Autor: Lino de Macedo
Editora: Casa do Psicólogo
Coleção: Psicologia e Educação
Ano: 2010 - 6ª Edição
Nº páginas.: 171
Categoria Principal: Psicologia e Educação
até 2x de R$21,70 sem juros
Compartilhe
Sumário
Apresentação e agradecimento XIII
1 Piaget e sua genialidade 1
Referências bibliográficas 5
2 Qual Hefesto ou Afrodite 7
Referências bibliográficas 11
3 O construtivismo e sua função educacional 13
Para um contraste entre construtivismo e não construtivismo 14
1. O construtivismo valoriza as ações, enquanto operações do sujeito cognoscente (que conhece) 14
2. O construtivismo produz conhecimento apenas formalizante 15
3. No construtivismo O conhecimento é concebido como um tornar-se antes de um ser 17
4. Ao construtivismo o conhecimento só tem sentido enquanto uma teoria da ação (em sua perspectiva lógico-matemática) e não enquanto uma teoria da representação 18
5. O construtivismo é produto de uma ação espontânea ou apenas desencadeada, mas nunca induzida 19
Para uma completitude entre construtivismo e não construtivismo 19
Para uma escola mais construtivista 22
Referências bibliográficas 25
4 Construtivismo e prática pedagógica 27
Estrutura - Gênese, Objeto - Sujeito 27
Cópia B Exercício, Compreensão ¿ Explicação 32
Considerações finais 36
Referências bibliográficas 37
5 Construtivismo e fracasso escolar 39
Referências bibliográficas 44
6 Para uma aplicação pedagógica da obra de Piaget 47
O desenvolvimento da criança nas perspectivas de Piaget e da educação 48
A ênfase teórica da obra de Piaget comparada à ênfase prática da escola 50
A aplicação pedagógica da obra de Piaget 51
Considerações finais 54
Referências bibliográficas 55
7 Para a formação de professores em uma perspectiva construtivista 57
Estrutura e gênese 58
Objeto e sujeito 59
Sobre a formação 61
Considerações finais 63
Referências bibliográficas 64
8 Para uma visão construtivista do erro no contexto escolar 65
A questão do erro em uma perspectiva formal ou de adulto 66
A questão do erro em uma perspectiva da criança 71
O erro enquanto observável 73
O erro no plano do fazer ou compreender 75
Considerações finais 78
Referências bibliográficas 80
9 Para um discurso das regras na escola ou na psicopedagogia 83
Para uma comparação entre leis e regras 83
1. A lei ordena o desejo, a regra ordena a relação 84
2. As leis têm um valor negativo, ainda que sua formulação possa ser positiva; as regras, mesmo que tenham uma formulação negativa, sempre têm um valor positivo 84
3. A transgressão nas leis e a obediência nas regras 85
4. As leis enquanto instituídas; as regras enquanto construídas 86
5. O estatuto contingente das leis por oposição ao estatuto necessário das regras 86
6. As leis como lógica das classes, e as regras como lógica das relações 87
O estatuto das regras na teoria de Piaget 89
Para um discurso das regras na escola 90
Para um discurso das regras na psicopedagogia 94
Referências bibliográficas 96
10 Para uma avaliação construtivista 97
As quatro formas básicas de avaliação: O quê? Como?
Por quê? Para quê? 98
Sobre o estatuto irredutível da perspectiva estrutural ou
funcional da avaliação 102
Referências bibliográficas 103
11 Método clínico de Piaget e avaliação escolar 105
1. A Perspectiva da Criança 105
Não importismo 106
Fabulação 107
Crença sugerida 107
Crença desencadeada 108
Crença espontânea 109
lI. A Perspectiva do Professor ou Psicopedagogo 111
Observação 113
Reconstituição (Atual ou Retroativa) 113
Antecipação 113
Comparação/Verificação/Contraposição 114
Explicação/Justificativa 114
Referências bibliográficas 115
12 Desafios construtivistas ao professor 117
1. O desafio: público X privado ou público X palco 117
2. O desafio de aprender algo como conteúdo e de ensiná-lo como forma 120
Referências bibliográficas 123
13 Aprendizagem da criança pré-escolar: a perspectiva de Piaget 125
Aplicações à pedagogia 129
Referências bibliográficas 131
14 Piaget e algumas questões de psicologia educacional 133
Desenvolvimento e aprendizagem 133
Pensamento e linguagem 138
Processos de socialização 143
Referências bibliográficas 145
15 Os processos de equilibração majorante 147
Referências bibliográficas 153
16 As estruturas da inteligência, segundo Piaget: ritmos, regulações e operações 155
Referências bibliográficas 162
17 Inconsciente e recalcamento cognitivo 165
Referência bibliográfica 171