CONSTRUIR O MATRIMÔNIO NA PÓS-MODERNIDADE

CONSTRUIR O MATRIMÔNIO NA PÓS-MODERNIDADE

Código: 9788534924757

Categorias: Auto Ajuda / 40% OFF

Marca: Paulus


Autor: CHRISTIANE E. BLANK
Editora: PAULUS
Ano: 2006
Número de páginas: 287
Categoria Principal: Demais Categorias - Auto-Ajuda

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A partir de uma análise da situação na pós-modernidade, o presente livro mostra as interferências profundas e as transformações estruturais que tornam o matrimônio de hoje muito mais difícil. Será que a Igreja percebeu essas transformações? A análise das concepções teológicas a partir do Concílio Vaticano II mostra que sim. A Teologia matrimonial de hoje é capaz de responder aos desafios dos novos tempos. Verifica-se, porém, que, diante da complexidade do processo dinâmico-evolutivo do matrimônio, os métodos tradicionais não são mais satisfatórios. Eles tendem a dar respostas prontas. Hoje é preciso proporcionar instrumentos com os quais os cônjuges possam enfrentar as dificuldades em situações complexas. Este livro apresenta tais instrumentos. A partir dos resultados de pesquisas recentes no campo da Teologia, da Psicologia e da Moral, são apresentadas novas técnicas de preparação e acompanhamento que promovem habilidades de comunicação e resolução de problemas. Ao mesmo tempo, incentiva-se o desenvolvimento da moral e da fé, a fim de que o casal alcance uma nova autonomia, que o capacite a construir a sua própria felicidade dentro do grande projeto do Reino de Deus.

7 I. A SITUAÇÃO DO MATRIMÓNIO NA SOCIEDADE PÓS- MODERNA

9 1. Características relevantes da Pós-Modernidade
9 1.1 Quadro geral
9 1.2 O fenômeno da Pós-Modernidade
12 1.3 As novas tendências da Pós-Modernidade e o seu significado para a sociedade
17 2. A. influência dos novos paradigmas econômicos na Moral Matrimonial
19 2.1 Os novos paradigmas das empresas hipermodernas
20 2.1.1 O reflexo dos novos paradigmas organizacionais sobre a vida matrimonial
25 2.1.2 Interferências das organizações hipermodernas e suas implicações para a Pastoral Matrimonial
27 3. A correlação entre a mentalidade pós-moderna e o relacionamento interpessoal e matrimonial
27 3.1 Ambivalência na concepção do relacionamento amoroso na Pós-Modernidade
30 3.1.1 Ambivalência na concepção do relacionamento amoroso e suas implicações para a pastoral matrimonial
36 3.2 O matrimônio diante do individualismo e da conjugal idade da Pós-Modernidade
42 3.2.1 Implicações do individualismo da sociedade pós-moderna na Pastoral Matrimonial
44 3.3 Relação igualitária e conjugal idade na Pós-Modernidade
49 3.3.1 A Pastoral Matrimonial diante da questão da relação igualitária e da conjugalidade
na época pós-moderna
50 3.4 Considerações finais sobre a situação do matrimônio na

Pós-Modernidade e a Pastoral Matrimonial

55 II. O MATRIMÓNIO NA CONSTITUIÇÃO PASTORAL GAUDIUM ET SPES E NA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA FAMILlARIS CONSORTlO
57 1. Concílio Vaticano II: O matrimônio nos textos da Gaudium et Spes
58 1.1 Primeiro item: O matrimônio e a família no mundo de hoje (GS 47)
61 1.2 A visão geral dos itens (GS 48-52)
64 1.3 Os novos paradigmas da Gaudium et Spes e a atualização da Pastoral Pré-matrimonial
64 1.3.1 A compreensão do matrimônio a partir de um enfoque personalista
71 1.3.2 A necessidade da adequação da pastoral matrimonial aos novos paradigmas do Concílio Vaticano II
85 2. A preocupação específica com a Família e o Matrimônio na Exortação Papal Familiaris Consortio
85 2.1 Introdução
85 2.2 Enfoques-chave tratados pelo documento papal
86 2.3 Compreensão da família no atual contexto socioestrutural
88 2.4 Matrimônio e família conforme o plano de Deus
91 2.5 Linhas mestras de atuação da Pastoral Matrimonial
96 2.6 Aspectos conclusivos da Familiaris Consortio

101 III. A CRIAÇÃO DE UMA RENOVADA PASTORAL MATRIMONIAL COM BASE NOS NOVOS PARADIGMAS TEOLÓGICOS
103 1. Novas compreensões do matrimônio, baseadas num enfoque dinâmico-evolutivo
105 2. A perspectiva dialógico-interativa de A. Ganoczy: Matrimônio é um acontecimento comunicativo e processual
109 3. A concepção processual do matrimônio abrange também o campo da evolução moral do casal: a Ética de Dietmar Mieth
111 4. As implicações das concepções processuais na Pastoral Matrimonial de hoje
115 5. A realidade atual dos cursos para noivos: Resultado de uma pesquisa de campo
116 5.1 Interpretação crítica dos dados obtidos pela pesquisa quantitativa
116 5.1.1 Representação gráfica dos resultados
117 5.1.2 Interpretação analítico-tendencial dos resultados da pesquisa sobre os cursos de preparação para noivos
123 5.2 A situação analisada e sua implicação sobre a modalidade dos cursos da Pastoral Pré-Matrimonial e Matrimonial
123 5.2.1 Necessidade de mudanças na estrutura dos cursos
126 5.2.2 As causas sociobiológicas do desentendimento entre homem e mulher

