Organizadoras : Maria Eugênia Pesaro / Maria Cristina Kupfer / Juliana Davini
Editora: Escuta
Coleção: Infância e Psicanálise
Ano: 2020
Número de páginas: 352
Categoria Principal: Infância
Os textos apresentados neste livro são do fruto de um ano de trabalho, discussão e sistematização de um grupo de escolas de São Paulo, em conjunto com pesquisadores, teóricos e práticos das áreas da educação e da psicánalise. Trata-se da segunda edição do Projeto Escolas Protagonistas: acolhendo o aluno-sujeito, idealizado por Maria Cristina Kupfer, cuja primeira edição culminou, em 2017, no livro Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. Este livro é fruto de uma escrita coletiva. No cotidiano dos encontros do Projeto, à medida que os professores apresentavam suas experiências com alguns alunos, o Lugar de Vida se dedicava a entremear nessa experiência fios de alguns operadores conceituais psicanalíticos, oferecendo a costura para dar corpo a essa experiência e para torná-la transmissível. Optou-se por definir autores responsáveis pelas escritas dos capítulos, mas o leitor deverá ter em mente, principalmente na parte I do livro, composta pelos quatro capítulos iniciais, que deles participaram todos os envolvidos no Projeto Escolas Protagonistas II.
Discutem-se neste livro as grandes linhas norteadoras da Aprendizagem Terapêutica. Essa proposta é um avanço do eixo de trabalho já estabelecido do Lugar de Vida, ou seja, um novo passo para ampliar a Educação Terapêutica.
São expostos os primeiros pressupostos e os fundamentos da aprendizagem terapêutica, Em continuidade, focaliza-se em seguida o professor que se implica no desafio de reconstruir seu fazer pedagógico à medida que se conforonta com seu aluno. Ainda na parte I, apresenta-se ao leitor a concepção a respeito de quem são as crianças com Entraves Estruturais na constituição psíquica - EE e apontam-se também os recursos pedagógicos que podem servir de inspiração para outras equipes escolares. Na parte II destaca-se a função do semelhante. Em seguida, nas partes III e IV, são abordados alguns desafios como a parceria com os pais: o enfretamento da tensão entre clínica e escola, entre diagnósticos fechados e diagnósticos educacionais; as transformações estruturais na escola e nos currículos para abarcar as idiossincrasias dos alunos, novos lugares e funções nas equipes escolares. Nosso desejo é que a noção de sujeito, que atravessa este livro por inteiro, venha a fazer diferença na vida da crianças com Entraves Estruturais em seu percurso escolar, no dos demais alunos e na própria escola.
Apresentação 9
Maria Eugênia Pesaro, Maria Cristina Kupfer, Juliana Davini
I - Grandes linhas norteadores de uma Aprendizagem Terapêutica
Quem são as crianças com Entraves Estruturais na constituição psíquica - EE? 15
Leda Mariza Fischer Bernardino, Marina Belém Lavrador, Laura Carrasqueira Bechara
Maria Cristina Kupfer, Maria da Paz Castro
Marise Bartolozzi Bastos
Maria Eugênia Pesaro, Juliana Davini, Maria da Paz Castro
II – A importância da relação entre os pares para o ensino e a aprendizagem do aluno com EE
Leda Mariza Fischer Bernardino
Regina Drummond, Suely Starobinas Chusyd, Vera Tschiptschin Francisco
Daniel Revah
III – Parcerias da escola: pais e especialistas
Cristina Keiko Inafuku de Merletti, Maria Cristina Kupfer
Renata Chican, Paola Versignassi, Ludmila S Valverdes
Juliana Davini
Mariana Trenche de Oliveira, Maria Francisca Lier-DeVitto
IV – Transformações na estrutura escolar para acolher o aluno-sujeito
Juliana Davini, Mauricio Walter Moura, Maria da Paz Castro, Simone Burse
Giulianny Russo Marinho
Karyn Bulbarelli, Gabriela Cordaro, Ana Carolina Comar Gayotto
Juliana Davini, Nelma Cecilia Madeira
V – Professores-sujeitos agentes da sua formação: algumas experiências inspiradoras
Bianca de Mendonça Ruggeri, Fernanda Borges Jurado, Patrícia Fugi, Glaucia de Brito Alvares Affonso, Juliana de Mattos Parreira, Maria Eneida Fiuza, Simone Fernandes
Leonardo Golodne Abreu
Simone Fernandes
VI – Re-construções curriculares no acompanhamento de alunos com EE
Ana Lúcia Arbex, Mauricio Walter Moura, Sphia Vettorazzo
Marianna Gama e Silva, Paola Giribaldi Cunha
Roberta Tinoco Pinto Ferraz e equipe Fundamental I
Sobre os autores 347
Autora: Cristiane da Silva Geraldo Folino Editora: Blucher Ano: 2024 - 1ª edição Número de páginas: 279 Categoria Principal: Infância
R$76,44
ou 2x R$38,22 sem juros
Autora: Rafaela Paixão Editora: Blucher Ano: 2023 Número de páginas: 300 Categoria Principal: Infância
R$90,00
Por: R$63,00Autor: Leopoldo Fulgencio Editora Blucher - FAPESP Ano: 2022 Número de páginas: 324 Categoria Principal: Infância
R$98,00
Por: R$68,60O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?