Autor: SATURNINO DE LA TORRE, MARIA ANTÔNIA PUJOL E MARIA CÂNDIDA MORAES
Editora: WAK
Ano: 2013
ISBN: 9788578542542
Número de páginas: 157
Peso: 330 gramas
Categoria Principal: D. C EDUCAÇÃO
até 2x de R$24,50 sem juros
Compartilhe
Sumário
Introdução - A educação que queremos.
Saturnino De la Torre, Maria Antônia Pujol e
Maria Cândida Moraes 11
1. Carta da Transdisciplinaridade (1994). Lima de Freitas,
Edgar Morin e Basarab Nicolescu 23
2. Declaração de Locamo (1997).
Michel Camus e Basarab Nicolescu 28
3. Declaração de Zurique (2000) 35
4. Mensagem de Vila Velha (Vitória, 2005)
Américo Sommerman, Maria F de Mello e
Vitória M. de Barros (Eds) 39
5. Declaração de Barcelona: transdisciplinaridade
e educacão. Barcelona (2006) Gabriel Sanz e
Saturnino de Ia Torre 43
5.1 Princípios teórico-epistemológicos 46
5.2 Princípios estratégicos e didáticos 50
5.3 Participantes no debate 54
6. Decálogo sobre Transdisciplinaridade e
Ecoformacão. Barcelona (2007). Saturnino de Ia Torre,
Ma Cândida. Moraes, José Tejada e Ma Antónia Pujol. 55
6.1 Justificativa 56
6.2 Pressupostos e princípios 59
6.3 Síntese: transdisciplinaridade e ecoformação 83
6.4 Referências 88
6.5 Participantes no debate 90
7. Uma universidade para o século XXI.
Orientações para a concepção de novos currículos no
EEES. Madri (2008). Maria Luisa Sevillano.
Antonio Mediria, S. de Ia Torre e outros 92
7.1 Fundamentação dos novos currículos 93
7.2 De conteúdos a competências e valores 94
7.3 Estratégias organizacionais 96
7.4 As TICs e os recursos didáticos 97
7.5 Inovação e avaliação 98
7.6 Sistema metodológico 99
7.7 Ensino universitário 100
7.8 Participantes do debate 102
8. Abertura lll Congresso Internacional sobre
Transdisciplinaridade, Complexidade e
Ecoformaçao. Maria Cândida. Moraes (2008) 103
9. Considerações e propostas do
Fórurn INCREA 2010 110
9.1 Caracterização do encontro 111
9.2 Conclusões 113
9.3 Participantes no debate 118
10. Contribuições e conclusões do
II Fórum INCREA (2010). José Tejada Fernández 119
10.1 Nível conceitual 119
10.2 Ambiente vivencial 124
10.3 Participantes no debate 126
11. Ata de criação da comunidade Ciência
Com Conciência para a Mudança (CCC) 127
12. Modelo pedagógico e complexidade.
Alicia Montesdeoca. UNESCO, Madri e Grupo Portia 130
12.1 Bases teóricas para a mudança educacional 131
12.5 Conclusões 137
12.6 Participantes do debate 140
13. Manifesto para a criação de um modelo
pedagógico integral. Alicia Montesdeoca e Grupo Portia 143
13.1 Considerações 144
13.2 Requisitos 145
13.3 Uma nova perspectiva sobre o sujeito da educação 146
13.4 Qualidades do novo paradigma pedagógico 147
13.5 Participantes na redação do documento 149
14. Bibliografia sobre complexidade, transciplinaridade
e consciência 151
15. Biografia dos principais mentores dos documentos 155