NEOLIBERALISMO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE

NEOLIBERALISMO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE

Código: 9788534930079

Categorias: Educação / 40% de Desconto

Marca: Paulus


Autor: MARIA CÉLIA BORGES DALBERIO
Editora: PAULUS
Coleção: PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO
Ano: 2009
Número de páginas: 168
Categoria: D. C. Educação

leia mais

De: R$16,80
Por: R$11,76
Economia de R$5,04

até 2x de R$6,14

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Neoliberalismo, políticas educacionais e a gestão democrática na escola pública de qualidade discute as relações do neoliberalismo e da globalização influenciando as políticas educacionais e a qualidade de ensino das escolas públicas. A democracia é uma conquista e apresenta avanços, mas carece de aperfeiçoamento. A pós-modernidade gera incertezas e desesperança na vida dos educadores. Para a construção da escola que democratiza o acesso ao saber, a comunidade deve participar e intervir na luta pela emancipação educacional. Este livro subsidia teoricamente as discussões sobre políticas educacionais, didática, filosofia e sociologia da educação, gestão escolar e projetos pedagógicos.

9 PREFÁCIO

13 INTRODUÇÃO
ORIGEM, OBJETIVOS E ESTRUTURA DO LIVRO

19 1. AS POLfTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS,
O NEOLlBERALlSMO E A GLOBALlZAÇÃO
20 1.1. O contexto social atual: globalização e neoliberalismo
44 1.2. O papel da educação no mundo globalizado
e orientado pela política neoliberal

67 2. GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA
PÚBLICA POPULAR
68 2.1. O contexto histórico e social brasileiro
71 2.2. Democracia como um direito
82 2.3. Como fazer democracia na escola
91 2.4. A escola pública popular tem de ter qualidade de ensino

109 3. O COMPROMISSO ÉTICO NA PRÁTICA ESCOLAR E A FORÇA
DA COMUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
110 3.1. A crise de identidade: a modernidade,
a pós-modernidade e a hipermodernidade
123 3.2. Ética da libertação e comunidade: para uma sociedade
e uma escola mais inclusivas
142 3.3. Perspectivas esperançosas

149 À GUISA DE CONCLUSÃO:
NA BUSCA DE UM HORIZONTE PARA A EDUCAÇÃO

162 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento