Autor: John W, Santrock
Tradução: Denise Durante / Mônica Rosemberg / Taís Silva Monteiro Ganeo
Revisão técnica: Paula Suzana Gioia / Sandro Almeida
Editora: McGrawHill - Artmed
Ano: 2009 - 3ª edição
Número de páginas: 692
Catregoria Principal: Psicologia e Educação
até 2x de R$85,40 sem juros
Esta obra é uma ferramenta para o ensino eficiente. Repleto de relatos de situações vividas, com sucesso, por professores em atividade e com muitos estudos de casos, o texto conduz os estudantes a pensarem criticamente sobre as bases teóricas que sustentam boas práticas de ensino. Um dos objetivos principais do conteúdo deste livro é obter sucesso nos cursos. O uso de complementos que abordam diversidade e tecnologia e outros recursos, como quadros, seções e estudos de casos com temas de grande interesse, complementam o aprendizado, ajudando o estudante a se aprofundar no universo da psicologia educacional. Apresentando muitas situações e atividades do dia-a-dia escolar, Psicologia educacional está fundamentado em pesquisas sólidas e atuais sobre ensino e aprendizagem e fornece uma fonte ampla de bibliografia especializada. É uma obra que enfatiza a aplicação da teoria na prática em sala de aula, buscando formar educadores mais eficientes.
Capítulo 1
Psicologia educacional: uma ferramenta para o ensino eficiente, 1
Explorando a psicologia educacional, 2
Antecedentes históricos, 2
Ensinar: arte e ciência, 4
Ensino eficiente, 6
Conhecimento profissional e habilidades, 6
Comprometimento e motivação, 12
Auto-avaliação 1.1: As melhores e as piores características dos meus professores, 13
Pesquisa em psicologia educacional, 15
Por que a pesquisa é importante, 15
Métodos de pesquisa, 16
Pesquisa de avaliação de programa, pesquisa-ação e o professor-como-pesquisador, 19
Desvende o caso: O caso da escolha de currículo, 22
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 23
Termos-chave, 24
Pasta de atividades, 25
Capítulo 2
Desenvolvimento cognitivo e de linguagem, 26
Uma visão geral do desenvolvimento da criança, 27
Explorando o que é desenvolvimento, 27
Processos e períodos, 28
Questões sobre o desenvolvimento, 30
Desenvolvimento e educação, 32
Desenvolvimento cognitivo, 34
O cérebro, 34
A teoria de Piaget, 37
A teoria de Vygotsky, 47
Auto-avaliação 2.1: Aplicando Piaget e Vygotsky em minha sala de aula, 52
Desenvolvimento da linguagem, 54
O que é linguagem?, 54
Influências biológicas e ambientais, 56
Como a linguagem se desenvolve, 59
Desvende o caso: O caso da resenha do livro, 64
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 65
Termos-chave, 67
Pasta de atividades, 68
Capítulo 3
Contextos sociais e desenvolvimento socioemocional, 69
Teorias contemporâneas, 70
Teoria ecológica de Bronfernbrenner, 71
Teoria do desenvolvimento de duração da vida de Erikson, 72
Contextos sociais de desenvolvimento, 76
Famílias, 76
Pares, 85
Escolas, 88
Desenvolvimento socioemocional, 97
O eu, 97
Auto-avaliação 3.1: Onde você está agora? Explorando sua identidade, 101
Desenvolvimento moral, 102
Desvende o caso: O caso da briga, 109
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 110
Termos-chave, 112
Pasta de atividades, 112
Capítulo 4
Variações individuais, 113
Inteligência, 114
Testes de inteligência individual, 115
Testes individuais versus testes em grupos, 116
Teorias de inteligências múltiplas, 117
Auto-avaliação 4.1: avaliando-me nos oito tipos de inteligência de Gardner, 124
Controvérsias e questões sobre inteligência, 125
Estilos de aprendizagem e pensamento, 132
Estilos impulsivo/reflexivo, 133
Estilos profundo/superficial, 133
Personalidade e temperamento, 135
Personalidade, 135
Temperamento, 136
Desvende o caso: O caso dos workshops, 139
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 140
Termos-chave, 141
Pasta de atividades, 142
Capítulo 5
Diversidade sociocultural, 143
Cultura e etnicidade, 144
Cultura, 145
Status socioeconômico (SSE), 147
Etnicidade, 150
Bilinguismo, 153
Educação multicultural, 157
Habilitando estudantes, 157
Ensino culturalmente relevante, 158
Educação centrada em análise de problemas, 159
Aprimorando as relações entre crianças de diferentes grupos étnicos, 159
A questão sobre se devemos ensinar um conjunto de valores "brancos" básicos, 162
Gênero, 165
Visões sobre o desenvolvimento de gênero, 165
Estereótipos de gênero, semelhanças e diferenças, 167
Classificação do papel de gênero, 171
Auto-avaliação 5.1: Qual orientação de papel de gênero apresentarei para meus alunos?, 172
Gênero no contexto, 173
Eliminando o preconceito contra o gênero, 174
Desvende o caso: O caso desses meninos, 178
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 179
Termos-chave, 181
Pasta de atividades, 182
Capítulo 6
Alunos que têm deficiência, 183
Quem são as crianças com deficiências?, 184
Dificuldades de aprendizagem, 185
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), 188
Deficiência intelectual, 192
Deficiências físicas, 195
Deficiências sensoriais, 196
Transtornos de fala e linguagem, 197
Transtorno invasivo do desenvolvimento ou transtorno autista, 199
Transtornos emocionais e comportamentais, 200
Auto-avaliação 6.1: Avaliando minha experiência com pessoas que têm variadas deficiências e transtornos, 202
Questões educacionais envolvendo crianças com deficiências, 205
Aspectos legais, 205
Inclusão, serviços e pais como parceiros educacionais, 208
Tecnologia, 212
Crianças superdotadas, 215
Características, 215
Curso de vida dos superdotados, 215
Educando crianças superdotadas, 216
Desvende o caso: O caso do "o que foi agora?", 220
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 221
Termos-chave, 224
Pasta de atividades, 224
Capítulo 7
Abordagens sociocognitiva e comportamental, 225
O que é aprendizagem?, 226
O que é aprendizagem e o que não é, 226
Abordagens da aprendizagem, 227
Abordagens comportamentais da aprendizagem, 229
Condicionamento clássico, 229
Condicionamento operante, 231
Análise do comportamento aplicada à educação, 235
O que é análise do comportamento aplicada?, 235
Aumentando a ocorrência de comportamentos desejáveis, 235
Diminuindo a ocorrência de comportamentos indesejáveis, 238
Avaliando o condicionamento operante e a análise do comportamento aplicada, 241
Abordagens sociocognitivas da aprendizagem, 243
Teoria sociocognitiva de Bandura, 243
Aprendizagem por observação, 244
Auto-avaliação 7.1: Modelos e mentores em minha vida e na vida de meus alunos, 246
Abordagens cognitivo-comportamentais e auto-regulação, 249
Auto-avaliação 7.2: Automonitoramento, 252
Avaliando as abordagens sociocognitivas, 255
Desvende o caso: O caso das consequências, 257
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 258
Termos-chave, 261
Pasta de atividades, 261
Capítulo 8
A abordagem de processamento da informação, 262
A natureza da abordagem do processamento da informação, 263
Informação, memória e raciocínio, 264
Recursos cognitivos: capacidade e velocidade de processamento das informações, 264
Mecanismos de mudança, 265
Atenção, 266
O que é atenção?, 267
Mudanças do desenvolvimento, 267
Memória, 270
O que é memória, 270
Codificação, 270
Armazenamento, 273
Resgate e esquecimento, 278
Especialidade, 283
Especialidade e aprendizado, 283
Auto-avaliação 8.1: Quão eficientes são minhas estratégias de memória e estudo?, 288
Adquirindo especialidade, 288
Especialidade e ensino, 289
Metacognição, 291
Mudanças no desenvolvimento, 291
O modelo de processamento de boa informação de Pressley, 293
Estratégias e regulação metacognitiva, 293
Desvende o caso: O caso do teste, 296
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 297
Termos-chave, 299
Pasta de atividades, 300
Capítulo 9
Processos cognitivos complexos, 301
Compreensão conceitual, 302
O que são conceitos, 302
Promovendo a formação de conceitos, 303
Pensamento, 306
O que é o pensamento, 306
Raciocínio, 307
Pensamento crítico, 308
Tomada de decisão, 309
Pensamento criativo, 314
Auto-avaliação 9.1: Qual é o meu nível de aproveitamento no que diz respeito a pensar criativamente?, 317
Resolução de problemas, 319
Passos para a resolução de problemas, 319
Obstáculos na resolução de problemas, 321
Mudanças desenvolvimentais, 321
Aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos, 322
Auto-avaliação 9.2: qual nível de eficiência têm meu pensamento e minhas estratégias de resolução de problemas?, 325
