Autor: David Fontana
Editora: Loyola
Ano: 1998
Nº páginas: 414
Categoria Principal: Psicologia e Educação
Compartilhe
Sumário
Introdução à primeira edição 9
Introdução à segunda edição 13
Introdução à terceira edição 15
PARTE I - OS PRIMEIROS ANOS
Capítulo 1. Desenvolvimento social inicial 19
A criança em casa 19
A natureza do aprendizado social inicial 25
A família 36
Questões específicas na sala de aula 43
O lar e a escola 46
Bibliografia 46
Questões 48
Leitura indicada 48
Capítulo 2. Brincadeira 51
A finalidade da brincadeira 51
A natureza da brincadeira 52
Brincadeira e aprendizado 55
Brincadeira e currículo 57
Bibliografia 61
Questões 62
Leitura indicada 63
PARTE II - FATORES COGNITIVOS E APRENDIZADO
Capítulo 3. Formação de conceitos e desenvolvimento cognitivo 67
Pensamento e educação 67
O trabalho de Piaget 67
Críticas a Piaget 74
Outras abordagens do desenvolvimento cognitivo 77
Desenvolvimento cognitivo e a sala de aula 81
Bibliografia 85
Questões 86
Leitura indicada 86
Capítulo 4. Linguagem 89
O começo da linguagem 89
Incentivo à linguagem inicial 94
Linguagem e escola 95
Ampliação das habilidades lingüísticas 102
Leitura e escrita 105
Linguagem e inteligência 106
Bibliografia 106
Questões 107
Leitura indicado 108
Capítulo 5. Inteligência 109
O que é inteligência? 109
A medida da inteligência 109
Modelos de inteligência 117
Pode-se aumentar o QI? 120
A inteligência é herdada? 128
Inteligência e grupos étnicos 132
Inteligência e fatores socioeconômicos 135
Diferenças de sexo e inteligência 136
Bibliografia 138
Questões 139
Leitura indicada 140
Capítulo 6. Criatividade 141
O que é criatividade? 141
Testes de pensamento divergente 144
O ato criativo 145
A criatividade e a escola 148
Bibliografia 152
Questões 153
Leitura indicada 153
Capítulo 7. Aprendizado 155
O que é o aprendizado? 155
Teorias do aprendizado 157
A natureza do aprendiz 161
A natureza do material a ser aprendido 171
Avaliação 176
A natureza do processo de aprendizado 178
Administração do processo de aprendizado 184
Bibliografia 193
Questões 195
Leitura indicado 195
PARTE III - FATORES AFETIVOS
Capítulo 8. Personalidade 201
As origens da personalidade 201
Abordagens da personalidade 204
Traços de personalidade 205
Traços de personalidade e aprendizado 209
Modificação de traços de personalidade 213
Estilo cognitivo 216
Estados de personalidade 221
A abordagem psicodinâmica 225
Personalidade e motivação 230
A reação do professor ao sucesso e fracasso das crianças 237
Humor 237
Interesse 240
Atitudes 242
Bibliografia 247
Questões 249
Leitura indicada 249
Capítulo 9. Valores e desenvolvimento moral 251
O que são moralidade e valores? 251
As origens de sistemas de valores 251
O papel do professor 257
Alguns problemas morais específicos 258
Ensino do comportamento moral 260
Bibliografia 261
Questões 262
Leitura indicada 262
Capítulo 10. O self 265
Definição do self 265
A teoria do self de Carl Rogers 269
Medida do self 271
George Kelly e o self 272
Auto-estima 276
Incentivo à auto-estima 281
Avaliação da auto-estima 282
Maturidade pessoal 284
Maturidade pessoal e escola 287
Identidade 290
Saber e ser 293
Bibliografia 295
Questões 295
Leitura indicada 296
PARTE IV - INTERAÇÃO SOCIAL, RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO
E PERSONALIDADE DO PROFESSOR
Capítulo 11. Comportamento social e habilidades sociais 301
Interações diádicas 301
Status social 304
Conformidade social 308
A aula como encontro social 313
Papéis sociais 321
Padrões de amizade na sala de aula 326
Habilidades sociais 335
Bibliografia 342
Questões 343
Leitura indicado 344
Capítulo 12. Orientação e aconselhamento educacional 347
Aconselhamento na escola 347
O processo de aconselhamento 351
Orientação vocacional 358
Bibliografia 366
Questões 366
Leitura indicado 367
Capítulo 13. Controle e administração da classe 369
Comportamento problemático 369
Técnicas de modificação de comportamento 371
Outros aspectos do controle e administração da classe 383
A aplicação do castigo 388
Problemas de comportamento de grupo 392
Recusa à escola 394
Bibliografia 396
Questões 396
Leitura indicado 397
Capítulo 14. Personalidade, características e estresse do professor 399
Efetividade do professor 399
Estresse do professor 407
Bibliografia 413
Questões 413
Leitura indicado 414