PSICOLOGIA EDUCACIONAL

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Código: 9788577260379

Marca: Artmed


Autor: John W, Santrock

Tradução: Denise Durante / Mônica Rosemberg / Taís Silva Monteiro Ganeo

Revisão técnica: Paula Suzana Gioia / Sandro Almeida

Editora: McGrawHill - Artmed

Ano: 2009 - 3ª edição

Número de páginas: 692

Catregoria Principal: Psicologia e Educação



De: R$244,00
Por: R$170,80
Economia de R$73,20

até 2x de R$85,40 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Esta obra é uma ferramenta para o ensino eficiente. Repleto de relatos de situações vividas, com sucesso, por professores em atividade e com muitos estudos de casos, o texto conduz os estudantes a pensarem criticamente sobre as bases teóricas que sustentam boas práticas de ensino. Um dos objetivos principais do conteúdo deste livro é obter sucesso nos cursos. O uso de complementos que abordam diversidade e tecnologia e outros recursos, como quadros, seções e estudos de casos com temas de grande interesse, complementam o aprendizado, ajudando o estudante a se aprofundar no universo da psicologia educacional. Apresentando muitas situações e atividades do dia-a-dia escolar, Psicologia educacional está fundamentado em pesquisas sólidas e atuais sobre ensino e aprendizagem e fornece uma fonte ampla de bibliografia especializada. É uma obra que enfatiza a aplicação da teoria na prática em sala de aula, buscando formar educadores mais eficientes.

Capítulo 1

Psicologia educacional: uma ferramenta para o ensino eficiente, 1

Explorando a psicologia educacional, 2

Antecedentes históricos, 2

Ensinar: arte e ciência, 4

Ensino eficiente, 6

Conhecimento profissional e habilidades, 6

Comprometimento e motivação, 12

Auto-avaliação 1.1: As melhores e as piores características dos meus professores, 13

Pesquisa em psicologia educacional, 15

Por que a pesquisa é importante, 15

Métodos de pesquisa, 16

Pesquisa de avaliação de programa, pesquisa-ação e o professor-como-pesquisador, 19

Desvende o caso: O caso da escolha de currículo, 22

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 23

Termos-chave, 24

Pasta de atividades, 25

 

Capítulo 2

Desenvolvimento cognitivo e de linguagem, 26

Uma visão geral do desenvolvimento da criança, 27

Explorando o que é desenvolvimento, 27

Processos e períodos, 28

Questões sobre o desenvolvimento, 30

Desenvolvimento e educação, 32

Desenvolvimento cognitivo, 34

O cérebro, 34

A teoria de Piaget, 37

A teoria de Vygotsky, 47

Auto-avaliação 2.1: Aplicando Piaget e Vygotsky em minha sala de aula, 52

Desenvolvimento da linguagem, 54

O que é linguagem?, 54

Influências biológicas e ambientais, 56

Como a linguagem se desenvolve, 59

Desvende o caso: O caso da resenha do livro, 64

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 65

Termos-chave, 67

Pasta de atividades, 68

 

Capítulo 3

Contextos sociais e desenvolvimento socioemocional, 69

Teorias contemporâneas, 70

Teoria ecológica de Bronfernbrenner, 71

Teoria do desenvolvimento de duração da vida de Erikson, 72

Contextos sociais de desenvolvimento, 76

Famílias, 76

Pares, 85

Escolas, 88

Desenvolvimento socioemocional, 97

O eu, 97

Auto-avaliação 3.1: Onde você está agora? Explorando sua identidade, 101

Desenvolvimento moral, 102

Desvende o caso: O caso da briga, 109

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 110

Termos-chave, 112

Pasta de atividades, 112

 

Capítulo 4

Variações individuais, 113

Inteligência, 114

Testes de inteligência individual, 115

Testes individuais versus testes em grupos, 116

Teorias de inteligências múltiplas, 117

Auto-avaliação 4.1: avaliando-me nos oito tipos de inteligência de Gardner, 124

Controvérsias e questões sobre inteligência, 125

 

Estilos de aprendizagem e pensamento, 132

Estilos impulsivo/reflexivo, 133

Estilos profundo/superficial, 133

Personalidade e temperamento, 135

Personalidade, 135

Temperamento, 136

Desvende o caso: O caso dos workshops, 139

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 140

Termos-chave, 141

Pasta de atividades, 142

 

Capítulo 5

Diversidade sociocultural, 143

Cultura e etnicidade, 144

Cultura, 145

Status socioeconômico (SSE), 147

Etnicidade, 150

Bilinguismo, 153

 

Educação multicultural, 157

Habilitando estudantes, 157

Ensino culturalmente relevante, 158

Educação centrada em análise de problemas, 159

Aprimorando as relações entre crianças de diferentes grupos étnicos, 159

A questão sobre se devemos ensinar um conjunto de valores "brancos" básicos, 162

 

Gênero, 165

Visões sobre o desenvolvimento de gênero, 165

Estereótipos de gênero, semelhanças e diferenças, 167

Classificação do papel de gênero, 171

Auto-avaliação 5.1: Qual orientação de papel de gênero apresentarei para meus alunos?, 172

Gênero no contexto, 173

Eliminando o preconceito contra o gênero, 174

Desvende o caso: O caso desses meninos, 178

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 179

Termos-chave, 181

Pasta de atividades, 182

 

Capítulo 6

Alunos que têm deficiência, 183

Quem são as crianças com deficiências?, 184

Dificuldades de aprendizagem, 185

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), 188

Deficiência intelectual, 192

Deficiências físicas, 195

Deficiências sensoriais, 196

Transtornos de fala e linguagem, 197

Transtorno invasivo do desenvolvimento ou transtorno autista, 199

Transtornos emocionais e comportamentais, 200

Auto-avaliação 6.1: Avaliando minha experiência com pessoas que têm variadas deficiências e transtornos, 202

 

Questões educacionais envolvendo crianças com deficiências, 205

Aspectos legais, 205

Inclusão, serviços e pais como parceiros educacionais, 208

Tecnologia, 212

 

Crianças superdotadas, 215

Características, 215

Curso de vida dos superdotados, 215

Educando crianças superdotadas, 216

Desvende o caso: O caso do "o que foi agora?", 220

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 221

Termos-chave, 224

Pasta de atividades, 224

 

Capítulo 7

Abordagens sociocognitiva e comportamental, 225

O que é aprendizagem?, 226

O que é aprendizagem e o que não é, 226

Abordagens da aprendizagem, 227

 

Abordagens comportamentais da aprendizagem, 229

Condicionamento clássico, 229

Condicionamento operante, 231

 

Análise do comportamento aplicada à educação, 235

O que é análise do comportamento aplicada?, 235

Aumentando a ocorrência de comportamentos desejáveis, 235

Diminuindo a ocorrência de comportamentos indesejáveis, 238

Avaliando o condicionamento operante e a análise do comportamento aplicada, 241

 

Abordagens sociocognitivas da aprendizagem, 243

Teoria sociocognitiva de Bandura, 243

Aprendizagem por observação, 244

Auto-avaliação 7.1: Modelos e mentores em minha vida e na vida de meus alunos, 246

Abordagens cognitivo-comportamentais e auto-regulação, 249

Auto-avaliação 7.2: Automonitoramento, 252

Avaliando as abordagens sociocognitivas, 255

Desvende o caso: O caso das consequências, 257

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 258

Termos-chave, 261

Pasta de atividades, 261

 

Capítulo 8

A abordagem de processamento da informação, 262

A natureza da abordagem do processamento da informação, 263

Informação, memória e raciocínio, 264

Recursos cognitivos: capacidade e velocidade de processamento das informações, 264

Mecanismos de mudança, 265

 

Atenção, 266

O que é atenção?, 267

Mudanças do desenvolvimento, 267

 

Memória, 270

O que é memória, 270

Codificação, 270

Armazenamento, 273

Resgate e esquecimento, 278

 

Especialidade, 283

Especialidade e aprendizado, 283

Auto-avaliação 8.1: Quão eficientes são minhas estratégias de memória e estudo?, 288

Adquirindo especialidade, 288

Especialidade e ensino, 289

 

Metacognição, 291

Mudanças no desenvolvimento, 291

O modelo de processamento de boa informação de Pressley, 293

Estratégias e regulação metacognitiva, 293

Desvende o caso: O caso do teste, 296

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 297

Termos-chave, 299

Pasta de atividades, 300

 

Capítulo 9

Processos cognitivos complexos, 301

Compreensão conceitual, 302

O que são conceitos, 302

Promovendo a formação de conceitos, 303

 

Pensamento, 306

O que é o pensamento, 306

Raciocínio, 307

Pensamento crítico, 308

Tomada de decisão, 309

Pensamento criativo, 314

Auto-avaliação 9.1: Qual é o meu nível de aproveitamento no que diz respeito a pensar criativamente?, 317

