ESCOLA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM - DESAFIOS E RESPOSTAS PEDAGÓGICAS

ESCOLA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM - DESAFIOS E RESPOSTAS PEDAGÓGICAS

Código: 9788578540944

Categorias: Educação / 40% OFF

Marca: WAK


Autor: RUI TRINDADE; ARIANA COSME
Editora: WAK
Ano: 2010
Nº de págs: 232
Peso: 405 gramas
Categoria Principal: Educação - Demais Categorias

leia mais

De: R$78,00
Por: R$54,60
Economia de R$23,40

até 2x de R$27,30 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Esta obra defende que a alternativa ao paradigma pedagógico da instrução não é o paradigma pedagógico da aprendizagem, mas o paradigma da comunicação. Será a partir desta ideia que se começa por afirmar a importância e a singularidade da Escola como um contexto educativo. Uma singularidade que conduz a uma reflexão sobre o ato de educar e de aprender, em função da qual se justifica tanto a caracterização dos três paradigmas referidos como o confronto que se estabelece entre eles, o qual está na origem da conclusão proposta neste livro, a de que a preocupação com o ato de aprender implica que se tenha de cuidar de um outro modo, enquanto docente, dos processos de comunicação e de interlocução que são geridos nas salas de aula e nas escolas. Serão estes processos que, no último capítulo, constituem o objeto de atenção, visando demonstrar, por meio da reflexão sobre os dispositivos e os modos de procedimento pedagógico concretos propostos, possibilidades que professores dispõem para se assumirem como interlocutores qualificados.

SUMÁRIO


Introdução ......................................................................................... 11
A escola como espaço de formação:
Que implicações educativas? ............................................................ 15

Educar e aprender: perspectivas em debate
e implicações educativas ................................................................... 27
¿ O paradigma pedagógico da instrução:
Educar é ensinar?........................................................................ 28
¿ O paradigma pedagógico da aprendizagem:
a autossuficiência educativa em debate ........................................ 41
¿ O paradigma pedagógico da comunicação: educar é
interpelar e ser interpelado no seio de uma
comunidade de aprendizagem........................................................ 58

O professor como interlocutor: contributo para uma ação
educativa qualificada........................................................................ 79

Apoio ao trabalho e às atividades de aprendizagem
dos alunos ..................................................................................89
- Aulas expositivas ............................................................ 90
- Apoio tutorial.................................................................. 97
- Apoio à realização de atividades relacionadas
com o estudo ...................................................................... 98
- Animação e gestão dos trabalhos de grupo ................ 104
- Discussões em pequenos grupos ................................. 108
- Animação de Oficinas ................................................... 110
- Dramatização (Role-Play)............................................... 111
- Apoio a atividades de pesquisa.................................... 113
> Estudos de caso ........................................................... 113
> Visitas de estudo........................................................ 116
> A aprendizagem por meio da utilização
de genealogias.................................................................... 118
> Entrevistas.................................................................. 124
> Atividades de observação ............................................. 126

- Apoio a atividades de resolução de problemas........... 134
- Apoio ao desenvolvimento de projetos ....................... 139
> A metodologia de projeto.............................................. 140
> Projetos de intercâmbio escolar...................................... 148
> As situações-problema ................................................. 152

- Atividades de publicitação e partilha dos
trabalhos realizados ........................................................... 160
> A organização de painéis de debates............................. 161
> A produção de álbuns.................................................. 163
> A elaboração de relatórios.......................................... 164

Organização social do trabalho de aprendizagem ....................... 173

Promoção de situações de reflexão por parte
dos alunos .........................................................................................203
- A explicitação e a construção de critérios
de avaliação........................................................................ 205
- O portfolio.......................................................................... 208

Conclusão ......................................................................................... 213
Referências ......................................................................................... 217



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento