Autor: RUI TRINDADE; ARIANA COSME
Editora: WAK
Ano: 2010
Nº de págs: 232
Peso: 405 gramas
Categoria Principal: Educação - Demais Categorias
até 2x de R$27,30 sem juros
Compartilhe
SUMÁRIO
Introdução ......................................................................................... 11
A escola como espaço de formação:
Que implicações educativas? ............................................................ 15
Educar e aprender: perspectivas em debate
e implicações educativas ................................................................... 27
¿ O paradigma pedagógico da instrução:
Educar é ensinar?........................................................................ 28
¿ O paradigma pedagógico da aprendizagem:
a autossuficiência educativa em debate ........................................ 41
¿ O paradigma pedagógico da comunicação: educar é
interpelar e ser interpelado no seio de uma
comunidade de aprendizagem........................................................ 58
O professor como interlocutor: contributo para uma ação
educativa qualificada........................................................................ 79
Apoio ao trabalho e às atividades de aprendizagem
dos alunos ..................................................................................89
- Aulas expositivas ............................................................ 90
- Apoio tutorial.................................................................. 97
- Apoio à realização de atividades relacionadas
com o estudo ...................................................................... 98
- Animação e gestão dos trabalhos de grupo ................ 104
- Discussões em pequenos grupos ................................. 108
- Animação de Oficinas ................................................... 110
- Dramatização (Role-Play)............................................... 111
- Apoio a atividades de pesquisa.................................... 113
> Estudos de caso ........................................................... 113
> Visitas de estudo........................................................ 116
> A aprendizagem por meio da utilização
de genealogias.................................................................... 118
> Entrevistas.................................................................. 124
> Atividades de observação ............................................. 126
- Apoio a atividades de resolução de problemas........... 134
- Apoio ao desenvolvimento de projetos ....................... 139
> A metodologia de projeto.............................................. 140
> Projetos de intercâmbio escolar...................................... 148
> As situações-problema ................................................. 152
- Atividades de publicitação e partilha dos
trabalhos realizados ........................................................... 160
> A organização de painéis de debates............................. 161
> A produção de álbuns.................................................. 163
> A elaboração de relatórios.......................................... 164
Organização social do trabalho de aprendizagem ....................... 173
Promoção de situações de reflexão por parte
dos alunos .........................................................................................203
- A explicitação e a construção de critérios
de avaliação........................................................................ 205
- O portfolio.......................................................................... 208
Conclusão ......................................................................................... 213
Referências ......................................................................................... 217