 

Resolução de problemas, 319

Passos para a resolução de problemas, 319

Obstáculos na resolução de problemas, 321

Mudanças desenvolvimentais, 321

Aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos, 322

Auto-avaliação 9.2: qual nível de eficiência têm meu pensamento e minhas estratégias de resolução de problemas?, 325

 

Transferência, 327

O que é transferência?, 327

Tipos de transferência, 327

Desvende o caso: O caso do teste de estatística, 331

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 332

Termos-chave, 334

Pasta de atividades, 334

 

Capítulo 10

Abordagens socioconstrutivistas, 335

Abordagens socioconstrutivistas de ensino, 336

O socioconstrutivismo no contexto geral do construtivismo, 336

Cognição situada, 338

Professores e pares como conjunto de colaboradores para o aprendizado dos estudantes, 339

Andaime, 339

Aprendizado cognitivo, 340

Tutoria, 340

Aprendizagem cooperativa, 345

Estruturando o trabalho em pequenos grupos, 349

Compondo o grupo, 349

Habilidades para a criação de equipe, 350

Estruturando a interação grupal, 350

Auto-avaliação 10.1: avaliação de minhas experiências socioconstrutivistas, 352

Programas socioconstrutivistas, 354

Fostering a Community of Learnears- FCL, 354

Schools for Thought, 355

A Collaborative School, 357

Desvende o caso: O caso da sala de aula construtivista, 360

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 361

Termos-chave, 362

Pasta de atividades, 363

 

Capítulo 11

Aprendizagem e cognição nas áreas de conteúdo, 364

Conhecimento especializado e conhecimento de conteúdo pedagógico, 365

Leitura, 367

Um modelo desenvolvimental de leitura, 367

Sistemas de regras de linguagem, 368

Abordagens de leitura, 369

Abordagens cognitivas, 370

Abordagens socioconstrutivistas, 372

 

Escrita, 375

Mudanças desenvolvimentais, 375

Abordagens cognitivas, 376

Abordagens socioconstrutivistas, 378

Auto-avaliação 11.1: Avaliando minhas experiências de escrita e leitura, 380

 

Matemática, 383

Mudanças desenvolvimentais, 383

Controvérsias no ensino da matemática, 384

Processos cognitivos, 385

Alguns princípios construtivistas, 385

Tecnologia e ensino de matemática, 386

 

Ciências, 389

Educação em ciências, 389

Estratégias construtivistas de ensino, 390

 

Estudos sociais, 394

O que são os estudos sociais?, 394

Abordagens construtivistas, 397

Desvende o caso: O caso do currículo construtivista de matemática, 400

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 401

Termos-chave, 403

Pasta de atividades, 404

 

Capítulo 12

Planejamento, ensino e tecnologia, 405

Planejamento, 406

Planejamento de ensino, 406

Planejamento e períodos de execução, 407

Ensino e planejamento de aula centrados no professor, 410

Planejamento de aula centrada no professor, 410

Ensino direto, 414

Estratégias de ensino centradas no professor, 416

Avaliação do ensino centrado no professor, 421

Ensino e planejamento de aula centrados no aluno, 423

Princípios centrados no aluno, 423

Algumas estratégias de ensino centradas no aluno, 427

Avaliação doensino centrado no aluno, 430

Tecnologia e educação, 433

A revolução tecnológica e a Internet, 433

Padrões para os estudantes alfabetizados em tecnologia, 434

Ensino, aprendizagem e tecnologia, 437

Tecnologia e diversidade sociocultural, 438

Auto-avaliação 12.1: Avaliação de minhas habilidades tecnológicas e atitudes, 439

O futuro da tecnologia nas escolas, 440

Desvende o caso: O caso do grande debate, 445

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 446

Termos-chave, 448

Pasta de atividades, 448

 

Capítulo 13

Motivação, ensino e aprendizagem, 449

Explorando a motivação, 450

O que é motivação, 451

Perspectivas sobre a motivação, 451

Processos do rendimento, 454

Motivação extrínseca e intrínseca, 454

Atribuição, 459

Motivação excelência, 461

Auto-eficácia, 462

Definição de objetivos, planejamento e automonitoramento, 464

Expectativas, 465

Motivação, realcionamentos e contextos socioculturais, 468

Motivos sociais, 468

Relacionamentos sociais, 469

Contextos socioculturais, 472

Estudantes com problemas de rendimento, 475

Estudantes com baixo rendimento e com baixa expectativa de sucesso, 475

Estudantes que protegem seu autoconceito evitando fracassos, 476

Estudantes que procrastinam, 477

Estudantes perfeccionistas, 477

Estudantes com alto nível de ansiedade, 478

Estudantes desinteressados ou alienados, 479

Auto-avaliação 13.1: Avaliando minha motivação, 482

Desvende o caso: O caso do programa de incentivo à leitura, 483

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 484

Termos-chave, 487

Pasta de atividades, 487

 

