
1. Conceitos básicos ........................................................... l
1.1. Evolução histórica do conceito ................................... l
1.2. Excepcionalidade como condição ............................. 3
1.3. Conceito de excepcionalidade ..................................... 4
1.4. Características comportamentais dos excepcionais ........... 7
2. Diagnóstico e classificação das excepcionalidades .................. 11
2.1. Importância e necessidade do diagnóstico e da classificação.............. 11
2.2. Classificação ........................................................... 12
2.2.1. Condições intelectuais ...................................... 12
2.2.2. Condições físicas ............................................. 20
2.2.3. Condições sócio-emocionais ............................... 33
3. A excepcionalidade como um fenômeno social ..................... 37
3.1. Excepcionalidade como um papel social ....................... 39
3.2. Segregações ou discriminações .................................... 40
3.3. A rotulagem verbal .................................................. 41
3.4. Incapacidade e inferioridade ...................................... 42
4. A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade ....................................................................... 45
4.1. Motivação para a paternidade .................................... 46
4.2. Os efeitos da atitude familiar no ajustamento e desenvolvimento do indivíduo excepcional .......47
4.3. Os efeitos da presença de uma criança excepcional na dinâmica familiar ................................48
4.3.1. Atitudes dos pais .............................. 49
5. O ajustamento pessoal dos indivíduos excepcionais 53
5.1. O modelo psicanalítico ............................... 54
5.2. Modelo teórico proposto por Rogers ............. 57
5.3. A somatopsicologia e a teoria de campo ....... 58
5.4. Conclusão ............................................... 60
6. Atuação do psicólogo em educação especial, em reabilitação e na
clínica .......................................................................... 63
6.1. O psicólogo na educação especial ................................ 65
6.2. O psicólogo na reabilitação ........................................ 67
6.3. Atuação na clínica ................................................... 70
7. Conclusão ..................................................................... 73
8. Referências bibliográficas ................................................. 75