DE REFÉM A PROTAGONISTA - CONSUMO, IDENTIDADE E EMANCIPAÇÃO

DE REFÉM A PROTAGONISTA - CONSUMO, IDENTIDADE E EMANCIPAÇÃO

Código: 9788544405598

Categorias: Demais Livros / 40% OFF

Marca: Editora CRV


Autor: Sérgio Silva Dantas
Editora: CRV
Ano: 2015
Número de páginas: 212
Categoria Principal: Demais Livros

leia mais

item indisponível0 unidades em estoque.
  Avise-me quando disponível

Não disponível

Compre com segurança

Compartilhe

De refém a protagonista: consumo, identidade e emancipação¿ é resultado da tese de Doutorado do autor defendida no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, na qual discutiu-se a relação entre dois temas bastante relacionados, porém de convivência sensível: consumo e identidade.
Historicamente, pensa-se no consumo como uma forma de alienação do indivíduo aos ditames do mercado e à lógica de acumulação do sistema capitalista, mas será que estamos sempre nessa posição de reféns?
Usando-se do referencial teórico da psicologia social crítica sobre o sintagma identidade-metamorfose-emancipação e apoiando-se em outras áreas como a filosofia, a sociologia e a antropologia, que discutem a questão da identidade e emancipação humana, bem como do significado simbólico do consumo, o livro propõe uma discussão sobre que meios podem levar o indivíduo a subverter essa lógica, assumindo uma posição de protagonismo e emancipação, inclusive usando-se do consumo como uma ferramenta para tal.
Os casos selecionados e discutidos mostram que, quando existe um projeto de vida suportado por uma identidade política, o indivíduo consegue se valer do consumo como um viabilizador de fragmentos de emancipação, contrariando a ideia de que o consumo age apenas como um meio do sistema para colonizar o mundo da vida, ainda que isso possa ocorrer quando da inexistência de uma identidade política.

SUMÁRIO

PRÓLOGO 15

INTRODUÇÃO 19

PRIMEIRA PARTE
CONSUMO

CAPÍTULO 1
CONSUMO: definições e campo de estudo 31
1.1 De que consumo estamos falando? 31
1.2 Antropologia do consumo 39

CAPÍTULO 2
A BUSCA DE RECONHECIMENTO SOCIAL E DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA: o caráter simbólico do consumo 47

CAPÍTULO 3
SERÁ QUE CONSUMIR JÁ É SUFICIENTE PARA SER CIDADÃO NESSA SOCIEDADE DE CONSUMO? 63

SEGUNDA PARTE
IDENTIDADE

CAPÍTULO 4
FUNDAMENTOS PARA COMPREENSÃO DA TEORIA DE IDENTIDADE 79
4.1 Políticas de Identidade e Identidades Políticas 82
4.2 Socialização e individuação 86
4.3 A individuação e o seu sentido na era da Modernidade 93
4.4 Desenvolvendo uma teoria de identidade: a teoria de Ciampa 98

CAPÍTULO 5
IDENTIDADE E (É) METAMORFOSE 99

CAPÍTULO 6
EMANCIPAÇÃO E (É) METAMORFOSE 109
6.10 sistema, o mundo da vida, a sua colonização e a teoria da ação comunicativa de Habermas 110
6.2 Os níveis de consciência moral 112
6.3 Histórias de vida e projetos de vida: o movimento progressivo-regressivo 115

TERCEIRA PARTE
ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO

CAPÍTULO 7
CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS SOBRE A PESQUISA DE CAMPO 121
7.1 Definição do método de pesquisa 121
7.2 Identificação e escolha dos sujeitos pesquisados 126
7.3 Procedimentos de campo para a fase das entrevistas de relato de história de vida 130

CAPÍTULO 8
O SER CONSUMIDOR E A COLONIZAÇÃO DO MUNDO DA VIDA PELA ORDEM SISTÊMICA FRENTE À AUSÊNCIA OU PRESENÇA DE PROJETOS DE VIDA E DE IDENTIDADES POLÍTICAS 133
8.1 Casos de ausência ou baixa consciência de seus projetos de vida 134
8.2 Casos de ausência de identidades políticas 141

CAPÍTULO 9
PROJETOS DE VIDA QUE SE CONCRETIZAM EM IDENTIDADES POLÍTICAS: a luta pela emancipação 147
9.1 Fragmentos de emancipação - o caso de Claudia, uma pessoa
em busca da autonomia 147
9.1.1 A criança que acompanha a batalha dos pais 148
9.1.2 A jovem inteligente 150
9.1.3 A jovem provedora 151
9.1.4 Meu nome é trabalho 153
9.1.5 A Claudia-executiva 154
9.1.6 A Claudia que quer se reinventar: um novo projeto de vida 161
9.2 Identidade política e projeto de vida - o caso de Caio, uma pessoa que usou o consumo para chegar à condição de emancipação 166
9.2.1 Bem-vindo ao mundo 166
9.2.2 Buscando um lugar onde eu seja normal 170
9.2.3 Enfim achei meu grupo! 172
9.2.4 O estudante viajante e jornalista 177
9.2.5 Descobrindo o mundo 180
9.2.6 Dekassegui 183
9.2.7 O Oriente (ou encontrando seu oriente) 187
9.2.8 Empreendedor Social 191
9.2.9 O atual projeto de vida de Caio 194

CONSIDERAÇÕES FINAIS 195

REFERÊNCIAS 201

SOBRE O AUTOR 211



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento