POR UMA ÉTICA DO CUIDADO - FERENCZI PARA EDUCADORES E PSICANALISTAS - VOLUME 1

POR UMA ÉTICA DO CUIDADO - FERENCZI PARA EDUCADORES E PSICANALISTAS - VOLUME 1

Código: 9786555068160

Marca: Blucher


Autor: Alexandre Patricio de Almeida
Editora: Blucher
Ano: 2023
Número de páginas: 264
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica


De: R$94,00
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Durante décadas psicanalistas reproduziram uma postura preconceituosa face à educação. A concepção de que o projeto civilizador se sustenta sobre a repressão e sobre o imperativo para que o sujeito sublime suas pulsões, implicava que toda educação seria repressora e contrária à ética da psicanálise. No entanto, a "hipótese repressiva", como a nomeou Foucault, deu lugar à compreensão de que o desejo e a sexualidade não são "naturais", mas o produto de configurações históricas e transformações criativas frente ao instituído. Sándor Ferenczi e Donald Winnicott conceberam que uma educação psicanaliticamente orientada seria capaz de fornecer ao sujeito e à comunidade ferramentas para a emancipação da moralidade vigente. O livro que Alexandre Patricio de Almeida nos apresenta é fruto de extensa pesquisa acadêmica e de ampla experiência em instituições educacionais. Suas reflexões nos indicam a evidência de que pensar o sujeito dissociado do campo educativo seria regredir a uma psicanálise naturalista, ingênua e, portanto, estéril; assim como pensar a tarefa educacional desconsiderando a pulsão e o desejo implicaria tolher a capacidade criadora das nossas crianças e adolescentes.

Daniel Kupermann
Psicanalista e professor livre docente do Instituto de Psicologia da USP

Apresentação: Volume 1: Ferenczi; 17

Prefácio geral: Por uma educação mais humana e menos excludente; 27

Prefácio para o volume 1: Sándor Ferenczi para educadores e psicanalistas; 31

Introdução; 37

 

1. A ética do cuidado na psicanálise e na educação: diferentes espaços, novos diálogos; 69

2. Ferenczi como pensador político: críticas à educação opressora; 111

3. Transferência e introjeção: a metapsicologia ferencziana além da clínica; 139

4. O desenvolvimento do sentido de realidade e a construção simbólica; 173

5. A clínica psicanalítica de Ferenczi e a escola como um lugar de experiências transformadoras; 203

6. A teoria do trauma de Sándor Ferenczi e sua importância à prática educacional; 235



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