Capítulo 14

Gerenciando a sala de aula, 488

Por que a sala de aula deve ser gerenciada eficientemente, 489

Aspectos do gerenciamento nas salas de aula do ensino fundamental e médio, 490

A sala de aula lotado, complexa e potencialmente caótica, 491

começando do jeito certo, 492

Enfatizando o ensino e o clima positivo em sala de aula, 492

Objetivos e estratégias de gerenciamento, 494

Planejando o ambiente físico da sala de aula, 496

Princípios da organização da sala de aula, 496

Estilo de organização, 497

Criando um ambiente positivo para a aprendizagem, 500

Estratégias gerais, 500

Criando, ensinando e mantendo regras e procedimentos, 500

Obtendo a cooperação dos estudantes, 503

Sendo um bom comunicador, 507

Habilidades de falar em público, 507

Habilidades de ouvir, 510

Comunicação não-verbal, 511

Auto-avaliação 14.1: Avaliando minhas habilidades de comunicação, 513

Lidando com problemas de comportamento, 515

Estratégias de gerenciamento, 515

Lidando com a agressividade, 517

Programas para a sala de aula e a escola, 520

Desvende o caso: O caso do aluno tagarela, 252

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 526

Termos-chave, 528

Pasta de atividades, 529

 

Capítulo 15

Testes padronizados e ensino, 530

A natureza dos testes padronizados, 531

Testes padronizados e seus propósitos, 531

Critérios para avaliar testes padronizados, 533

 

Testes de aptidão e de rendimento, 536

Comparar testes de aptidão e de rendimento, 537

Tipos de testes padronizados de rendimento, 537

Testes estaduais padronizados baseados em padroes de alto valor, 538

Testes distritais e nacionais nos Estados Unidos, 540

Testes padronizados para candidatos a professor, 544

 

Os papéis do professor, 547

Preparar os estudantes para realizar testes padronizados, 547

Aplicar testes padronizados, 548

Entender e interpretar os resultados dos testes, 549

Auto-avaliação 15.1: Avaliando meu conhecimento e habilidades em cálculo de medidas de tendência central e variabilidade, 551

Utilizar os resultados dos testes padronizados para planejar e aprimorar o ensino, 555

Controvérsias nos testes padronizados, 557

Testes padronizados, avaliações alternativas e teste de alto valor, 557

Diversidade e testes padronizados, 559

Desvende o caso: O caso dos testes padronizados, 560

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 561

termos-chave, 563

Pasta de atividades, 564

 

Capítulo 16

Avaliação em sala de aula, 565

A sala de aula como um contexto de avaliação, 566

A avaliação como parte integral do ensino, 567

Tornando a avaliação compatível com visões contemporâneas de aprendizagem e motivação, 569

Criando metas de aprendizagem claras apropriadas, 570

Estabelecendo avaliações de alta qualidade, 571

Tendências atuais, 573

Testes tradicionais, 576

Questões de seleção de resposta, 576

Questões de construção de resposta, 581

Avaliações alternativas, 583

Tendências da avaliação alternativa, 583

Avaliação de desempenho, 584

Avaliação de portfólio, 588

Auto-avaliação 16.1: Planejando minha filosofia de avaliação de sala de aula, 592

Atribuindo notas e relatando desempenho, 593

Finalidade da atribuição de notas, 593

Componentes de um sistema de atribuição de notas, 593

Relatando o progresso e as notas dos estudantes aos pais, 595

Algumas questões relacionadas à atribuição de notas, 596

Computadores e avaliação, 598

Usando computadores para avaliação, 598

Elaborando, imprimindo, aplicando e pontuando testes, 599

Portfólios eletrônicos, 599

Manutenção de registros, 600

Avaliação baseada na Web, 601

Desvende o caso: O caso do projeto, 603

Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 604

Termos-chave, 606

Pasta de atividades, 607

Glossário, 611

Referências, 621

Créditos, 671

Índice de nomes, 675

Índice remissivo, 685



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento