ESCOLA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM - DESAFIOS E RESPOSTAS PEDAGÓGICAS

(ref.: 9788578540944)

Autor: RUI TRINDADE; ARIANA COSME
Editora: WAK
Ano: 2010
Nº de págs: 232
Peso: 405 gramas
Categoria Principal: Educação - Demais Categorias

  • Compartilhe:
R$ 45,00 R$ 27,00
Coloque o cep:
  • Descrição
  • Especificação
SUMÁRIO


Introdução ......................................................................................... 11
A escola como espaço de formação:
Que implicações educativas? ............................................................ 15

Educar e aprender: perspectivas em debate
e implicações educativas ................................................................... 27
¿ O paradigma pedagógico da instrução:
Educar é ensinar?........................................................................ 28
¿ O paradigma pedagógico da aprendizagem:
a autossuficiência educativa em debate ........................................ 41
¿ O paradigma pedagógico da comunicação: educar é
interpelar e ser interpelado no seio de uma
comunidade de aprendizagem........................................................ 58

O professor como interlocutor: contributo para uma ação
educativa qualificada........................................................................ 79

Apoio ao trabalho e às atividades de aprendizagem
dos alunos ..................................................................................89
- Aulas expositivas ............................................................ 90
- Apoio tutorial.................................................................. 97
- Apoio à realização de atividades relacionadas
com o estudo ...................................................................... 98
- Animação e gestão dos trabalhos de grupo ................ 104
- Discussões em pequenos grupos ................................. 108
- Animação de Oficinas ................................................... 110
- Dramatização (Role-Play)............................................... 111
- Apoio a atividades de pesquisa.................................... 113
> Estudos de caso ........................................................... 113
> Visitas de estudo........................................................ 116
> A aprendizagem por meio da utilização
de genealogias.................................................................... 118
> Entrevistas.................................................................. 124
> Atividades de observação ............................................. 126

- Apoio a atividades de resolução de problemas........... 134
- Apoio ao desenvolvimento de projetos ....................... 139
> A metodologia de projeto.............................................. 140
> Projetos de intercâmbio escolar...................................... 148
> As situações-problema ................................................. 152

- Atividades de publicitação e partilha dos
trabalhos realizados ........................................................... 160
> A organização de painéis de debates............................. 161
> A produção de álbuns.................................................. 163
> A elaboração de relatórios.......................................... 164

Organização social do trabalho de aprendizagem ....................... 173

Promoção de situações de reflexão por parte
dos alunos .........................................................................................203
- A explicitação e a construção de critérios
de avaliação........................................................................ 205
- O portfolio.......................................................................... 208

Conclusão ......................................................................................... 213
Referências ......................................................................................... 217

Esta obra defende que a alternativa ao paradigma pedagógico da instrução não é o paradigma pedagógico da aprendizagem, mas o paradigma da comunicação. Será a partir desta ideia que se começa por afirmar a importância e a singularidade da Escola como um contexto educativo. Uma singularidade que conduz a uma reflexão sobre o ato de educar e de aprender, em função da qual se justifica tanto a caracterização dos três paradigmas referidos como o confronto que se estabelece entre eles, o qual está na origem da conclusão proposta neste livro, a de que a preocupação com o ato de aprender implica que se tenha de cuidar de um outro modo, enquanto docente, dos processos de comunicação e de interlocução que são geridos nas salas de aula e nas escolas. Serão estes processos que, no último capítulo, constituem o objeto de atenção, visando demonstrar, por meio da reflexão sobre os dispositivos e os modos de procedimento pedagógico concretos propostos, possibilidades que professores dispõem para se assumirem como interlocutores qualificados.
quem comprou, também comprou
EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: VAZIO EXISTENCIAL
WAK
R$ 40,00 R$ 39,00
(Economize: R$ 1,00)
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
CORPO E AFETO - REFLEXÕES EM RAMAIN-THIERS
WAK
R$ 60,00 R$ 57,60
(Economize: R$ 2,40)
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
ESCOLA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM - DESAFIOS E RESPOSTAS PEDAGÓGICAS
WAK
R$ 45,00 R$ 27,00
(Economize: R$ 18,00)
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS