Autor: MARIA CÉLIA BORGES DALBERIO
Editora: PAULUS
Coleção: PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO
Ano: 2009
Número de páginas: 168
Categoria: D. C. Educação
até 2x de R$6,14
Compartilhe
9 PREFÁCIO
13 INTRODUÇÃO
ORIGEM, OBJETIVOS E ESTRUTURA DO LIVRO
19 1. AS POLfTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS,
O NEOLlBERALlSMO E A GLOBALlZAÇÃO
20 1.1. O contexto social atual: globalização e neoliberalismo
44 1.2. O papel da educação no mundo globalizado
e orientado pela política neoliberal
67 2. GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA
PÚBLICA POPULAR
68 2.1. O contexto histórico e social brasileiro
71 2.2. Democracia como um direito
82 2.3. Como fazer democracia na escola
91 2.4. A escola pública popular tem de ter qualidade de ensino
109 3. O COMPROMISSO ÉTICO NA PRÁTICA ESCOLAR E A FORÇA
DA COMUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
110 3.1. A crise de identidade: a modernidade,
a pós-modernidade e a hipermodernidade
123 3.2. Ética da libertação e comunidade: para uma sociedade
e uma escola mais inclusivas
142 3.3. Perspectivas esperançosas
149 À GUISA DE CONCLUSÃO:
NA BUSCA DE UM HORIZONTE PARA A EDUCAÇÃO
162 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS