Autora: Alba Flesler
Tradução: Juan Luis Martirén
Editora: Discurso
Ano: 2021
Número de páginas: 175
Categoria Principal: Clínica da Infância e Adolescência
Desde quando os primeiros analistas de crianças se dispuseram a receber
pacientes que não apresentavam a "soma das condições ideais" para sua abordagem,
surgiram perguntas. Quais serão as intervenções do analista ao atender uma criança? Que
lugar terão os pais na análise? Como será o jogo transferencial deles e da criança em
tempos de constituição psíquica? Como intervir? O analista deve brincar com a criança?
Que lugar dar ao desenho? Como lê-lo? Este livro é o resultado das reflexões da autora
diante desses interrogantes que a prática da psicanálise com crianças continua a suscitar
àqueles que dela se ocupam.
Prefácio à edição brasileira; 11
Apresentação; 15
Capítulo 1; 25
As intervenções do analista; 25
As intervenções: sua pluralidade; 31
Os tempos e o sujeito; 38
As intervenções do analista e os tempos do sujeito; 42
Três intervenções no real; 43
Capítulo 2; 49
As intervenções do analista na direção da cura; 49
As entrevistas preliminares: a criança do Outro e a resposta do sujeito; 51
Os pais: o nó das entrevistas; 53
Transferências e resistências dos pais; 57
As crianças: as primeiras entrevistas; 62
O sintoma da criança e a resposta do sujeito; 63
Os tempos e o corpo na experiências psicanalítica; 69
Os tempos do corpo; 70
O corpo atual; 72
resposta e responsabilidade nos tempos do sujeito: acting out e passagem ao ato; 73
Um caso de minha experiência; 78
O primeiro encontro com a criança; 87
Capítulo 3; 95
O jogo do sujeito e as intervenções do analista; 95
O jogo: sua função diagnóstica; 95
O jogo e os tempos da cena; 96
O espaço do Outro e a cena do sujeito; 97
Alguns tempos na lógica do fantasma; 99
Do olhar do Outro à perspectiva do sujeito; 101
O espaço da criança e a cena do sujeito: as intervenções do analista; 103
O analista e a cena lúdica; 107
Intervenções sobre o jogo; 107
Quando a criança não "faz jogo"; 109
Intervenções no jogo e fora do jogo; 109
Intervir para promover o jogo; 111
Intervenções antes do jogo: desordenar o campo do Outro; 114
Intervir a partir do jogo; 116
Intervenções para tempos do jogo; 117
Capítulo 4; 121
O desenho em análise e as intervenções do analista; 121
Os tempos do desenho como tempos do sujeito e do espaço; 124
Espaço real e espaço virtual nos tempos do sujeito: o esquema óptico; 127
O nó do espaço: Real, simbólico e imaginário; 132
Os tempos do desenho e as intervenções do analista; 135
O desenho do corpo: tempos da imagem; 140
Capítulo 5; 155
O fim da análise e as intervenções do analista; 155
Quando e como termina a análise de uma criança?; 155
Uma análise que termina: o carro de Javier; 158
O saber do fim: as "caixinhas" de Frederico; 164
Por fim, um olhar perdido: o não de Soledad; 170
Uma chave para o fim; 173
Autor: Celso Gutfreind
Editora: Artmed
Ano: 2019
Número de páginas: 184
Categoria Principal: Psicanálise, arte e cultura
R$78,00
ou 2x R$39,00 sem juros
Autor: Osvaldo Marba Ribeiro
Editora: Escuta
Ano: 2017
Número de páginas: 120
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica
R$43,00
ou 2x R$21,50 sem juros
Autor: Diana Lichtenstein Corso / Mário Corso
Editora: Artmed
Ano: 2018
Número de páginas: 336
Categoria Principal: Adolescência
R$129,32
ou 2x R$64,66 sem juros
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?