131 IV. A PASTORAL MATRIMONIAL NECESSITA RECORRER
A MÉTODOS INTERACIONAIS
133 1.A Pastoral Matrimonial deve desenvolver nos
casais a sua competência de comunicação
133 1.1 Os cursos da Pastoral Matrimonial devem responder às verdadeiras necessidades dos casais
134 1.2 A importância vital da comunicação
137 1.3 Dificuldades de comunicação: uma das maiores causas para os problemas matrimoniais
141 1.3.1 Mecanismos de comunicação que conduzem à deterioração da convivência matrimonial
145 1.4 Como a Pastoral Matrimonial Preventiva deve reagir diante dos problemas antes apresentados?
145 1.4.1 Conscientizar sobre os erros e as dificuldades de comunicação
146 1.4.2 Mostrar a importância do saber ouvir e falar para uma comunicação matrimonial
151 2. Novos modelos de cursos com atenção especial ao problema da comunicação matrimonial
151 2.1 Um trabalho preventivo para evitar a deterioração dos padrões de comunicação
155 3. Possíveis Modelos de Pastoral Matrimonial
156 3.1 The Prevention and Relationship Enhancement Program (PREP) [Programa de prevenção
e melhoramento de relacionamentos - Estados Unidos]
158 3.2 Ehevorbereitung - Ein Partnerschaftliches Lernprogramm (EPL) [Preparação para o matrimônio - um programa de aprendizagem de comunicação para casais]
158 3.2.1 Origem e desenvolvimento
161 3.2.2 A eficiência do EPL em um estudo longitudinal
de cinco anos
163 3.2.3 População visada, objetivos e temas do programa EPL
165 3.2.4 A estrutura do curso EPL
171 4. Os cursos tradicionais de Pastoral Matrimonial e as técnicas específicas do programa EPL
172 4.1 As implicações das 5 regras do falar
175 4.2 As implicações das 5 regras do ouvir
177 4.3 As implicações das técnicas do falar e ouvir para uma Pastoral Matrimonial Renovada
179 5. A Pastoral Matrimonial e as diferenças entre a comunicação masculina e a feminina
183 6. Uma possível adaptação do projeto EPL às necessidades do contexto brasileiro
185 7. Descrição de um projeto piloto
187 8. Conclusões a partir do projeto piloto
191 9. Avaliação geral dos resultados do projeto piloto
195 10. O curso EPL como opção para a preparação de noivos e casais

197 V. A PASTORAL MATRIMONIAL E O APROFUNDAMENTO DA MORAL E DA FÉ DOS CASAIS
199 1. Adequação da Pastoral Matrimonial à Pós-Modernidade e novas técnicas de transmissão de conteúdos morais
199 1.1 A teoria evolutiva da formação das atitudes morais pressupõe uma reestruturação das atuações
da Pastoral Matrimonial
201 1.2 Os estágios de desenvolvimento moral, conforme Lawrence Kohlberg
210 1.3 A educação moral como formação de hábitos virtuosos
212 1.4 Aplicação da Teoria Evolutiva das Atitudes
Morais ao matrimônio
213 1.5 A reestruturação dos Cursos de Preparação ao Matrimônio a partir de uma perspectiva sistêmico-evolutiva
213 1.6 Promover nos casais estratégias concretas para o desenvolvimento processual
215 1.7 Estratégias para lidar com as consequências estruturais do sistema no qual os cônjuges vivem o seu matrimônio
215 1.7.1 Estratégias gerais para a educação moral
218 1.7.2 Transmitir aos casais conhecimentos sobre as influências sistêmicas
220 1.7.3 Preparar a capacidade de lidar com as consequências das influências sistêmicas
221 1.7.4 Redefinir a atuação dos cursos de preparação para o matrimônio
227 1.8 Persistência em vez de desistência: Educação para a fidelidade
235 2. Adaptação dos Cursos da Pastoral Matrimonial aos novos conhecimentos sobre o desenvolvimento da fé
235 2.1 Os mecanismos processuais do desenvolvimento da fé, segundo J. W. Fowler
236 2.2 Os seis estágios no processo da evolução da fé, segundo Fowler
239 2.3 Aplicação da Teoria Evolutiva da Fé à prática concreta dos Cursos de Noivos
240 2.4 Uma nova pedagogia como resposta à evolução heterogênea da fé
243 2.5 A discordância entre evolução psicossocial e evolução da fé
247 2.6 A necessidade da formação de uma atitude básica nos diferentes estágios evolutivos da fé dos casais
251 3. Adequação da Pastoral Matrimonial às novas descobertas sobre o caráter processual-evolutivo da formação da fé
251 3.1 Ensinar a dialogar sobre o potencial transcendental da fé
252 3.2 O desenvolvimento de um projeto de vida a partir da fé
254 3.3 O projeto de vida do casal dentro do enfoque de um projeto cósmico de Deus, cuja sigla é o Reino de Deus
257 CONCLUSÃO
263 BIBLIOGRAFIA



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