Transferência, 327
O que é transferência?, 327
Tipos de transferência, 327
Desvende o caso: O caso do teste de estatística, 331
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 332
Termos-chave, 334
Pasta de atividades, 334
Capítulo 10
Abordagens socioconstrutivistas, 335
Abordagens socioconstrutivistas de ensino, 336
O socioconstrutivismo no contexto geral do construtivismo, 336
Cognição situada, 338
Professores e pares como conjunto de colaboradores para o aprendizado dos estudantes, 339
Andaime, 339
Aprendizado cognitivo, 340
Tutoria, 340
Aprendizagem cooperativa, 345
Estruturando o trabalho em pequenos grupos, 349
Compondo o grupo, 349
Habilidades para a criação de equipe, 350
Estruturando a interação grupal, 350
Auto-avaliação 10.1: avaliação de minhas experiências socioconstrutivistas, 352
Programas socioconstrutivistas, 354
Fostering a Community of Learnears- FCL, 354
Schools for Thought, 355
A Collaborative School, 357
Desvende o caso: O caso da sala de aula construtivista, 360
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 361
Termos-chave, 362
Pasta de atividades, 363
Capítulo 11
Aprendizagem e cognição nas áreas de conteúdo, 364
Conhecimento especializado e conhecimento de conteúdo pedagógico, 365
Leitura, 367
Um modelo desenvolvimental de leitura, 367
Sistemas de regras de linguagem, 368
Abordagens de leitura, 369
Abordagens cognitivas, 370
Abordagens socioconstrutivistas, 372
Escrita, 375
Mudanças desenvolvimentais, 375
Abordagens cognitivas, 376
Abordagens socioconstrutivistas, 378
Auto-avaliação 11.1: Avaliando minhas experiências de escrita e leitura, 380
Matemática, 383
Mudanças desenvolvimentais, 383
Controvérsias no ensino da matemática, 384
Processos cognitivos, 385
Alguns princípios construtivistas, 385
Tecnologia e ensino de matemática, 386
Ciências, 389
Educação em ciências, 389
Estratégias construtivistas de ensino, 390
Estudos sociais, 394
O que são os estudos sociais?, 394
Abordagens construtivistas, 397
Desvende o caso: O caso do currículo construtivista de matemática, 400
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 401
Termos-chave, 403
Pasta de atividades, 404
Capítulo 12
Planejamento, ensino e tecnologia, 405
Planejamento, 406
Planejamento de ensino, 406
Planejamento e períodos de execução, 407
Ensino e planejamento de aula centrados no professor, 410
Planejamento de aula centrada no professor, 410
Ensino direto, 414
Estratégias de ensino centradas no professor, 416
Avaliação do ensino centrado no professor, 421
Ensino e planejamento de aula centrados no aluno, 423
Princípios centrados no aluno, 423
Algumas estratégias de ensino centradas no aluno, 427
Avaliação doensino centrado no aluno, 430
Tecnologia e educação, 433
A revolução tecnológica e a Internet, 433
Padrões para os estudantes alfabetizados em tecnologia, 434
Ensino, aprendizagem e tecnologia, 437
Tecnologia e diversidade sociocultural, 438
Auto-avaliação 12.1: Avaliação de minhas habilidades tecnológicas e atitudes, 439
O futuro da tecnologia nas escolas, 440
Desvende o caso: O caso do grande debate, 445
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 446
Termos-chave, 448
Pasta de atividades, 448
Capítulo 13
Motivação, ensino e aprendizagem, 449
Explorando a motivação, 450
O que é motivação, 451
Perspectivas sobre a motivação, 451
Processos do rendimento, 454
Motivação extrínseca e intrínseca, 454
Atribuição, 459
Motivação excelência, 461
Auto-eficácia, 462
Definição de objetivos, planejamento e automonitoramento, 464
Expectativas, 465
Motivação, realcionamentos e contextos socioculturais, 468
Motivos sociais, 468
Relacionamentos sociais, 469
Contextos socioculturais, 472
Estudantes com problemas de rendimento, 475
Estudantes com baixo rendimento e com baixa expectativa de sucesso, 475
Estudantes que protegem seu autoconceito evitando fracassos, 476
Estudantes que procrastinam, 477
Estudantes perfeccionistas, 477
Estudantes com alto nível de ansiedade, 478
Estudantes desinteressados ou alienados, 479
Auto-avaliação 13.1: Avaliando minha motivação, 482
Desvende o caso: O caso do programa de incentivo à leitura, 483
