Autor: Alexandre Patricio de Almeida
Editora: Blucher
Ano: 2023
Número de páginas: 264
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica
até 2x de R$32,90 sem juros
Durante décadas psicanalistas reproduziram uma postura preconceituosa face à educação. A concepção de que o projeto civilizador se sustenta sobre a repressão e sobre o imperativo para que o sujeito sublime suas pulsões, implicava que toda educação seria repressora e contrária à ética da psicanálise. No entanto, a "hipótese repressiva", como a nomeou Foucault, deu lugar à compreensão de que o desejo e a sexualidade não são "naturais", mas o produto de configurações históricas e transformações criativas frente ao instituído. Sándor Ferenczi e Donald Winnicott conceberam que uma educação psicanaliticamente orientada seria capaz de fornecer ao sujeito e à comunidade ferramentas para a emancipação da moralidade vigente. O livro que Alexandre Patricio de Almeida nos apresenta é fruto de extensa pesquisa acadêmica e de ampla experiência em instituições educacionais. Suas reflexões nos indicam a evidência de que pensar o sujeito dissociado do campo educativo seria regredir a uma psicanálise naturalista, ingênua e, portanto, estéril; assim como pensar a tarefa educacional desconsiderando a pulsão e o desejo implicaria tolher a capacidade criadora das nossas crianças e adolescentes.
Daniel Kupermann
Psicanalista e professor livre docente do Instituto de Psicologia da USP
Apresentação: Volume 1: Ferenczi; 17
Prefácio geral: Por uma educação mais humana e menos excludente; 27
Prefácio para o volume 1: Sándor Ferenczi para educadores e psicanalistas; 31
Introdução; 37
1. A ética do cuidado na psicanálise e na educação: diferentes espaços, novos diálogos; 69
2. Ferenczi como pensador político: críticas à educação opressora; 111
3. Transferência e introjeção: a metapsicologia ferencziana além da clínica; 139
4. O desenvolvimento do sentido de realidade e a construção simbólica; 173
5. A clínica psicanalítica de Ferenczi e a escola como um lugar de experiências transformadoras; 203
6. A teoria do trauma de Sándor Ferenczi e sua importância à prática educacional; 235
Autor: Celso Gutfreind
Editora: Artmed
Ano: 2019
Número de páginas: 184
Categoria Principal: Psicanálise, arte e cultura
R$58,26
ou 2x R$29,13 sem juros
Autor: Osvaldo Marba Ribeiro
Editora: Escuta
Ano: 2017
Número de páginas: 120
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica
R$43,00
ou 2x R$21,50 sem juros
Autor: Diana Lichtenstein Corso / Mário Corso
Editora: Artmed
Ano: 2018
Número de páginas: 336
Categoria Principal: Adolescência
R$109,20
ou 2x R$54,60 sem juros
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