Autor: GERALDINA PORTO WITTER (ORG.)
Editora: ALÍNEA
Ano: 2004
Número de páginas: 279
Categoria principal: Psicologia e Educação
até 2x de R$12,25 sem juros
Compartilhe
Sumário
Apresentação 7
Parte 1-Perspectivas Teóricas
Capítulo 1-A Psicologia na Formação do Professor 11
Liomar Maria de Souza
Carreira docente 22
Prestígio social 26
A psicologia na formação do professor 28
Capítulo 2 - Auto-estima e Aprendizagem Infantil 41
Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle
O que é, afinal, auto-estima? 44
É possível cuidar da auto-estima precocemente? 4 7
Auto-estima na criança 48
Componentes e fontes de auto-estima 50
Como aumentar a auto-estima da criança? 53
Capítulo 3 - Escrita Criativa: Avaliando Estratégias
e Procedimentos Educacionais Eficazes
para o Ensino Fundamental 59
Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
Estratégias de ensino e a escrita criativa 61
Produção da escrita criativa: procedimentos básicos 65
Estrutura textual 69
Capítulo 4 - Professor: da Formação Inicial
à Competência para Ensinar 77
Nilza Sanches Tessaro
Capítulo 5 - Estimulação em Crianças Atípicas
como Fator de Inclusão 107
Marinez Vanucci Zamai
Leis que regem a estimulação precoce 115
Deficiência mental: conceituação e caracterização 120
Conclusão 125
Capítulo 6 - Educação Física: Ensino e Criatividade 131
Alessandra Rezende Barrionovo
Capítulo 7 - Estresse e Estilos Parentais 151
Cecília Rita Bozzo Gregorutti dos Santos
Estresse 153
Estilos parentais 158
Conclusão 171
Parte 2 - Pesquisas
Capítulo 8 - Orientação: Perspectiva de Orientandos
de Mestrado e Doutorado 179
Lucy Nunes Ratier Martins e Teima Witzig
Método 186
Resultados e discussão 187
Conclusão 192
Capítulo 9 - Características do Orientador
e do Processo de Orientação em Iniciação Científica 195
Marcos Maestri e Marisa Consenza Rodrigues
Introdução 195
Método 199
Resultados e discussão 201
Conclusão 208
Capítulo 10 - Trabalho Docente, Estágio, Aulas, Psicologia
e Perspectivas de Futu ros Professores 211
Liomar Maria de Souza
Introdução 211
Método 213
Resultados e discussão 216
Avaliação do estágio supervisionado 217
Opinião sobre a psicologia na formação docente 221
Conclusão 228
Capítulo 11 - Educação Inclusiva:
Concepções de Professores e Diretores 233
Izabella Mendes SantAna
Método 236
Resultados e discussão 238
Conclusão 244
Capítulo 12 - Desempenho em Escrita
entre Alunos da 4a Série de Escolas Públicas e Particulares 247
Daieny Panhan Theodório
Introdução 247
Método 251
Resultados e discussão 259
Conclusão 277
Sobre os Autores 281