POR UMA ÉTICA DO CUIDADO - WINNICOTT PARA EDUCADORES E PSICANALISTAS - VOLUME 2

POR UMA ÉTICA DO CUIDADO - WINNICOTT PARA EDUCADORES E PSICANALISTAS - VOLUME 2

Código: 9786555068153

Marca: Blucher


Autor: Alexandre Patricio de Almeida
Editora: Blucher
Ano: 2023
Número de páginas: 312
Categoria Principal: Teoria Psicanalítica


R$109,00

até 2x de R$54,50 sem juros

4 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Durante décadas psicanalistas reproduziram uma postura preconceituosa face à educação. A concepção de que o projeto civilizador se sustenta sobre a repressão e sobre o imperativo para que o sujeito sublime suas pulsões, implicava que toda educação seria repressora e contrária à ética da psicanálise. No entanto, a "hipótese repressiva", como a nomeou Foucault, deu lugar à compreensão de que o desejo e a sexualidade não são "naturais", mas o produto de configurações históricas e transformações criativas frente ao instituído. Sándor Ferenczi e Donald Winnicott conceberam que uma educação psicanaliticamente orientada seria capaz de fornecer ao sujeito e à comunidade ferramentas para a emancipação da moralidade vigente. O livro que Alexandre Patricio de Almeida nos apresenta é fruto de extensa pesquisa acadêmica e de ampla experiência em instituições educacionais. Suas reflexões nos indicam a evidência de que pensar o sujeito dissociado do campo educativo seria regredir à uma psicanálise naturalista, ingênua e, portanto, estéril; assim como pensar a tarefa educacional desconsiderando a pulsão e o desejo implicaria tolher a capacidade criadora das nossas crianças e adolescentes.

Daniel Kupermann
Psicanalista e professor livre docente do Instituto de Psicologia da USP

Apresentação - Volume 2: Winnicott; 17

Prefácio geral: Por uma educação mais humana e menos excludente; 29

Prefácio para o volume 2: Por uma escola não normatizante; 33

Introdução; 39

 

1. A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott: novos horizontes para a educação; 71

2. O papel de espelho dos professores no desenvolvimento infantil; 107

3. A questão do falso self no ambiente escolar e a impossibilidade do 'ser' verdadeiro; 133

4. O estágio da concernência e o complexo de Édipo: reflexões para a educação; 167

5. Adolescência: uma análise winnicottiana do filme "Red: crescer é uma fera"; 205

6. Novas compreensões para a agressividade infantil: uma visão winnicottiana; 233

7. As consultas terapêuticas e suas contribuições para o ambiente escolar; 275

 

Considerações finais; 301



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento