Autor(a): Alcimar Alves de Souza Lima / Esméria Rovai
Editora: Blucher
Ano: 2022
Número de páginas: 340
Série Psicanálise Contemporânea / Coordenação: Flávio Carvalho Ferraz
Categoria Principal: D.C. - Psicologia da educação
até 2x de R$39,20 sem juros
Este livro discute o papel da escola ainda presa ao modelo tradicional de que a família educa e a escola ensina, buscando fazer compreender o alcance do processo de ensinar e sua conexão com o educar - tarefa que não compete só à família, mas a todas as instituições sociais. Educar é visto aqui como a formação integral do ser.
Ao rever essa dicotomia entre educar e ensinar e entre a família e a escola, buscamos, na totalidade do sujeito, a integração entre razão e emoção. Portanto, entre conhecimento e desejo. E com essa fundamentação destacamos a importância das relações na escola, sobretudo as relações professor-aluno, que devem voltar-se à compreensão do desejo e da afetividade. Trata-se de proposta de educação escolar assentada em uma pedagogia autogenerativa, capaz de fazer do educar e do ensinar uma arte criadora em sintonia com os movimentos acelerados de mudanças que acontecem em nosso entorno social.
Prefácio; 13
1. Novas palavras para um novo momento; 21
2. Por que escrevemos este livro; 31
3. O que acontece no mundo reflete no comportamento infantojuvenil; 43
4. Outras marcas culturais do nosso tempo; 55
5. A escola do século XXI: a formação do sujeito desejante; 63
6. Por uma escola desejante; 71
7. Escola e o desejo de aprender; 87
8. Motivação, motivo, interesse; 103
9. Escola desejante: ritmos e regências; 121
10. A escola desejante educa e ensina; 137
11. Escola espaço/tempo de educação integral; 159
12. Escola espaço de afetividade; 175
13. A pedagogia autogenerativa e a formação do sujeito desejante; 189
14. As relações na escola: exercício de liberdade e subjetivação; 207
15. Liberdade e disciplina na escola; 225
16. Relações plasmadoras no ambiente escolar; 237
17. O novo lugar do professor; 251
18. Professor-aluno: relação transformadora dos afetos; 255
19. Avaliação na prática; 269
20. Avaliação e vocação: uma relação a ser valorizada; 289
21. Um novo olhar para o erro: a perspectiva construtiva; 303
22. Finalizando nossas conversas; 319
Referências; 327
Indicações de leitura; 333
Indicações de vídeos; 335
Tradução: Raquel Camargo, Sebastião Nascimento Editora: UBU Número de páginas: 320
R$52,43
ou 2x R$26,22 sem juros
1 dia por página;
agenda permanente;
marcador de página com fitilho;
formato(mm) 145x205, miolo 1x1, gramatura 63g/m²
Material: Aço Zincado
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?