HAMULETO - UM OLHAR MULTIPLICANTE SOBRE O IMAGINÁRIO AFRO-BRASILEIRO

HAMULETO - UM OLHAR MULTIPLICANTE SOBRE O IMAGINÁRIO AFRO-BRASILEIRO

Código: 9788544410332

Categorias: Demais Livros / 40% OFF

Marca: Editora CRV


Autor: Silva Reis Mott
Editora: CRV
Ano: 2016
Número de páginas: 204
Categoria Principal: Demais Livros

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A partir da criação do espetáculo Hamuleto (2002), a professora, atriz e pesquisadora Simone Reis transcreve a arquitetura da criação cênica ao mesmo tempo em que mergulha nos eixos de formação da montagem, unindo a releitura feminista do clássico Hamlet à pesquisa sobre os mitos femininos do Candomblé, numa obra atualíssima que põe a força feminina como energia vital de criação.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 15

INTRODUÇÃO
O UNIVERSO IMAGINÁRIO DO CANDOMBLÉ 25

CAPÍTULO 1
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AOS TERREIROS DURANTE PESQUISA DE CAMPO 31
Primeira Aproximação aos Terreiros 31
Ylé Axé Opô Afonjá de Mãe Stella de Oxossi 31
Segunda Aproximação aos Terreiros: O Oráculo 32
Ylé Axé Opô Afonjá de Mãe Stella de Oxossi. 32
Terceira Aproximação aos Terreiros: As Festas 35
!lêSaráleji, de Pai Tito 35
A Desterritorialização do Personagem: de Stanislaviski a Guatlari 37
O Devir Múltiplo e Singular. 41

CAPÍTULO 2
HORIZONTE TEÓRICO - METODOLÓGICO 46
A Solenização do Jogo e da Festa 46
Multiplicação Dramática: o personagem rizomático
e o teatro de estados 57

CAPÍTULO 3
O PROCESSO CRIATIVO 62
Personagens,Orixás e Devires em Hamuleto 65
O Tema Do Incesto No Mito De lemanjá e Seus Devires
Gertrudes,Peladona e Gostosona 66
Candomblé:território masculino ou feminino? 68
Da Dicotomia Para a Multiplicação 71
A Movimentação da Força nas lamis: O Devir Àse 73
Multiplicação Dramática em Hamuleto 76
A Grande Mãe Gertrudes e o Nascimento de Hamlet.. 79
O Devir Pomba Gira em Ofélia 83
O Devir Ofélia Morta: da Boneca à Noiva Melancólica 88
O Amor de Ofélia devir Pomba Gira pelas Mãos de Látexde Hamlet 89
Analogias entre o mito de Penélope e Ulisses e as Personagens
Ofélia e Hamlet. 91
O Devir Atriz-Errante e a Relação Performer-Público 97
Analogias entre o Mito de Penélope e Ulisses e as Personagens Hamlet e Ofélia 99
Pretos velhos, Caboclos, Espíritos, Eguns, Fantasmas e a Máscara do Alienígena 100
Ofélia Morta e a Diversidade de Ângulos Afro-Indígena-Brasileiros 104
Ofélia Morta Gira e Encontra os Eguns 105
Primeira Proposta de Hamuleto: Diálogos Entre o Mundo Dos Vivos e o Mundo dos Mortos 111
Hamlet Devir lemanjá :a Etiqueta Social da Rainha Gertrudes 115
A Máscara da Máscara da Máscara da Loucura 117
A Fita Amarela da Morte 122
Cena Final: o devir tudo 124
Experiência com o Espectador Atuante 128
Dança das labás 130
O Fantasma do Pai de Hamlet, Ofélia Morta e Yórick ou o Clown Morto 132
Processo de Criação da Personagem Ofélia: Mitos de Oxum 134
Mito de Oxum : 134
Mito de Oxum e Oiá 135
Primeira reinterpretação do mito e transposição para a cena 136
Conclusões 138

REFERÊNCIAS 145

ANEXOS
ANEXO 1
Entrevista com Pai Tito de Omolu
Templo lIê Baré Leji, julho de 2002 153

ANEXO 2
Hamuleto 167

ANEXO 3
Figurino de Gertrudes e Desdobramentos 177
De Gertrudes surge Ofélia devir Boneca e Ofélia Morta 179
Finalmente nasce a figura de Hamlet: 181
A disposição dos objetos em cena 183

ANEXO 4
A Proposta:o primeiro rascunho de Hamuleto 185
Os personagens 186
A nossa leitura da peça Hamlet.. 187
A História 188
Datas 188

ANEXO 5 189

ANEXO 6 191
SOBRE A AUTORA 201



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