Autor: Ana Lydia Santiago
Coleção: Campo Freudiano no Brasil
Editora: Zahar
Ano: 2005
Número de páginas: 229
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica
Esse livro apresenta uma investigação clínico-conceitual da inibição intelectual sob a ótica da psicanálise. Enquanto para a psiquiatria as limitações da atividade intelectual associam-se à noção de debilidade ? a que se soma a qualificação de mental no âmbito da educação ?, a psicanálise retira da inibição intelectual o enfoque deficitário, fazendo-a emergir como uma categoria clínica. Ana Lydia Santiago acompanha esse percurso desde a proposta inaugural de Melanie Klein de tratamento analítico da inibição intelectual como sintoma, passando pela identificação dos pilares conceituais do problema em torno da vida pulsional e de seu recalcamento em Freud e analisa o aspecto de satisfação pulsional/caráter autopunitivo que se pode depreender das definições de Jacques Lacan sobre a debilidade mental. As formas sintomáticas de inibição intelectual que decorrem da relação do sujeito com o saber são abordadas nesse livro fazendo-se referência, inicialmente, ao problema do fracasso escolar e ao risco de se incorrer na prática da segregação (mesmo que com o intuito de prestar assistência à infância, através de diversas estratégias discursivas de adaptação do aluno). Defendendo uma prática que leva em conta a subjetividade, a autora propõe um diagnóstico clínico-pedagógico, cujo objetivo é intervir junto ao escolar que apresenta dificuldade de aprendizagem e, ao mesmo tempo, verificar se esta advém de um impasse conceitual ou de alguma forma de inibição ou erotização do conhecimento.
Apresentação, por Leandro de Lajonquière, 9
Nota da autora, 11
Prólogo - Da debilidade à inibição e retorno, 13
Capítulo I ? Debilidade, sujeito e segregação: uma questão para a contemporaneidade do saber pedagógico, 17
Segregação e clínica do impossível do ato de educar, 19 ? Diagnostico do fracasso escolar e infância segregada, 20 ? O ideal da adaptação escolar segrega, 23 ? A clínica psicanalítica face à segregação do fracasso, 26 ? Diagnóstico clínico-pedagógico, 28 ? Caso Pedro: "incoerência no texto" do discurso amoroso, 30 ? Caso Alice: sexualização da "memória dos fatos fundamentais", 35 ? Caso Laura: "dificuldade de compreensão" da diferença sexual, 41
Capítulo II ? Debilidade e déficit: origens da questão no saber psiquiátrico, 44
A debilidade dita mental: primórdios do conceito, 46 ? De Pinel a Esquirol: do idiotismo à idiotia, 48 ? De Magnan a Kraepelin: estados de fraqueza psíquica, 51 ? Seguin e Voisin: os educadores de idiotas, 54 ? Binet e Simon: débeis, imbecis e idiotas, 58 ? O débil ao teste psicológico, 62
Capítulo III ? Antecedentes da clínica da inibição intelectual: o surgimento da questão na psicanálise, 64
Da fobia à inibição intelecyual, 65 - Ruptura com a visão evolutivo-naturalista da sexualidade, 70 - Observação direta e vocação científica da psicanálise, 74
Capítulo IV ? Melanie Klein e Freud, 84
1. Inibição intelectual e relação do objeto, 84
Pressupostos kleinianos da inibição intelectual, 84 - A interpretação das relações objetais na clínica da inibição intelectual, 88 - O simbolismo sexual na origem da inibição, 98 - Inibição, superego e Édipo precoce, 102 - Relação simbólica com a mãe e fenômenos inibitórios, 109
2. Freud e a inibição do pensamento, 112
A metapsicologia da inibição, 113 - Die Denkhemmung, 117 - A dessexualização do intelectual, 120 - Wissentrieb e a inibição intelectual, 124 - Inibição versus sintoma, 131
Capítulo V ? Lacan: da inibição à debilidade mental, 136
1. Lacan, o ato e a inibição intelectual, 136
Inibição versus ato, 136 ? A função do desejo enquanto causa, 139 ? A exclusão do sujeito na prova experimental piagetiana, 145 ? Hamlet e sua inibição do ato, 150
2. Lacan e a debilidade metal, 155
Mannoni e a fusão de corpos, 156 ? Holófrase: retificação da fusão de corpos, 161 ? A posição do débil na estrutura: caso AM, 166 ? O sujeito que flutua entre dois discursos, 169 ? A debilidade do aparelho do inconsciente, 178
Conclusão, 184
Notas, 189
Bibliografia, 222
Autor: Maria Laurinda R. de Souza
Editora: Casa do Psicólogo
Ano: 2014
Coleção: Clínica Psicanalítica
Número de páginas: 221
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica
R$62,00
Por: R$43,40Autor: Edilene Freire de Queiroz
Editora: Casa do Psicólogo
Ano: 2014 - 2ª Edição
Coleção: Clínica Psicanalítica
Número de páginas: 108
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica
R$62,00
Por: R$43,40Autor: GISELA HADDAD
Editora: CASA DO PSICÓLOGO
Ano: 2014
Coleção: Clínica Psicanalítica
Número de páginas: 187
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica
R$62,00
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