Grandes transformações sociais nas últimas décadas possibilitam a reflexão sobre uma condição de mal-estar na atualidade. Neste livro, os autores aprofundam, a partir de suas experiências clínicas, analíticas e de assessoria a escolas, as discussões críticas sobre a condição de mal-estar do educador, enfocando a questão da autoridade na educação, o tédio na sala de aula, a família, bem como a importância de ser adulto na relação com crianças e adolescentes.
Introdução 9
1. A escola sobrevive à pós-modernidade? 11
2. As inquietações dos professores: uma releitura 21
3. O tédio na sala de aula: sentir tédio ou ser entediante 25
4. Ser professor/educador na atualidade 41
5. Educar é poder tornar-se desnecessário 49
6. A escola que sustenta o sonho, a utopia e o desejo 55
7. A autoridade na educação 61
8. Afinal, o que é ser adulto? 71
9. Desenvolvimento infantil e algumas relações com a escolarização 77
10. Ainda é necessário falar sobre sexo na sala de aula? 85
11. Família e contemporaneidade: um olhar psicanalítico 93
12. Breve panorama do histórico da escola 103
Epílogo 111