Autor: Silvia H. Brandt, Allan M. Mohr, Lygia Maria P. de Oliveira, Marcelo de Oliveira (Orgs.)
Editora: CRV
Ano: 2016
Número de páginas: 266
Categoria Principal: Psicologia Social e de grupos
até 2x de R$18,52 sem juros
Esta coletânea apresenta o resultado de trabalhos científicos de conclusão de curso de Psicologia. Oriundos de reflexões conjuntas de alunos e seus professores, o objetivo foi, sobretudo, ressaltar o compromisso da Psicologia com as diversas temáticas que circunscrevem o cotidiano.
São textos que retratam a relação da psicologia com temas relacionados a Políticas Públicas e questões comunitárias, como: suicídio, dependência química, a saúde pública e a redução da maioridade penal. Outros textos relacionam a Psicologia à educação, e permitem ao leitor refletir acerca de estudos que tratam desde aspectos relativos à agressividade nas instituições educativas, até questionamentos sobre a educação superior, perpassando pela questão da sexualidade na educação infantil. Ainda, o fazer do profissional psicólogo também é retratado em discussões que circunscrevem a atuação em hospitais, abrigos infantis e mesmo na clínica. Outros estudos apresentam também aspectos especificamente nosográficos, como os textos sobre transtornos alimentares e autismo.
São diferentes perspectivas teóricas que fazem deste livro uma contribuição para se pensar em uma Psicologia que, em sendo ciência, está para servir àqueles que fazem dela a sua existência, a saber: o Próprio Ser Humano.
PARTE I
PSICOLOGIA SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA E A ABSTINÊNCIA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA 13
José Carlos de Amorim
Sílvia Helena Brandt
DA TEORIA À PRÁTICA: prevenção do suicídio e promoção da saúde 29
Adriano Pereira
Lygia Maria Portugal de Oliveira
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL E A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA 43
Lygia Maria Portugal de Oliveira
Joice Luiza Ferreira de Góes
A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ABRIGOS 61
Mônica Marcondes Stegani
Elisângela Gonçalves Branco Gusi
PSICOLOGIA CLÍNICA NO SUS: um caminho possível à garantia de direitos? 79
Nelzair de Ribas de Paula Andruchechem
Luciana Mara Finger
SOBRE AGRESSIVIDADE E EDUCAÇÃO: uma leitura psicanalítica 97
Francisca Elisabete Ferreira Rodrigues da Silva
Allan Marfins Mohr
A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA PSICANÁLISE 111
Carla Caroline Dums Orasmus
Adriana Pellanda Gagno
PARTE II
PROCESSOS CLÍNICOS
UM DISCURSO SEM PALAVRAS: o silêncio como fala na psicanálise 131
Zélia Caetano
Marcelo de Oliveira
SINTOMA SEXUAL: a disfunção no ato como emergente psíquico 149
Carolina Eloisa Rubia e Silva Marini
Luciana Mara Finger
AUTISMO INFANTIL E UM OLHAR POSSÍVEL DA PSICANÁLISE 165
Débora Lucia Anunciação Porto
Allan Martins Mohr
A ANOREXIA NERVOSA E A RELAÇÃO MÃE E FILHA NA ADOLESCÊNCIA 179
Sheyla Silva De Oliveira Estevam
Mariana Benatto Pereira Da Silva Schreiber
TRATAMENTO MULTIDISCIPLlNAR DOS TRANSTORNOS
ALIMENTARES: a importância da transferência 199
Gisele Alves Manhães Da Cruz
Mariana Benatto Pereira Da Silva Schreiber
A ATUAÇÃO DO ANALISTA DO COMPORTAMENTO NO HOSPITAL 213
Diego da Silva
Marina Beatriz de Paula
O CONTROLE DE ESTÍMULOS DO COMPORTAMENTO DO TERAPEUTA EM FORMAÇÃO 227
Ana Paula Jungles
Antoniela Vara Marques Silva Dias
A PSICOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: demandas e práticas 243
Priscyla Kunzendorff da Penha Lindner
Graziele Aline Zonta
SOBRE OS AUTORES 259
Tradução: Raquel Camargo, Sebastião Nascimento Editora: UBU Número de páginas: 320
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