Autor: CÍCERO FRANCISCO H. GRANATO
Editora: VETOR
Ano: 2003
Número de páginas: 82
Categoria: D. C. Educação
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Lista de quadros 9
Prefácio 11
Introdução 15
I. Abordagens teóricas sobre a relação professor/aluno/
conhecimento: uma breve retrospectiva histórica 17
II. A psicopedagogia 21
III.A construção da autoria do pensamento 27
1. A construção da autoria do pensamento na filogênese
e a psicopedagogia 27
1.1 - Pensamento anímico 27
1.2 - Pensamento religioso 29
1.3 - Pensamento científico 29
2. A construção da autoria do pensamento na ontogênese
e a psicopedagogia 33
2.1 - Modalidades de pensamento 42
IV. O jogo e o computador como mediadores
da aprendizagem 49
1. A História dos jogos 49
2. A informática e a psicopedagogia 52
V. Técnicas e procedimentos metodológicos da pesquisa 57
1. Indicação dos procedimentos metodológicos e técnicos 57
1.1 - Da abordagem 57
1.2 - Da coleta de dados 57
1.3 - Da análise dos dados 58
2. Universo e amostra 59
2.1 - Levantamento do perfil dos sujeitos 59
2.2 - Caracterização da população 60
3. Análise de conteúdo 60
4. Interpretação dos resultados 65
4.1 - Tema 1: Relação ensinante-aprendente 65
4.2 - Tema 2: Relação vincular do grupo 68
4.3 - Tema 3: Relação com o computador como objeto
de conhecimento 70
Considerações finais 73
Referências bibliográficas 79