PSICANÁLISE COM CRIANÇAS - PERSPECTIVAS TEÓRICO-CLÍNICAS

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS - PERSPECTIVAS TEÓRICO-CLÍNICAS

Código: 9788570740465 (CO)

Marca: Artesã


Organizadoras: Adela Stoppel de Gueller / Audrey Setton Lopes de Souza
Editora: Artesã
Ano: 2020 / 2ª edição
Número de páginas: 282
Categoria Principal:


R$89,00

até 2x de R$44,50 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Os textos que compõem este volume foram produzidos pelos professores do curso de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae. A longa experiência didática e clínica acumulada resulta numa visão abrangente dos temas fundamentais. Através do diálogo entre diferentes perspectivas teóricas, este livro pretende proporcionar ferramentas conceituais para os profissionais que se iniciam na clínica psicanalítica com crianças.
Perpassa os textos um eixo histórico que permite acompanhar o contexto em que foram surgindo os principais autores nesse campo e mostra diferentes leituras do caso inaugural – o do pequeno Hans -; há também um eixo temático que, através do brincar,da transferência e da interpretação, aborda as especificidades da psicanálise de crianças.

Psicanálise com crianças – Perspectivas teórico clínicas

Prefácio (Flávio Ferraz); 7

Introdução (Adela Stoppel de Gueller e Audrey Setton Lopes de Souza – organizadoras); 11

Parte I – História

Capítulo 1

Psicanálise com crianças: histórias que configuram um campo (Maria Dias Soares e Mary Ono); 19

Bibliografia; 50

Parte II – Caso Hans: Leituras

Capítulo 2

Caso Hans: Um encontro de Freud com a psicanálise da criança (Maria José Porto Bugni); 55

Bibliografia; 74

Capítulo 3

O pequeno Hans: Um diálogo entre Freud e Klein (Elsa Vera Kunze Post Susemihl); 75

Bibliografia; 86

Capítulo 4

Caso Hans: O passo de Freud a Lacan (Adelam Stoppel de Gueller); 87

Bibliografia; 97

Parte III – Especificidade da clínica psicanalítica com crianças

Capítulo 5

Especificidade da clínica psicanalítica com crianças: uma diversidade de olhares

(Ada Morgenstern, Afrânio de Matos Ferreira e Marcia Porto Ferreira); 101

Bibliografia; 121

Parte IV - Brincar

Capítulo 6

Melanie Klein e o brincar levado a sério: rumo à possibilidade de análise com crianças

(Audrey Setton Lopes de Souza); 125

Bibliografia; 136

Capítulo 7

No caminho da transcionalidade: brincando criamos o mundo 

(Magaly Miranda Marconato Callia); 137

Bibliografia; 152

Capítulo 8 

O jogo do jogo (Adela Stoppel de Gueller); 153

Bibliografia; 169

Parte V - Transferência 

Capítulo 9

Sobre a transferência (Bernardo Tanis); 173

Bibliografia; 187

Capítulo 10

Reflexões sobre a transferência na análise de crianças: o enfoque kleiniano

(Audrey Setton Lopes de Souza); 189

Bibliografia; 199

Parte VI - Interpretação

Capítulo 11

Escuta e interpretação na análise de crianças: primeiras aproximações

(Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar); 203

Bibliografia; 238

Capítulo 12

A mudança paradigmática da interpretação na escola inglesa a partir de Klein

(Elsa Vera Kunze Post Susemihl); 239

Bibliografia; 258

Capítulo 13

A interpretação psicanalítica: entre o sonhar, o brincar e o viajar

(Lia Pitliuk); 259

Bibliografia; 272

Guia de leitura; 275

Sobre os autores; 279



Forma de pagamento

Forma de pagamento