Autor: GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA
Editora: WAK
Ano: 2014 - 7ª Edição
Número de páginas: 160
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento
Este livro procura mostrar que, mesmo nas séries mais avançadas, pode-se (e deve-se) pensar no homem completo, construir o homem integral e viver as dimensões da multiplicidade e da biodiversidade. Reconhecer o próprio corpo é uma maneira positiva de encontrar o outro. Todo livro que se propõe apresentar práticas para execução diárias na sala de aula corre o risco de ser mal interpretado, de ser tido como receituário e, portanto, fechado demais. A proposta do autor é apresentar uma prática em psicomotricidade que possa ser aplicada em clínicas, centros de formação e de reequilíbrio corporal e principalmente sala de aula. Tudo com a intenção de ser apenas uma referência, não uma fórmula. As propostas apresentadas neste livro podem ser adaptadas, reformuladas ou justapostas a outras tantas formas de trabalho e também outras maneiras de pensar e de construir dinâmicas de elaboração psicomotora.
Apresentação......................................................... 15
Teorias e Conceitos............................................... 17
O que é Psicomotricidade?.................................. 19
Quem é psicomotricista?..................................... 19
Quais são suas áreas de atuação?....................... 19
Qual é a clientela atendida pelo psicomotricista? 20
Em que mercado de trabalho o psicomotricista atua? ............. 20
A construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços.................................... 20
Formação do Psicomotricista Escolar................ 33
O bicho papão de nossos dias: reflexões sobre o medo nas relações educacionais........................... 35
Coordenação Motora Ampla............................... 43
Definição............................................................... 45
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora global............................. 45
Em papel........................................................... 45
Com tintas.......................................................... 46
Com sucatas....................................................... 46
Com brincadeiras infantis................................... 47
Com bolas.......................................................... 48
Coordenação Motora Fina .................................. 49
Definição............................................................... 51
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina.................................. 52
Em papel............................................................ 52
Exercícios práticos para desenvolvimento da coordenação viso-motora................................... 53
Com tintas.......................................................... 54
Com sucatas....................................................... 55
Brincadeiras infantis que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina .. 56
Com bolas.......................................................... 56
Massa de modelar para atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina 57
Brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento da coordenação viso-motora............................. 59
Lateralidade .......................................................... 61
Definição............................................................... 63
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da lateralidade ...................................................... 64
Em papel........................................................... 64
Com tintas......................................................... 65
Com sucatas...................................................... 65
Com brincadeiras infantis.................................. 66
Desenvolvimento da Percepção Musical........... 67
Definição............................................................... 69
Tipos de música que podem ser trabalhadas na escola............................................................... 71
Instrumentos que podem ser construídos com sucata ................................................................... 72
Atividades que podem ser desenvolvidas apartir da música.................................................... 73
Desenvolvimento de Percepção Olfativa.......... 75
Definição............................................................... 77
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção olfativa............................................ 78
Desenvolvimento de Percepção Gustativa....... 81
Definição .............................................................. 83
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção gustativa ......................................... 84
Desenvolvimento de Percepção Espacial......... 85
Definição .............................................................. 87
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção espacial .......................................... 89
As brincadeiras infantis que são ricas em conteúdos relacionados ao espaço ....................... 90
Desenvolvimento de Percepção Temporal........ 93
Definição .............................................................. 95
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção temporal ......................................... 97
Desenvolvimento da Percepção Corporal......... 99
Definição............................................................... 101
Atividades lúdicas e brincadeiras infantis que auxiliam o desenvolvimento da percepção corporal .. 104
Seriação e Classificação..................................... 107
Definição .............................................................. 109
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da seriação ........................................................... 109
Brincadeiras e Jogos Infantis ............................ 111
Trabalhar a ansiedade .......................................... 115
Rever os limites ..................................................... 115
Reduzir a descrença na autocapacidade .............. 116
Diminuir a dependência e possibilitar a autonomia.. 116
Aprimorar as coordenações motoras .................... 117
Melhorar o controle segmentar .............................. 117
Desenvolver percepção de ritmo ........................... 118
Aumentar a atenção e a concentração.................. 118
Desenvolver antecipação e estratégia.................... 119
Ampliar o raciocínio lógico ................................... 119
Desenvolver a criatividade .................................... 119
Perceber a socialização e a coletividade ............... 120
Expressão corporal e teatro para séries finais e ensino médio ............................... 123
Definição .............................................................. 125
Atividade que auxilia o desenvolvimento da expressão corporal................................................ 126
O teatrinho escolar: um sério problema a ser superado ......................................................... 128
Projeto: vagamundeando pelos textos dramáticos ........ 145
Apresentação do projeto........................................ 147
Justificativa e delimitação do projeto a ser executado na escola, na sala de aula .................... 147
Nível de aproximação ........................................... 149
Nível de estruturação ............................................ 150
Nível de criação .................................................... 150
Nível de experimentação ...................................... 150
Nível de forma e conteúdo .................................... 151
Por onde devemos começar o trabalho com textos dramáticos na sala de aula?........................ 151
Cenário.............................................................. 152
A biografia do autor .......................................... 152
A linha filosófico / política da época da produção. 153
Quais são os elementos essenciais de um texto dramático? ................................................... 153
rubrica .............................................................. 154
Intensidade das falas/ ou falta delas .................. 154
Caracterização das personagens ....................... 154
Elementos cênicos............................................. 155
Há divisões, fases, diferenças e outros aspectos a serem previamente considerados antes do início
do trabalho com textos dramáticos?...................... 155
Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas........................................................ 156
O argumento ..................................................... 156
O roteiro............................................................ 157
A construção da tessitura .................................. 157
Exercícios de controle textual................................ 158
Referências ............................................................ 159
Edição: 1ª Número de páginas: 112 Data de Publicação: 28/01/2010 Autor: Vicente de P. Faleiros / Altair M.L. Loureiro / Maria Aparecida Penso (Orgs.) Editora: Roca
R$75,00
ou 2x R$37,50 sem juros
Edição: 1ª Número de páginas: 154 Data de Publicação: 17/06/2015 Autor: SONIA PIRES Editora: BIBLIOTECA 24 HORAS
Autor: Betty Carter , Monica McGoldrick Editora: Artmed Ano: 1995 Reimpressão: 2011 Número de páginas: 512 Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento
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