Autor: Jeferson J.M. Retondar
Editora: Vetor
Ano: 2004
Número de páginas: 298
Peso: 490
Categoria principal: D.C. Diversos
Compartilhe
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 13
METODOLOGIA 37
CAPÍTULO I
CONTRIBUIÇÕES ACERCA DO IMAGINÁRIO 47
1.1 - O olhar de Castoriadis 47
1.2 - O olhar de Lefebvre 81
1.2.1 - O cotidiano das presenças e das ausências 92
CAPÍTULO II
SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DA AMBIÊNCIA 103
2.1- O sistema dos objetos em Baudrillard 105
2.2 - A ambiência poética em Bachelard 111
2.3 - Sentidos da estética da ambiência em Teixeira Coelho 117
2.4 - A ambiência como produção do espaço em Lefebvre 126
CAPÍTULO III
AMBIÊNCIA E JOGO 137
3.1 - Percepção e realidade 149
3.2 - O universo simbólico dos objetos e das cores nas casas de bingo 156
CAPÍTULO IV
JOGO E IMAGINÁRIO 171
4.1 - Jogo: brincadeira e/ou luta 173
4.1.1 - O movimento lúdico 174
4.1.2 - O que está em jogo no jogo e na brincadeira 187
4.1.3 - Ação social e ação individual 192
4.2 - Jogo e mito 202
4.2.1 - A dimensão mítica 207
4.2.1.1 - Apolo: Agon-Ludens 213
4.2.1.2 - Dioniso: Ludens-Agon 215
4.2.1.3 - O jogo: tensão Dioniso-Apolo-Hermes 218
4.2.2 - O acaso no jogo 222
4.2.3 - Intuição: voz da alma no jogo 231
CAPÍTULO V
VIAGENS IMAGINÁRIAS DE JOGADORES 245
5.1 - Força superior 246
5.2 - Fundo do poço 253
5.3 - Abstinência 259
5.4 - O espaço medieval cristão e a fé do jogador na busca da
auto-superação 264
CAPÍTULO VI
CONSIDERAÇÕES FINAIS OU O CAMINHO DAS ALMAS
NO ESPAÇO DAS CASAS DE BINGO: O INFERNO,
O PURGATÓRIO E O PARAÍSO 269
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 287
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES 291