EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE E DIREITO - COMBINAÇÕES POSSÍVEIS PARA SE PENSAR A ADOLESCÊNCIA NA ATUALIDADE

EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE E DIREITO - COMBINAÇÕES POSSÍVEIS PARA SE PENSAR A ADOLESCÊNCIA NA ATUALIDADE

Código: 9798573964836


Organizador: Mônica Amaral
Editora: Casa do Psicólogo
Ano: 2006
Número de páginas: 216
Categoria Principal: Adolescência

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No caso do jovem, a virada criativa ou autodestrutiva/heterodestrutiva depende mais do que nunca da qualidade da resposta do mundo adulto. Dependendo da resposta, algo que visa o diálogo pode se converter em violência simbolicida.

PREFÁCIO....................................................................... 9

Maria Cecília Cortez Christiano de Souza


APRESENTAÇÃO.............................................................. 15

Mônica Amaral


CAPÍTULO l - AS PATOLOGIAS DO AGIR NA ADOLESCÊNCIA ..................... 23

Philippe Jeammet

Tradução do original em francês:................................................... 23

Les pathologies de lagir à ladolescence, por Fábio Lucas Pierini.

Revisão de Mônica Amaral................................................................. 23

Referências bibliográficas............................................................. 56


CAPÍTULO 2 - EXCLUSÃO E HUMILHAÇÃO SOCIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ... 59

Silvia Maia Bracco

Introdução......................................................................... ................... 59

Transpondo os muros .......................................................................... 60

Decifrando sinais ................................................................................. 64

Miséria e exclusão: desafio teórico-clínico......................................... 67

Conclusão............................................................................................. 77

Referências bibliográficas................................................................. 78


CAPÍTULO 3 - ENCONTROS COM PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO - UMA ESCUTA EM QUE A DIMENSÃO OBJETIVA SE VÊ ALINHAVADA PELA SUBJETIVIDADE DOS ATORES ....................................... 79

Mônica Amaral

Introdução............................................................................................ 79

A pesquisa de campo ..................................................................... 83

A reflexão teórica que sustentou minha atuação na escola................................................................................... 92

A geração boj e o desencanto com a escola -a título de conclusão............................................................................. 95

Referendas bibliográficas..................................................................... 98


CAPÍTULO 4 - NOVAS LÓGICAS E REPRESENTAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: A PERPLEXIDADE NA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA.............................................................. 101

Autora: Mirta Zelcer

Tradução de: Edson Yukio Nakashima

As evidências.......................................................................... .......... 101

Criando realidades........................................................................ 102

Um sujeito social para uma realidade social........................................ 106

Representações? Percepções? Sensações?................................ 108

A visão ............................................................................................ 112

Visões mediáticas ........................................................................... 114

Regulando a Ritalina ................................................................... 118

Nossa tese................................................................................... ... 120

As teorias ........................................................................................ 122

Da Escola a uma escola ................................................................. 124

O processo de escolarização ......................................................... 126

Voltemos à escola ....................................................................... 129

Referendas bibliográficas ............................................................ 131


CAPÍTULO 5 - SEXUALIDADE: DA CURIOSIDADE À APRENDIZAGEM.................133

Maria Cecília Pereira da Silva

Referências bibliográficas .............................................................. 146


CAPÍTULO 6 - ELE TINHA TUDO PARA SER FELIZ... .................... 149

Clary Milnitsky-Sapiro

Uma cultura do adolescente.......................................................... 153

O corpo adolescente e uma abordagem interdisciplinar como
estratégia de intervenção na escola.................................................. 154

Uma abordagem co-construtivista................................................... 156

Os temas emergentes abordados nas oficinas ................................ 162

Resultados de uma intervenção: O discurso adolescente em análise .................................................. 162

Os relacionamentos afetivos e a sexualidade ................................. 165

O corpo e a sexualidade ................................................................ 167

HIV-AIDS ......................................................................................... 168

As questões da sexualidade na educação ................................... 170

Referências bibliográficas ............................................................. 174


CAPÍTULO 7 - CAPRICHO OU ORÁCULO: REPRESENTAÇÕES NA IMPRENSA SOBRE ADOLESCENTES .............................................. 179

Camila Vital Menegaz, UFRGS; Clary Milnitsky-Sapiro

A mídia e o processo adolescente................................................... 180

Metodologia ....................................................................................... 181

Discussão e análise dos resultados ................................................ 183

As categorias que compõem a representação das adolescentes...... 188

Função da revista ......................................................................... 189

Conclusão......................................................................................... 195

Referências bibliográficas ................................................................ 196


CAPÍTULO 8 - OS LIMITES DA IDADE PENAL ................................. 199

Carlos Alberto Menezes

Introdução....................................................................................... 199

O problema.................................................................................... 199

A idade penal nos côdigos.......................................................... 203

A idade penal nos projetos ........................................................... 210

A idade penal no direito comparado ................................................... 213

Conclusão....................................................................................... 214

Referências bibliográficas............................................................. 216



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