Organizador: Mônica Amaral
Editora: Casa do Psicólogo
Ano: 2006
Número de páginas: 216
Categoria Principal: Adolescência
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PREFÁCIO....................................................................... 9
Maria Cecília Cortez Christiano de Souza
APRESENTAÇÃO.............................................................. 15
Mônica Amaral
CAPÍTULO l - AS PATOLOGIAS DO AGIR NA ADOLESCÊNCIA ..................... 23
Philippe Jeammet
Tradução do original em francês:................................................... 23
Les pathologies de lagir à ladolescence, por Fábio Lucas Pierini.
Revisão de Mônica Amaral................................................................. 23
Referências bibliográficas............................................................. 56
CAPÍTULO 2 - EXCLUSÃO E HUMILHAÇÃO SOCIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ... 59
Silvia Maia Bracco
Introdução......................................................................... ................... 59
Transpondo os muros .......................................................................... 60
Decifrando sinais ................................................................................. 64
Miséria e exclusão: desafio teórico-clínico......................................... 67
Conclusão............................................................................................. 77
Referências bibliográficas................................................................. 78
CAPÍTULO 3 - ENCONTROS COM PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO - UMA ESCUTA EM QUE A DIMENSÃO OBJETIVA SE VÊ ALINHAVADA PELA SUBJETIVIDADE DOS ATORES ....................................... 79
Mônica Amaral
Introdução............................................................................................ 79
A pesquisa de campo ..................................................................... 83
A reflexão teórica que sustentou minha atuação na escola................................................................................... 92
A geração boj e o desencanto com a escola -a título de conclusão............................................................................. 95
Referendas bibliográficas..................................................................... 98
CAPÍTULO 4 - NOVAS LÓGICAS E REPRESENTAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: A PERPLEXIDADE NA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA.............................................................. 101
Autora: Mirta Zelcer
Tradução de: Edson Yukio Nakashima
As evidências.......................................................................... .......... 101
Criando realidades........................................................................ 102
Um sujeito social para uma realidade social........................................ 106
Representações? Percepções? Sensações?................................ 108
A visão ............................................................................................ 112
Visões mediáticas ........................................................................... 114
Regulando a Ritalina ................................................................... 118
Nossa tese................................................................................... ... 120
As teorias ........................................................................................ 122
Da Escola a uma escola ................................................................. 124
O processo de escolarização ......................................................... 126
Voltemos à escola ....................................................................... 129
Referendas bibliográficas ............................................................ 131
CAPÍTULO 5 - SEXUALIDADE: DA CURIOSIDADE À APRENDIZAGEM.................133
Maria Cecília Pereira da Silva
Referências bibliográficas .............................................................. 146
CAPÍTULO 6 - ELE TINHA TUDO PARA SER FELIZ... .................... 149
Clary Milnitsky-Sapiro
Uma cultura do adolescente.......................................................... 153
O corpo adolescente e uma abordagem interdisciplinar como
estratégia de intervenção na escola.................................................. 154
Uma abordagem co-construtivista................................................... 156
Os temas emergentes abordados nas oficinas ................................ 162
Resultados de uma intervenção: O discurso adolescente em análise .................................................. 162
Os relacionamentos afetivos e a sexualidade ................................. 165
O corpo e a sexualidade ................................................................ 167
HIV-AIDS ......................................................................................... 168
As questões da sexualidade na educação ................................... 170
Referências bibliográficas ............................................................. 174
CAPÍTULO 7 - CAPRICHO OU ORÁCULO: REPRESENTAÇÕES NA IMPRENSA SOBRE ADOLESCENTES .............................................. 179
Camila Vital Menegaz, UFRGS; Clary Milnitsky-Sapiro
A mídia e o processo adolescente................................................... 180
Metodologia ....................................................................................... 181
Discussão e análise dos resultados ................................................ 183
As categorias que compõem a representação das adolescentes...... 188
Função da revista ......................................................................... 189
Conclusão......................................................................................... 195
Referências bibliográficas ................................................................ 196
CAPÍTULO 8 - OS LIMITES DA IDADE PENAL ................................. 199
Carlos Alberto Menezes
Introdução....................................................................................... 199
O problema.................................................................................... 199
A idade penal nos côdigos.......................................................... 203
A idade penal nos projetos ........................................................... 210
A idade penal no direito comparado ................................................... 213
Conclusão....................................................................................... 214
Referências bibliográficas............................................................. 216