ESCOLA, ESPAÇO DE SUBJETIVAÇÃO - DE FREUD A MORIN

ESCOLA, ESPAÇO DE SUBJETIVAÇÃO - DE FREUD A MORIN

Código: 9786555061000

Marca: Blucher


Autor(a): Alcimar Alves de Souza Lima / Esméria Rovai
Editora: Blucher
Ano: 2022
Número de páginas: 340
Série Psicanálise Contemporânea / Coordenação: Flávio Carvalho Ferraz
Categoria Principal: D.C. - Psicologia da educação


De: R$112,00
Por: R$78,40
Economia de R$33,60

até 2x de R$39,20 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Este livro discute o papel da escola ainda presa ao modelo tradicional de que a família educa e a escola ensina, buscando fazer compreender o alcance do processo de ensinar e sua conexão com o educar - tarefa que não compete só à família, mas a todas as instituições sociais. Educar é visto aqui como a formação integral do ser. 

Ao rever essa dicotomia entre educar e ensinar e entre a família e a escola, buscamos, na totalidade do sujeito, a integração entre razão e emoção. Portanto, entre conhecimento e desejo. E com essa fundamentação destacamos a importância das relações na escola, sobretudo as relações professor-aluno, que devem voltar-se à compreensão do desejo e da afetividade. Trata-se de proposta de educação escolar assentada em uma pedagogia autogenerativa, capaz de fazer do educar e do ensinar uma arte criadora em sintonia com os movimentos acelerados de mudanças que acontecem em nosso entorno social.

Prefácio; 13

1. Novas palavras para um novo momento; 21

2. Por que escrevemos este livro; 31

3. O que acontece no mundo reflete no comportamento infantojuvenil; 43

4. Outras marcas culturais do nosso tempo; 55

5. A escola do século XXI: a formação do sujeito desejante; 63

6. Por uma escola desejante; 71

7. Escola e o desejo de aprender; 87

8. Motivação, motivo, interesse; 103

9. Escola desejante: ritmos e regências; 121

10. A escola desejante educa e ensina; 137

11. Escola espaço/tempo de educação integral; 159

12. Escola espaço de afetividade; 175

13. A pedagogia autogenerativa e a formação do sujeito desejante; 189

14. As relações na escola: exercício de liberdade e subjetivação; 207

15. Liberdade e disciplina na escola; 225

16. Relações plasmadoras no ambiente escolar; 237

17. O novo lugar do professor; 251

18. Professor-aluno: relação transformadora dos afetos; 255

19. Avaliação na prática; 269

20. Avaliação e vocação: uma relação a ser valorizada; 289

21. Um novo olhar para o erro: a perspectiva construtiva; 303

22. Finalizando nossas conversas; 319


Referências; 327

Indicações de leitura; 333

Indicações de vídeos; 335



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento