Autor: HAMILTON WERNECK
Editora: WAK
Ano: 2014
Número de páginas: 164
Categoria principal: D. C. Educação
até 2x de R$14,70 sem juros
Compartilhe
Sumário:
Iniciando o século XXI 11
1. Os paradigmas a serem superados 13
1.1. A segmentação 13
1.2. O reducionismo 16
1.3. O tempo absoluto 18
1.4. A produção em série 21
1.5. A homogeneidade 24
1.6. A separação entre os lados do cérebro 27
1.7. A separação entre razão e afeto 31
1.8. A linearidade 34
2. Os paradigmas do profissional deste século 37
2.1. A unificação 37
2.2. A visão global 40
2.3. A relatividade do tempo 44
2.4. A personalização do produto 47
2.5. A atenção aos processos 50
2.6. A heterogeneidade 54
2.7. A integração entre razão e afeto 56
2.8. A integração entre os lados do cérebro 59
3. As características da sociedade deste século 63
3.1. Crenças 63
3.2. Valores 66
3.3. Cérebro 69
3.4. Emoções 73
4. As características do profissional na sociedade do conhecimento 77
4.1. A criatividade 77
4.2. A comunicação 82
4.3. A administração dos conflitos 85
4.4. A interpretação das imagens 87
4.5. Os códigos de modernidade 90
5. A agenda do profissional neste século 99
5.1. A imaginação 99
5.2. A doação de si mesmo e a ética 100
5.3. A estética 103
5.4. O trabalho com as diferenças 106
5.5. O compromisso 107
5.6. O cuidado com a voz 110
5.7. As parcerias 111
6. As estratégias do profissional neste século 115
6.1. A competência 115
6.2. O fazer diferente 119
6.3. O empreendimento e o estilo 121
7. Os valores pessoais do profissional 123
7.1. A autorrealização 123
7.2. A espiritualidade 126
7.3. A simplicidade 129
7.4. Os valores comunitários 130
7.5. Os valores ecológicos 132
7.6. O homo sapiens, videns e cosmicus 134
8. O profissional do magistério no século XXI dentro da escola 137
8.1. Os pecados capitais da pedagogia a serem evitados 137
8.2. O conceito de trabalho 141
8.3. O otimismo 147
8.4. As relações na comunidade escolar 149
Epílogo 151
Referências 153
Opiniões sobre o autor 157