O presente livro é uma coletânea de artigos sobre tópicos de Educação e Psicanálise. Os textos foram escritos em épocas diversas e, portanto, refletem a evolução do pensamento da autora. O fio condutor do trabalho são as ideias de Freud sobre educação. Da perspectiva de Freud, afirma Regina, a relação entre psicanálise e educação é focada por meio de três conceitos: inconsciente, transferência e sublimação. Tais noções são pedras de toque da teoria freudiana e não simples operadores analíticos do problema educação.
PREFÁCIO, POR JURANDIR FREIRE COSTA 9
INTRODUÇÃO 17
PRIMEIRA PARTE: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÕES 27
1. PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E AS NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO 29
2. INTERSUBJETIVIDADE E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE 45
3. A ATUALIDADE DE WINNICOTT PARA A EDUCAÇÃO 57
4. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A QUESTÃO DA DIFERENÇA 65
SEGUNDA PARTE: PSICANÁLISE E ESPAÇO ESCOLAR 79
5. A CRECHE COMO TERCEIRO 81
6. A CRECHE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM AMBIENTE
SUFICIENTEMENTE BOM? 91
7. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DO BARULHO À BATUCADA 107
TERCEIRA PARTE: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 123
8. ADOLESCÊNCIA HOJE: OSTALGIA DO PAI OU ESPAÇO CRIATIVO
DE RECONHECIMENTO? 125
9. O INFANTIL: O QUE NÃO SE DESENVOLVE, ENTRETANTO, CRIA 137
REFERÊNCIAS 151