A CRIANCA EM ANÁLISE E AS INTERVENÇÕES DO ANALISTA

A CRIANCA EM ANÁLISE E AS INTERVENÇÕES DO ANALISTA

Código: 9786599587009 (CO)


Autora: Alba Flesler
Tradução: Juan Luis Martirén
Editora: Discurso
Ano: 2021
Número de páginas: 175
Categoria Principal: Clínica da Infância e Adolescência


item indisponível0 unidades em estoque.
  Avise-me quando disponível

Não disponível

Compre com segurança

Compartilhe

Desde quando os primeiros analistas de crianças se dispuseram a receber
pacientes que não apresentavam a "soma das condições ideais" para sua abordagem,
surgiram perguntas. Quais serão as intervenções do analista ao atender uma criança? Que
lugar terão os pais na análise? Como será o jogo transferencial deles e da criança em
tempos de constituição psíquica? Como intervir? O analista deve brincar com a criança?
Que lugar dar ao desenho? Como lê-lo? Este livro é o resultado das reflexões da autora
diante desses interrogantes que a prática da psicanálise com crianças continua a suscitar
àqueles que dela se ocupam.

Prefácio à edição brasileira; 11

Apresentação; 15

Capítulo 1; 25
As intervenções do analista; 25
As intervenções: sua pluralidade; 31
Os tempos e o sujeito; 38
As intervenções do analista e os tempos do sujeito; 42
Três intervenções no real; 43

Capítulo 2; 49
As intervenções do analista na direção da cura; 49
As entrevistas preliminares: a criança do Outro e a resposta do sujeito; 51
                Os pais: o nó das entrevistas; 53
                Transferências e resistências dos pais; 57
As crianças: as primeiras entrevistas; 62
                O sintoma da criança e a resposta do sujeito; 63
Os tempos e o corpo na experiências psicanalítica; 69
                Os tempos do corpo; 70
                O corpo atual; 72
resposta e responsabilidade nos tempos do sujeito: acting out e passagem ao ato; 73
Um caso de minha experiência; 78
                O primeiro encontro com a criança; 87

Capítulo 3; 95
O jogo do sujeito e as intervenções do analista; 95
O jogo: sua função diagnóstica; 95
O jogo e os tempos da cena; 96
                O espaço do Outro e a cena do sujeito; 97
                Alguns tempos na lógica do fantasma; 99
                Do olhar do Outro à perspectiva do sujeito; 101
                O espaço da criança e a cena do sujeito: as intervenções do analista; 103
                O analista e a cena lúdica; 107
Intervenções sobre o jogo; 107
                Quando a criança não "faz jogo"; 109

Intervenções no jogo e fora do jogo; 109
Intervir para promover o jogo; 111
Intervenções antes do jogo: desordenar o campo do Outro; 114
Intervir a partir do jogo; 116
Intervenções para tempos do jogo; 117

 

Capítulo 4; 121
O desenho em análise e as intervenções do analista; 121
Os tempos do desenho como tempos do sujeito e do espaço; 124

Espaço real e espaço virtual nos tempos do sujeito: o esquema óptico; 127
O nó do espaço: Real, simbólico e imaginário; 132

Os tempos do desenho e as intervenções do analista; 135

                O desenho do corpo: tempos da imagem; 140

 

Capítulo 5; 155
O fim da análise e as intervenções do analista; 155

Quando e como termina a análise de uma criança?; 155

                Uma análise que termina: o carro de Javier; 158

                O saber do fim: as "caixinhas" de Frederico; 164

                Por fim, um olhar perdido: o não de Soledad; 170

Uma chave para o fim; 173



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento