PRÁTICAS INCLUSIVAS II - DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO-SUJEITO

PRÁTICAS INCLUSIVAS II - DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO-SUJEITO

Código: 9788571374553 (CO)

Marca: Escuta


Organizadoras : Maria Eugênia Pesaro / Maria Cristina Kupfer / Juliana Davini
Editora: Escuta
Coleção: Infância e Psicanálise
Ano: 2020
Número de páginas: 352
Categoria Principal: Infância


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Os textos apresentados neste livro são do fruto de um ano de trabalho, discussão e sistematização de um grupo de escolas de São Paulo, em conjunto com pesquisadores, teóricos e práticos das áreas da educação e da psicánalise. Trata-se da segunda edição do Projeto Escolas Protagonistas: acolhendo o aluno-sujeito, idealizado por Maria Cristina Kupfer, cuja primeira edição culminou, em 2017, no livro Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. Este livro é fruto de uma escrita coletiva. No cotidiano dos encontros do Projeto, à medida que os professores apresentavam suas experiências com alguns alunos, o Lugar de Vida se dedicava a entremear nessa experiência fios de alguns operadores conceituais psicanalíticos, oferecendo a costura para dar corpo a essa experiência e para torná-la transmissível. Optou-se por definir autores responsáveis pelas escritas dos capítulos, mas o leitor deverá ter em mente, principalmente na parte I do livro, composta pelos quatro capítulos iniciais, que deles participaram todos os envolvidos no Projeto Escolas Protagonistas II.

Discutem-se neste livro as grandes linhas norteadoras da Aprendizagem Terapêutica. Essa proposta é um avanço do eixo de trabalho já estabelecido do Lugar de Vida, ou seja, um novo passo para ampliar a Educação Terapêutica. 

São expostos os primeiros pressupostos e os fundamentos da aprendizagem terapêutica, Em continuidade, focaliza-se em seguida o professor que se implica no desafio de reconstruir seu fazer pedagógico à medida que se conforonta com seu aluno. Ainda na parte I, apresenta-se ao leitor a concepção a respeito de quem são as crianças com Entraves Estruturais na constituição psíquica - EE e apontam-se também os recursos pedagógicos que podem servir de inspiração para outras equipes escolares. Na parte II destaca-se a função do semelhante. Em seguida, nas partes III e IV, são abordados alguns desafios como a parceria com os pais: o enfretamento da tensão entre clínica e escola, entre diagnósticos fechados e diagnósticos educacionais; as transformações estruturais na escola e nos currículos para abarcar as idiossincrasias dos alunos, novos lugares e funções nas equipes escolares. Nosso desejo é que a noção de sujeito, que atravessa este livro por inteiro, venha a fazer diferença na vida da crianças com Entraves Estruturais em seu percurso escolar, no dos demais alunos e na própria escola.

Apresentação 9

 Maria Eugênia Pesaro, Maria Cristina Kupfer, Juliana Davini

I -  Grandes linhas norteadores de uma Aprendizagem Terapêutica

Quem são as crianças com Entraves Estruturais na constituição psíquica - EE? 15

Leda Mariza Fischer Bernardino, Marina Belém Lavrador, Laura Carrasqueira Bechara

 

  1. Pressupostos e condições preliminares para uma Aprendizagem Terapêutica 35

Maria Cristina Kupfer, Maria da Paz Castro

 

  1. O saber-fazer do professor-sujeito como condição da Aprendizagem Terapêutica 51

Marise Bartolozzi Bastos

 

  1. Recursos pedagógicos para Aprendizagem Terapêutica de alunos em EE 69

Maria Eugênia Pesaro, Juliana Davini, Maria da Paz Castro

 

II – A importância da relação entre os pares para o ensino e a aprendizagem do aluno com EE

 

  1. A função do semelhante na escola inclusiva 91

Leda Mariza Fischer Bernardino

 

  1. Muito além da cooperação: a função do semelhante nas práticas cotidianas do Colégio Santa Cruz 103

Regina Drummond, Suely Starobinas Chusyd, Vera Tschiptschin Francisco

 

  1. Registros da função do semelhante na escola: função subjetivante e função política 115

Daniel Revah

 

III – Parcerias da escola: pais e especialistas

 

  1. A relação pais-especialistas-escola: alguns princípios norteadores 133

Cristina Keiko Inafuku de Merletti, Maria Cristina Kupfer

 

  1. Possibilidades e desafios na parceria escola-família no trabalho inclusivo com o aluno-sujeito 145

Renata Chican, Paola Versignassi, Ludmila S Valverdes

 

  1. Diálogos entre a educação e a saúde 161

Juliana Davini

 

  1. Ecolalia e hiperlexia em crianças com Entraves Estruturais – EE 175

Mariana Trenche de Oliveira, Maria Francisca Lier-DeVitto

 

IV – Transformações na estrutura escolar para acolher o aluno-sujeito

 

  1. A transformação da instituição escolar na direção do aluno 189

Juliana Davini, Mauricio Walter Moura, Maria da Paz Castro, Simone Burse

  1. Contribuições de um aluno em situação de inclusão: para os outros alunos, par a escola, para a comunidade, para os professores 203

Giulianny Russo Marinho

 

  1. Acolhimento de uma criança com Entraves Estruturais na educação infantil: a escola que transforma é também transformada 217

Karyn Bulbarelli, Gabriela Cordaro, Ana Carolina Comar Gayotto

 

  1. O acompanhamento do processo escolar: história, política e singularidade na inclusão 229

Juliana Davini, Nelma Cecilia Madeira

 

V – Professores-sujeitos agentes da sua formação: algumas experiências inspiradoras

 

  1. O educador-sujeito na equipe escolar: um efeito do Projeto Escolas Protagonistas 253

Bianca de Mendonça Ruggeri, Fernanda Borges Jurado, Patrícia Fugi, Glaucia de Brito Alvares Affonso, Juliana de Mattos Parreira, Maria Eneida Fiuza, Simone Fernandes

 

  1. Enlaçando com o conhecimento: os saberes dos professores especialistas 269

Leonardo Golodne Abreu

 

  1. O aluno-sujeito no fim de sua escolarização: quais destinos? 283

Simone Fernandes

 

VI – Re-construções curriculares no acompanhamento de alunos com EE

 

  1. Quem é Apuana? Olhares que se completam para a construção do lugar do aluno 299

Ana Lúcia Arbex, Mauricio Walter Moura, Sphia Vettorazzo

 

  1. Aluno-sujeito protagonista: o trabalho transdisciplinar de projetos em uma escola inclusiva e o enfretamento dos impasses escolares 321

Marianna Gama e Silva, Paola Giribaldi Cunha

 

  1. A construção de um diagnóstico pedagógico a favor de um processo de aprendizagem do aluno 335

Roberta Tinoco Pinto Ferraz e equipe Fundamental I

 

Sobre os autores 347



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