Autor: LEILA N. B. DAVID; REJANY DOS S. DOMINICK (ORGS.)
Editora: WAK
Ano: 2010
Nº de págs: 228
Peso: 393 gramas
Categoria Principal: Educação -Demais Categorias
até 2x de R$26,60 sem juros
Compartilhe
SUMÁRIO
Prefácio 9
Célia Linhares
Apresentação 17
Organizadoras
Máquinas, séries, navegações, redes e ciclos:
metáforas para pensar e fazer a educação no mundo
contemporâneo 23
Leila Nivea B. K. David, Rejany dos S. Dominick e Rose Clair Pouchain Matela
Escola em Ciclos no Brasil: aspectos históricos, panorama
da situação atual e perspectivas para a pesquisa 49
Jefferson Mainardes
A cultura escolar e a instituição de novas práticas escolares:
desafios para a formação de professoras(es) 73
Andréa Rosana Fetzner
A implantação dos ciclos e o oficio de ser professor 91
Claudia de Oliveira Fernandes
A formação de professores e os ciclos escolares:
memórias e diálogos em construção 121
Lea da Cruz; Leila Nivea B. K. David e Rejany dos S. Dominick
Analisando questões teóricas e práticas em uma
escola da rede municipal de educação de Niterói:
ciclos e sucesso escolar 141
Sidineia Muniz Kaneko
Sala de Recursos e os ciclos: a imbricação
de um projeto de escola e sociedade 161
Márcia Maria e Silva e Gisele Chaffin
Os ciclos educacionais: uma possibilidade de superação
da lógica escolar tecnicista? 175
Rita Serra Faeda
Pistas para pensar o currículo na perspectiva dos ciclos 181
Nízia Ponte
Educação ambiental com jovens e adultos em uma
escola em ciclos: uma experiência de trabalho baseada
nas representações sociais 195
Fernanda Cosme da Costa
Aprender-ensinar na formação do pedagogo-
pesquisador e no 1º ciclo da educação básica: música,
identidade, leitura e escrita 213
Daiane Meiriele da Silva Mota e Francielle do Nascimento Rodrigues
Posfácio 223
Waldeck Carneiro