TENHO UM ALUNO AUTISTA: E AGORA?

TENHO UM ALUNO AUTISTA: E AGORA?

Código: 9786586140231 (CO)

Categorias: Psicopatologia / Autismo

Marca: Artesã


Organizadoras: Angela Mathylde Soares e Ranata Mousinho
Editora: Artesã
Coleção: Aos Mestres com Carinho
Ano: 2021
Número de páginas: 266
Categoria Principal: Psicopatologia - Autismo


R$75,00

até 2x de R$37,50 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Apesar da lei de inclusão em nosso país ser obrigatória desde 2003, ela só tem se tornado realidade nas escolas nos últimos anos, levando professores a mergulhar em dúvidas, sem saber como agir.

Paralelamente, o autismo tem se revelado um transtorno altamente prevalente, chegando acerca de uma criança com Transtorno do Espectro Autista a cada 60 crianças nascidas. Dessa forma, muitas salas de aula apresentam alunos com tais especificidades que precisam de ajuda. Professores e pais procuram respostas, porém as literaturas disponíveis ou são muito técnicas ou mãos teóricas.

Um livro que trate do autismo, de sua natureza, do que ele implica, que apresenta dicas práticas para professores, tudo com base em evidências científicas, é uma grande lacuna que a presente obra pretende preencher. A proposta de trazer autores das mais variadas áreas é congruente com a demanda interdisciplinar da intervenção nos TEA.

9 Apresentação

11 Prefácio ? Tenho um aluno autista. E agora?

Agora, vocês podem fazer toda a diferença!

Dra. Carla Gikovate

 

15 O transtorno do espectro autista na educação: desafios e complexidades no atendimento inclusivo

Francisco B. Assumpção Jr.

Eduardo Leite Ribeiro do Valle

Luiza Helena Leite Ribeiro do Valle

 

31 Autismo e práticas inclusivas

Eugênio Cunha

 

47 Sinais precoces do transtorno do espectro autista: como os professores podem auxiliar

Felipe Guimarães de Castro Amorim

Rayssa Santos Lima

 

57 Habilidades do aluno e habilidades do professor para o processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na perspectiva da análise do comportamento aplicada (ABA)

Mariana Braido

 

67 Promovendo o desenvolvimento da linguagem e comunicação de crianças com TEA na educação infantil

Ana Luiza Marrone Gebara

Kamilly Guedes Modesto

Aline Andriotti de Moraes

Noemi Takiuchi

 

79 A contribuição da terapia ocupacional no processo de inclusão escolar as crianças autistas ? adequações sensoriais, ambientais e acessibilidade ao material pedagógico

Ana Helena Schreiber

 

97 A tutoria educacional como prática baseada em evidência para o autismo

Andrea Carla Machado

Suzilei Faria Bello

Simone Aparecida Capellini

 

117 O papel dos profissionais da educação como facilitadores do desenvolvimento social

Patrícia Barros

 

133 Estratégias linguísticas para crianças e adolescentes TEA no ensino fundamental e médio

Renata Mousinho

Evelin Schmid

Fernanda Mesquita

Juliana Pereira

 

153 Manejo comportamental no ensino fundamental

Roberta Marcello

Aline Kabarite

Gloria Marques

 

169 TEAjudando a ensinar e aprender (contribuições da Psicopedagogia para professores que ensinam pessoas com TEA)

Luciane Bezamat Alvim

Marcia Tavares Rodrigues

 

183 Habilidades linguístico-cognitivas no TEA: Implicações para a escolarização formal

Renata Mousinho

Fernanda Mesquita

Evelin Schmid

Juliana Pereira

Patrícia Porto

 

207 O transtorno do espectro autista à luz da neuropsicologia

Lívia Stocco Sanches Valentin

 

229 Construindo soluções pata o adulto com TEA associado a deficiência intelectual de grave e severa

Natália Costa

André Carvalho

Gizele Martins

 

241 Autismo, legislação e adaptação curricular, frente ao descompasso do atual espectro na educação pública

Rosana Mendes Ribeiro

Clecia Cristina da Silva Souza

Ângela Mathylde

 

253 Posfácio

Katia Badin

Gabriela Dias

Fábio Barbirato

 

255 SOBRE AS ORGANIZADORAS

 

257 SOBRE OS AUTORES

 



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento