CRIANÇA AUTÔMATA OU AUTÔNOMA?

CRIANÇA AUTÔMATA OU AUTÔNOMA?

Código: 9788534928656

Categorias: Auto Ajuda / 40% OFF

Marca: Paulus


Autor: DIANE DANIEL
Editora: PAULUS
Ano: 2008
Número de páginas: 160
Categoria Principal: Demais Categorias - Auto-Ajuda

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São muitos os pais que se deparam com filhos que, de uma hora para outra, tornam-se irresponsáveis, sem motivação para o esforço e, até mesmo, passam a ter atitudes anti-sociais. Em geral, estes jovens ficam deprimidos, apáticos, sem criatividade, sem o gosto do sucesso no que fazem. Então, expressam a incapacidade que sentem de se realizar, caindo num consumismo bulímico de objetos, relacionamentos, álcool, drogas, medicamentos e consultas a especialistas. Afinal, o que está acontecendo? O que causou isso? Qual foi o erro, mas que erro e quando aconteceu? Ser autônomo, responsável e feliz não decorre, porém, do acaso nem de um gene hereditário, afirma a autora deste livro, Diane Daniel. Isso se aprende desde o berço. Mas quais são os fundamentos dessa aprendizagem? Como os pais podem colocá-los para favorecer uma maturação feliz dos seus filhos? Neste livro, os pais encontrarão preciosos elementos para a resposta que desejam para estas e outras perguntas sobre como educar bem seus filhos no período das primeira infância.

5 Introdução

7 PRIMEIRA PARTE - SER MÃE, SER PAI
9 1. Crianças autônomas ou autômatas?
13 2. A competência dos pais não é algo espontâneo
17 3. O afeto é um laço que é construido no dia-a-dia
19 4. Fazer, mas com cuidado ... o laço com o mundo
29 5. A dependência da criança
31 6. O laço afetivo que dá segurança provém, primeiramente, de uma boa resposta à criança
35 7. A criança diante de suas próprias incapacidades
41 8. Deixar grande liberdade de movimento e de ação
43 9. Criança: atriz e espectadora de seu aprendizado
45 10. Autonomia
47 11. A necessária força para se desenvolver e se realizar
51 12. Os estragos causados por intervenções indevidas
55 13. Os benefícios da não-intervenção direta
59 14. Não intervir à toa na vida de uma criança

SEGUNDA PARTE - SER CRIANÇA
69 15. A criança observa ..
73 16. O inato e o adquirido
75 17. O cérebro e a bagagem humana
79 18. Um ambiente rico não quer dizer, necessariamente, um ambiente sofisticado
83 19. Conhecer ajuda a evitar muitos prejuízos
87 20. As fases da construção da inteligência
95 21. Aprender fazendo
97 22. A força do sonho
99 23. Brincar é fundamental
103 24. O direito de errar
107 25. Aprender a seu jeito
109 26. As inteligências múltiplas
113 27. As características das formas de inteligência identificáveis numa criança na primeira infância
119 28. É importante descobrir e desenvolver as inteligências múltiplas dos filhos
123 29. Estimulação precoce não quer dizer fabricação de um gênio
125 30. A criatividade: quem disse que a primeira idéia é sempre a melhor?
129 31. As condições para que a criatividade aconteça na criança
133 32. Nada mata mais a criatividade do que a crítica negativa
135 33. A liberdade de expressão - os limites e as proibições
139 34. Assumir as conseqüências
141 35. Resolver um problema
147 36. Motivação e perseverança
151 Conclusão
155 Bibliografia
158 Agradecimentos



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