CICLOS ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

(ref.: 9788578540968 )

Autor: LEILA N. B. DAVID; REJANY DOS S. DOMINICK (ORGS.)
Editora: WAK
Ano: 2010
Nº de págs: 228
Peso: 393 gramas
Categoria Principal: Educação -Demais Categorias

  • Compartilhe:
R$ 38,00 R$ 22,80
Coloque o cep:
  • Descrição
  • Especificação


SUMÁRIO


Prefácio 9
Célia Linhares

Apresentação 17
Organizadoras

Máquinas, séries, navegações, redes e ciclos:
metáforas para pensar e fazer a educação no mundo
contemporâneo 23
Leila Nivea B. K. David, Rejany dos S. Dominick e Rose Clair Pouchain Matela

Escola em Ciclos no Brasil: aspectos históricos, panorama
da situação atual e perspectivas para a pesquisa 49
Jefferson Mainardes

A cultura escolar e a instituição de novas práticas escolares:
desafios para a formação de professoras(es) 73
Andréa Rosana Fetzner

A implantação dos ciclos e o oficio de ser professor 91
Claudia de Oliveira Fernandes

A formação de professores e os ciclos escolares:
memórias e diálogos em construção 121
Lea da Cruz; Leila Nivea B. K. David e Rejany dos S. Dominick

Analisando questões teóricas e práticas em uma
escola da rede municipal de educação de Niterói:
ciclos e sucesso escolar 141
Sidineia Muniz Kaneko

Sala de Recursos e os ciclos: a imbricação
de um projeto de escola e sociedade 161
Márcia Maria e Silva e Gisele Chaffin

Os ciclos educacionais: uma possibilidade de superação
da lógica escolar tecnicista? 175
Rita Serra Faeda

Pistas para pensar o currículo na perspectiva dos ciclos 181
Nízia Ponte

Educação ambiental com jovens e adultos em uma
escola em ciclos: uma experiência de trabalho baseada
nas representações sociais 195
Fernanda Cosme da Costa

Aprender-ensinar na formação do pedagogo-
pesquisador e no 1º ciclo da educação básica: música,
identidade, leitura e escrita 213
Daiane Meiriele da Silva Mota e Francielle do Nascimento Rodrigues

Posfácio 223
Waldeck Carneiro

Os textos foram produzidos por pesquisadores e docentes das Universidades e escolas da Educação Básica. Alguns caminham por entre as linhas da busca pela articulação teoricoprática, outros explicitam mais as vivências e reflexões críticas sobre o dia a dia escolar, outros narram as experiências de planejamento e execução de atividades em escolas cicladas. O trabalho cooperativo e focado na pesquisa participante de professores e estudantes na escola é o panorama desta produção que busca transcender a dimensão da cognição e da razão.

quem comprou, também comprou
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: VAZIO EXISTENCIAL
WAK
R$ 40,00 R$ 39,00
(Economize: R$ 1,00)
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
CORPO E AFETO - REFLEXÕES EM RAMAIN-THIERS
WAK
R$ 60,00 R$ 57,60
(Economize: R$ 2,40)
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
ESCOLA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM - DESAFIOS E RESPOSTAS PEDAGÓGICAS
WAK
R$ 45,00 R$ 27,00
(Economize: R$ 18,00)
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS