Autor: ELSA OLIVEIRA DIAS
Editora: DWW
Ano: 2017 - 4ª Edição
Número de páginas: 328
Categoria Principal: Winnicott
A proposta deste livro é estudar e apresentar o corpo conceitual da teoria winnicottiana do amadurecimento, buscando explicitar seus pressupostos e procedendo à descrição organizada dos vários estágios desse processo, com suas respectivas tarefas e conquistas.
Prefácio à quarta edição XI
Prefácio à terceira edição XIII
Prefácio à segunda edição XV
Introdução 1
1. Teoria do amadurecimento pessoal na obra de Winnicott 1
2. Relevância do estudo da teoria do amadureciment 6
3. Breve discussão das leituras divergentes 13
4. Explicitação da visão geral da obra de Winnicott 21
Capítulo I - Winnicott e o debate com as áreas afins 41
1. Aspectos históricos da formação intelectual de Winnicott 41
2. Debate com a pediatria 46
3. Limites da psicologia acadêmica 50
4. Debate com a psiquiatria e com a psiquiatria infantil 52
5. Discussão de Winnicott com a teoria psicanalítica tradicional 59
Capítulo II - Conceitos básicos da teoria do amadurecimento pessoal 75
1. Amadurecimento como tendência inata à integração 75
2. Amadurecimento e ambiente facilitador 77
3. Características gerais do processo de amadurecimento pessoal 79
4. Existência psicossomática: soma, psique e mente 85
5. Hereditariedades 97
6. Integração pela experiência pessoal 103
7. Estado de não-integração dos estágios primitivos 108
8. Relação mãe-bebê: a dependência absoluta 110
9. Caracterização adicional do ambiente facilitado r: a mãe suficientemente
boa e o pai do bebê 113
10. Conceitos winnicottianos de ego, si-mesmo e eu 122
11. Algumas características filosóficas e epistemológicas da teoria do amadurecimento pessoal 126
11.1 Abandono do determinismo causal 126
11.2 Negatividade 130
12. Linguagem e categorias descritivas da teoria do amadurecimento 133
Capítulo III - Estágios primitivos: a dependência absoluta 135
1. Estágio pré-natal: espontaneidade e reatividade 135
2. Experiência do nascimento 138
3. Primeiros momentos de vida extrauterina 140
4. Estágio da primeira mamada teórica: as tarefas fundamentais 142
5. Criatividade originária 146
6. Estados excitados e estados tranquilos 151
6.1 Estados excitados 151
6.2 Estados tranquilos 166
7. Tarefas fundamentais 172
7.1 Integração no tempo e no espaço 172
7.2 Alojamento da psique no corpo: personalização 183
7.3 Início do contato com a realidade: as relações objetais 188
7.4 Constituição do si-mesmo primário 193
Capítulo IV - Estágios da dependência e da independência relativas 201
1. Início do processo de desilusão (desmame) e das funções mentais 201
2. Estágio da transicionalidade 206
3. Estágio do uso de um objeto 217
4. Estágio do EU SOU 227
5. Estágio do concernimento 231
6. Estágio das relações triangulares. A situação edípica 245
7. Puberdade e adolescência 164
8. Idade adulta 266
9. Volta à origem 270
10. Breve comparação da teoria do amadurecimento pessoal com a teoria
do desenvolvimento das funções sexuais da psicanálise tradicional 273
Considerações finais 283
Referências 289
Índice 311
Autor: Georges Didi-Huberman
Tradução: Osvaldo Fontes Filho / Leila de Aguiar Costa
Editora: Escuta
Ano: 2012
Nª págs: 192
Categoria Principal: D.C. - Diversos
Tradução: Raquel Camargo, Sebastião Nascimento Editora: UBU Número de páginas: 320
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