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 484
Termos-chave, 487
Pasta de atividades, 487
Capítulo 14
Gerenciando a sala de aula, 488
Por que a sala de aula deve ser gerenciada eficientemente, 489
Aspectos do gerenciamento nas salas de aula do ensino fundamental e médio, 490
A sala de aula lotado, complexa e potencialmente caótica, 491
começando do jeito certo, 492
Enfatizando o ensino e o clima positivo em sala de aula, 492
Objetivos e estratégias de gerenciamento, 494
Planejando o ambiente físico da sala de aula, 496
Princípios da organização da sala de aula, 496
Estilo de organização, 497
Criando um ambiente positivo para a aprendizagem, 500
Estratégias gerais, 500
Criando, ensinando e mantendo regras e procedimentos, 500
Obtendo a cooperação dos estudantes, 503
Sendo um bom comunicador, 507
Habilidades de falar em público, 507
Habilidades de ouvir, 510
Comunicação não-verbal, 511
Auto-avaliação 14.1: Avaliando minhas habilidades de comunicação, 513
Lidando com problemas de comportamento, 515
Estratégias de gerenciamento, 515
Lidando com a agressividade, 517
Programas para a sala de aula e a escola, 520
Desvende o caso: O caso do aluno tagarela, 252
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 526
Termos-chave, 528
Pasta de atividades, 529
Capítulo 15
Testes padronizados e ensino, 530
A natureza dos testes padronizados, 531
Testes padronizados e seus propósitos, 531
Critérios para avaliar testes padronizados, 533
Testes de aptidão e de rendimento, 536
Comparar testes de aptidão e de rendimento, 537
Tipos de testes padronizados de rendimento, 537
Testes estaduais padronizados baseados em padroes de alto valor, 538
Testes distritais e nacionais nos Estados Unidos, 540
Testes padronizados para candidatos a professor, 544
Os papéis do professor, 547
Preparar os estudantes para realizar testes padronizados, 547
Aplicar testes padronizados, 548
Entender e interpretar os resultados dos testes, 549
Auto-avaliação 15.1: Avaliando meu conhecimento e habilidades em cálculo de medidas de tendência central e variabilidade, 551
Utilizar os resultados dos testes padronizados para planejar e aprimorar o ensino, 555
Controvérsias nos testes padronizados, 557
Testes padronizados, avaliações alternativas e teste de alto valor, 557
Diversidade e testes padronizados, 559
Desvende o caso: O caso dos testes padronizados, 560
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 561
termos-chave, 563
Pasta de atividades, 564
Capítulo 16
Avaliação em sala de aula, 565
A sala de aula como um contexto de avaliação, 566
A avaliação como parte integral do ensino, 567
Tornando a avaliação compatível com visões contemporâneas de aprendizagem e motivação, 569
Criando metas de aprendizagem claras apropriadas, 570
Estabelecendo avaliações de alta qualidade, 571
Tendências atuais, 573
Testes tradicionais, 576
Questões de seleção de resposta, 576
Questões de construção de resposta, 581
Avaliações alternativas, 583
Tendências da avaliação alternativa, 583
Avaliação de desempenho, 584
Avaliação de portfólio, 588
Auto-avaliação 16.1: Planejando minha filosofia de avaliação de sala de aula, 592
Atribuindo notas e relatando desempenho, 593
Finalidade da atribuição de notas, 593
Componentes de um sistema de atribuição de notas, 593
Relatando o progresso e as notas dos estudantes aos pais, 595
Algumas questões relacionadas à atribuição de notas, 596
Computadores e avaliação, 598
Usando computadores para avaliação, 598
Elaborando, imprimindo, aplicando e pontuando testes, 599
Portfólios eletrônicos, 599
Manutenção de registros, 600
Avaliação baseada na Web, 601
Desvende o caso: O caso do projeto, 603
Atingindo seus objetivos de aprendizagem, 604
Termos-chave, 606
Pasta de atividades, 607
Glossário, 611
Referências, 621
Créditos, 671
Índice de nomes, 675
Índice remissivo, 685
Tradução: Raquel Camargo, Sebastião Nascimento Editora: UBU Número de páginas: 320
R$52,43
ou 2x R$26,22 sem juros
1 dia por página;
agenda permanente;
marcador de página com fitilho;
formato(mm) 145x205, miolo 1x1, gramatura 63g/m²
Material: Aço Zincado
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?