Autor: Adriano Vargas Freitas / Lígia Silva Leite
Editora: WAK
Ano: 2011
Nº págs.: 196
Peso: 290 grs
Categoria Principal: Demais Categorias - Educação
até 2x de R$21,00 sem juros
Compartilhe
Considerações iniciais 9
CAPÍTULO 1 - A EDUCAÇÃO E A ESCOLA NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA
A sociedade tecnológica 15
Formar o cidadão globalizado e incluído na sociedade tecnológica. 20
Novos currículos para escolas interativas 26
Formação do professor e currículo: uma íntima ligação 31
As políticas públicas e os novos papéis do professor 33
O professor brasileiro e a sociedade tecnológica 42
Homo Sapiens, Homo Faber ou Homo Zappiens? 51
Projetando uma escola onde caiba o mundo 55
CAPÍTULO 2 - O PROJETO CONEXÃO PROFESSOR
Breve panorama das escolas e dos professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro 64
Conexão Professor: implementação do projeto, histórias e embates 78
A reação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro ao projeto
Conexão Professor 90
Algumas vozes, no Plenário e no Governo 96
A voz do professor............. 101
CAPÍTULO 3 - ENCONTROS COM PROFESSORES
O começo da conversa....... 112
A reação dos professores em relação ao recebimento do laptop .
Segunda parte do encontro: entrevistas 133
Entrevista: professor Marcos . 135
Entrevista: professora Eliane . 139
Entrevista: professor Renato (não recebeu o laptop seguindo determinação do SEPE-RJ) 144
Entrevista: professora Patrícia (representante da Direção da unidade escolar selecionada) 152
Entrevista extra: professor Rodolfo e o projeto Quadro Digital. 156
Entrevista extra: professor Gilson e o projeto de uma empresa multimídia 162
Considerações a respeito das entrevistas. 167
CAPÍTULO 4 - CONCLUSÕES E ALGUMAS RECOMENDAÇÕES
Algumas considerações 172
Considerações finais 181
REFERÊNCIAS 185